Na Índia, o TikTok foi proibido desde junho de 2020. De acordo com as autoridades indianas, o motivo da proibição é proteger os dados e a privacidade de seus cidadãos.
Em 2020, o governo indiano proibiu o TikTok, juntamente com outros 58 aplicativos chineses, depois que um conflito latente entre a Índia e a China eclodiu em violência em sua fronteira.
Os defensores do projeto acusam a companhia de compartilhar com de usuários com o regime chinês, colocando em risco a segurança nacional americana. O TikTok afirma que nunca compartilhou e nem compartilhará no futuro informações dos mais de 170 milhões de usuários americanos.
Se o projeto se tornar lei nos EUA, poderá inspirar medidas semelhantes em outros lugares. O TikTok já está proibido na Índia, que era um dos maiores mercados do aplicativo antes de ser proibido em junho de 2020. Também está bloqueado no Irã, Nepal, Afeganistão e Somália.
Há temores de que o governo chinês possa usar os dados dos usuários do TikTok, por exemplo, desenvolvendo seus perfis e submetendo-os a chantagem, e que o app possa influenciar o conteúdo que os usuários americanos veem no aplicativo.
TikTok banido na Índia! Brasil deveria fazer o mesmo?
Porque os Estados Unidos quer proibir o TikTok?
A principal alegação do governo americano é a preocupação com a segurança nacional, já que as autoridades acreditam que o TikTok pode ter acesso aos dados sensíveis dos usuários americanos e que essas informações podem ser compartilhadas com o governo chinês.
Por que o presidente dos Estados Unidos queria proibir o uso do TikTok?
A ideia de banir a plataforma vem desde o governo de Donald Trump, que dizia que a ByteDance, dona do TikTok, representava um risco para a segurança do país porque a China poderia se aproveitar do poder da empresa para obter dados de usuários americanos.
Nesta terça-feira (23), o Congresso dos Estados Unidos aprovou o projeto de lei que pode banir o TikTok no país. No pacote, estavam incluídos o envio de ajuda financeira para Ucrânia, Israel e Taiwan. As informações são do g1.
Zhang Yiming nasceu na província de Fujian, na China, e cresceu na cidade de Longyan. O empresário estudou engenharia de software na Universidade Nankai e se formou em 2005. Começou sua carreira como engenheiro no site de busca de turismo Kuxun.com.
O que tem motivado as proibições? O TikTok, plataforma de propriedade da empresa chinesa Bytedance, é acusado de entregar dados dos usuários ao governo chinês. Órgãos governamentais estão preocupados com um possível vazamento de informações, com a segurança e a privacidade dos dados dos usuários do TikTok.
A empresa terá até 270 dias para se desvincular do TikTok, sendo prorrogável por mais 90 dias por meio de acordo (360 dias ao todo). Caso descumpra a lei, o TikTok será banido dos Estados Unidos e empresas como Apple e Google terão que retirar o aplicativo de suas lojas.
Como recorrer no banimento no TikTok. Se você for banido do TikTok, você receberá uma notificação push e uma notificação no app quando o abrir na próxima vez, informando sobre a alteração na sua conta.
O TikTok, de propriedade da ByteDance em Pequim, chegou cedo à Índia e já em 2017 estabeleceu uma ampla base de usuários em dezenas de idiomas do país. Seu conteúdo – vídeos curtos – tendia a ser caseiro e hiperlocal.
O que significa TikTok? A palavra "TikTok" vem da onomatopeia tique-taque, que imita o barulho feito por relógios. O termo também é utilizado para marcar ações em um espaço de tempo. O nome da rede social faz referência aos clipes curtos dos usuários, que são a atração do TikTok.
Antes do seu boom de popularidade, o TikTok se chamava "musical.ly". A mudança ocorreu em 2017, quando a empresa Bytedance, responsável por muitas plataformas chinesas de conteúdo digital e de ...
O TikTok surgiu em 2014, ainda com o nome Musical.ly. Desenvolvido por uma empresa chinesa, era um aplicativo para as pessoas postarem vídeos dublando músicas. Em 2017, a empresa foi comprada pela conterrânea ByteDance, que na época tinha um aplicativo parecido, chamado Douyin.
O TikTok chegou no Brasil em 2018 e, logo em 2019, abriu o seu escritório de representação no país em São Paulo. No entanto, foi em 2020 que ele se popularizou no Brasil e consolidou o seu sucesso.
Porque o TikTok tem sofrido sanções em alguns países?
Por que os países estão banindo o TikTok? Em resumo, o TikTok está sendo bloqueado em alguns países por conta de preocupações com a segurança de dados. Autoridades internacionais acreditam haver um risco de que as informações de milhões de usuários estejam sendo compartilhadas com o governo chinês.
O TikTok, aplicativo de vídeos curtos, foi criado na China e conta hoje com mais de 1,5 milhão de usuários ativos por mês; saiba tudo sobre a criação da rede social.
Os aplicativos recreativos não apresentam níveis suficientes de segurança cibernética e proteção de dados para serem implantados em equipamentos de administração. Esses pedidos podem, portanto, constituir um risco para a proteção de dados dessas administrações e seus funcionários públicos.
O TikTok é de propriedade da empresa chinesa ByteDance, que detém também outros apps, como o CapCut. Na China, a companhia é dona de aplicativos locais, tais como Toutiao, uma plataforma de descoberta de conteúdos. A empresa também é dona de negócios em outros segmentos.
Não permitimos conteúdo que inclua informações pessoais que possam criar risco de perseguição, violência, phishing, fraude, roubo de identidade ou exploração financeira. Isso inclui conteúdo que alguém publicou ou que consentiu em ser compartilhado por outros.