De acordo com a Bíblia em Gênesis 1:27-28, a família é um projeto de Deus desde a criação do mundo. Deus criou o homem e a mulher para se unirem em casamento e formarem uma família, com o objetivo de se ajudarem e se completarem mutuamente, além de terem filhos e criá-los no amor e na fé.
Porque podemos afirmar que a família é um projeto de Deus?
A família é um projeto feito e instituído por Deus. Isso significa que a origem da família não tem nada a ver com o ser humano. Deus nos deu essa responsabilidade onde Ele disse que seríamos os responsáveis por edificar e manter. E Ele nos deu um manual para que pudéssemos seguir: a Bíblia.
Qual a importância que a família tem no projeto de Deus?
As famílias devem ajudar os filhos de Deus a aprender e crescer em retidão. O casamento entre homem e mulher também foi ordenado por Deus. O marido e a mulher têm a responsabilidade sagrada de amar-se mutuamente e amar os filhos, e de cuidar um do outro e dos filhos.
As famílias são essenciais no plano de Deus para Seus filhos. Elas são a pedra fundamental de uma sociedade estável. É na família que podemos sentir amor e aprender a amar as pessoas. A vida é difícil e precisamos de pessoas em quem podemos nos apoiar.
A família está no centro do plano de Deus para a felicidade e o progresso de Seus filhos. A Bíblia Sagrada ensina que Deus estabeleceu famílias desde o princípio e nos mostra muitos exemplos de famílias fortes. Também nos ensina como ter uma família amorosa e feliz.
[SUB12] DEUS SE REVELA NA FAMÍLIA - Luciano Subirá
Qual é o propósito de Deus para sua família?
1 – Deus tem o propósito de abençoar sua família:
“De ti farei uma grande nação, e te abençoarei”. É necessário frisar que é Deus quem abençoa cada família, quando ele diz “te abençoarei”. Vale lembrar ainda que o tempo do verbo está no futuro. Isso significa “certas condições” para uma família ser abençoada.
Cada pessoa da família deve fazer sua parte. O Senhor deu responsabilidades tanto aos pais quanto aos filhos. As escrituras ensinam que precisamos ser prestativos, alegres e ter consideração pelos outros.
A missão de sua família deve envolver os valores importantes para ela, ou seja: O que os familiares desejam cultivar; O que querem se tornar; Quais objetivos desejam atingir no relacionamento familiar.
A família é uma instituição sagrada criada por Deus, com a missão de povoar a terra e com um significado de unidade social selada pelo seu poder criador divino, fazendo da família a instituição humana mais antiga.
A Palavra de Deus nos ensina que a família deve priorizar o amor, o respeito, a fidelidade, a unidade e o serviço ao próximo. Jesus Cristo nos ensinou a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, e esses princípios devem nortear as prioridades da família cristã.
O sonho de Deus é que a família seja aquilo que Ele idealizou, onde o marido e a mulher sejam unidos no amor que supera todo egoísmo e individualismo. Como cantou padre Zezinho: “Que nenhuma família termine por falta de amor. Que marido e mulher tenham força de amar sem medida.
A família suporta e sustenta os filhos durante um período da vida, depois os prepara para enfrentarem o mundo e toda esta estrutura servirá de base para as escolhas futuras. Que sua família viva debaixo da dependência de Deus e faça a vontade do Senhor para ser fortalecida a cada dia.
O projeto família na escola é uma estratégia poderosa para promover a participação dos pais na educação dos filhos. Assim, ao envolver os pais de forma ativa na vida escolar, a escola fortalece a parceria entre a família e a instituição de ensino, contribuindo para o sucesso dos alunos.
A família, segundo a Bíblia, é a base para uma sociedade próspera e harmoniosa, onde os laços são fortalecidos pelo amor e fé, garantindo uma herança abençoada para as próximas gerações.
De acordo com a Bíblia em Gênesis 1:27-28, a família é um projeto de Deus desde a criação do mundo. Deus criou o homem e a mulher para se unirem em casamento e formarem uma família, com o objetivo de se ajudarem e se completarem mutuamente, além de terem filhos e criá-los no amor e na fé.
Neste sentido, temos vários exemplos: Noé, sua esposa e filhos. Obedientes e confiantes em Deus, construíram a arca para sua família e as espécies de animais, a fim de que eles fossem salvos do dilúvio anunciado, pois o povo da terra estava corrompido e desviado.
Gênesis 1:28. A família desenvolve outras pessoas para governar em nome de Deus e expressar a autoridade de Deus sobre a terra e sobre as nações. Como pais devemos ajudar os nossos filhos a entenderem os seus propósitos para que ao saírem de casa eles possam voar e alcançar aquilo que Deus criou eles para fazerem.
A família, como a base da sociedade, é uma instituição divinamente ordenada, com o casamento como seu alicerce. Através do casamento e da família, Deus estabeleceu uma estrutura para que os seres humanos pudessem experimentar Seu amor, apoio e orientação.
A prioridade deve ser a família. Jesus deixa claro que a primazia deve ser a casa, mas não exclui o servir a Deus, apenas esclarece a ordem das coisas. Um exemplo de homem de fé mas que negligenciou sua família é o Rei Ezequias.
A missão da família também é manter o altar do Senhor levantado dentro de casa. A família precisa derrubar, dentro de casa, todos os altares que não pertencem ao Senhor. Esta foi a orientação de Deus para Gideão, a fim de que o avivamento acontecesse. (Jz 6:25,26).