Essas delícias (que caem muito bem com um pãozinho torrado, diga-se de passagem) possuem como principais ingredientes as frutas maduras, açúcar, um elemento que confira acidez à preparação e um elemento que seja rico em pectina (responsável pela consistência mais firme da geleia).
Se a geleia ficou dura demais depois que esfriou, tente levá-la ao fogo novamente. Depois que aquecer, acrescente metade de uma xícara de água quente, misture e dê uma fervura rápida de 1 minuto. Após esse tempo, retire do fogo e deixe esfriar antes de colocar no recipiente para guardar.
A pectina é uma substância que ajuda a deixar a textura da geleia firme. Ela está presente em diversas frutas, mas nem todas contêm a quantidade ideal para que a geleia adquira a consistência perfeita.
Além disso, o suco de limão é outro grande aliado no processo de engrossar a geleia. Isso porque o ácido ascórbico do limão ativa o poder gelificante da pectina.
Em relação a quantidade de açúcar utilizada na receita da geleia, tudo depende da fruta. No geral, 300 gramas de açúcar para para um 1 quilo de fruta já são suficientes. Se a geleia for feita com ingredientes mais ácidos, pode adicionar um pouco mais.
Mas quanto mais pectina a fruta tiver, mais rápido a geleia engrossa. Com algumas frutas, como o morango , basta acrescentar suco de limão para “ativar” a pectina. Outras, porém, precisam de um concentrado de pectina comercial ou caseiro, feito a partir dos caroços e da parte branca de laranja.
Transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro e espere esfriar completamente antes de levar para a geladeira por pelo menos 24h antes de servir. Sirva fria com queijos, pães, bolos, crepes.
É um antioxidante que conserva a geléia e previne o escurecimento da fruta. ÁCIDO CÍTRICO É uma bra, que se une ao açúcar. Ela dá consistência de gel ao produto.
O mel é uma ótima alternativa ao açúcar refinado. Com sua doçura natural e propriedades antibacterianas, o mel dá um sabor único às suas geleias. Para não errar no preparo, use menos mel do que costuma usar de açúcar porque ele é mais doce.
Porque a geleia não precisa ser guardada na geladeira?
Pode deixar a geleia fora da geladeira? A geleia de fruta pode ser armazenada em temperatura ambiente antes de ser aberta. No entanto, uma vez aberta, a geleia deve ser armazenada na geladeira para prevenir o crescimento de bactérias e fungos.
Saiba mais abaixo! “Pode colocar alimento quente na geladeira, sim, sem problemas, mas não pode tirar do fogo e colocar na geladeira”, explica Dr. Bactéria. Segundo o especialista, você deve tirar o alimento da panela e colocar em outro recipiente – de vidro, preferencialmente.
A maçã e o morango são duas frutas que contém pectina, o que ajuda na textura da nossa geleia. Se você for uma pessoa de paladar mais doce, você pode adicionar o. açúcar ou adoçante da sua preferência nessa hora.
A pectina é uma substância contida em determinadas frutas, a qual, na presença de certa acidez e teor de açúcar, propicia à geleia a sua característica gelatinosa. Pode-se dizer, então, que a pectina é a “alma” das geleias. Sem pectina, a geleia não dá ponto, ou fica mole ou fica puxa-puxa.
Conservação. Você pode conservar a geleia pronta por até 2 meses, fechada a vácuo, em temperatura ambiente; por até 6 meses no congelador e após aberta por até 1 mês na geladeira.
🤩Para quem pode investir um pouco mais, tem opções esmaltadas ou revestidas de cerâmica ou diamante (com bases de alumínio ou titânio), que são adequadas para todos os tipos de alimentos. 😱Fujam de panelas de Teflon e de alumínio sem revestimento, que já foram muito populares.
Pode colocar a gelatina no congelador para endurecer mais rápido?
Dicas: Colocar as gelatinas prontas no congelador para endurecer mais rápido (não deixe congelar) Para a mistura de leite condensado pode usar gelatina de pêssego, ou tangerina ou qualquer uma amarela. Pode tambem ser colocada no congelador e ser servida como sorvete em fatias.
Tampe e coloque os potes em pé numa panela. Cubra-os com água quente até ultrapassar a altura da tampa e leve ao fogo médio. Deixe ferver por 20 minutos, retire os potes da panela com uma pinça e deixe esfriarem em cima de um pano. Depois é só caprichar na embalagem e pronto!
Consiste na inversão das embalagens de tal forma que a geléia escorra sobre o espaço de cabeça, aquecendo-o. Desta forma, aumenta-se a temperatura desta ar, tornando-o estéril.
A concentração ótima de açúcar está ao redor de 67,5%, porém é possível fazer geléia com alto teor de pectina e ácido com menos de 60% de açúcar. A quantidade de pectina depende muito da qualidade da pectina. Geralmente 1% é suficiente para produzir uma geléia firme.