Chamada de saburra lingual ou ainda de língua branca, essa camada, segundo a cirurgiã-dentista Luana Ravanini, é resultado do acúmulo de placa bacteriana e tem aspecto viscoso de coloração branco-amarelada. Ou seja, é uma camada composta de células velhas, restos de comida e bactérias.
A língua branca pode ser sinal de fungos e bactérias na região bucal. Sendo assim, é preciso ficar atento à aparência da língua, para que você procure um profissional especializado e realize o tratamento necessário se for preciso.
Leucoplasia. Outra causa é a leucoplasia, uma doença que tem como sintoma manchas brancas em toda a boca. Elas costumam aparecer em fumantes, que também podem ter manchas cinzas, com bordas elevadas e grossas, além da superfície dura.
Se sofrer de manchas brancas na língua, deve beber muita água para manter a boca hidratada e deve também seguir uma dieta saudável e equilibrada. Abster-se de beber álcool e de fumar cigarros pode também ajudar a sua língua a voltar ao normal mais rapidamente.
No entanto, quando a saburra lingual é frequente e não melhora mesmo com mudança nos hábitos de higiene bucal, é importante ir ao clínico geral para que seja investigada a causa da saburra, já que pode ser sintoma de alguma doença.
O Enxaguante & Antisséptico Bucal Halité foi desenvolvido para o controle dos gases responsáveis pelo mau hálito (halitose). Indicado para quem tem saburra lingual em excesso, cáseos, gengivite e gotejamento pós nasal.
Desta forma, a condição pode ser causada pela má higiene da língua. No entanto, algumas questões de saúde também podem interferir na língua branca, como alguns medicamentos (antibióticos, por exemplo), doenças crônicas (hipotireoidismo e diabete) e baixa do sistema imunológico.
Existem muitas possíveis causas por trás da formação de massa branca na língua. A principal delas, contudo, diz respeito à falta de higienização bucal adequada.
Pra tirar essa camada branca e deixar a língua limpa, não tem outro jeito: é preciso fazer uma boa higiene da boca. Isso inclui passar o fio dental antes de dormir, escovar os dentes 30 minutos após as refeições, ou no mínimo três vezes ao dia, e, é claro, limpar a língua todas as vezes que repetir o processo.
Como fica a língua de quem tem problema no fígado?
Lesões no fígado têm inúmeras causas, como o álcool, a gordura e alguns tipos de vírus. Se não tratadas a tempo, elas podem se tornar crônicas e comprometer de vez a saúde. Nesses indivíduos, as partes moles da boca mudam de cor e chegam a ficar até amarelas ou esverdeadas.
O líquen plano é uma doença autoimune que provoca a inflamação do revestimento da boca, podendo gerar manchas brancas frequentes na língua e até no interior das bochechas, além de pequenas feridas dolorosas semelhantes a aftas.
Limpar a língua com bicarbonato Misture um pouco de bicarbonato de sódio com suco de limão. Coloque esta pasta em uma escova de dentes e esfregue a língua com o preparado. Depois, enxague a língua com água.
Lave o limpador de língua com água quente após cada uso. Se sua língua ficar dolorida ou começar a sangrar, significa você está usando o limpador de língua com força demais. Vá devagar e com uma leve pressão. Concentre-se no centro da língua onde a maior parte das bactérias causadoras de odor ficam.
Bem delicadamente, segure a ponta da sua língua com uma gaze, puxe-a delicadamente até a ponta do queixo, assim você exterioriza ela e consegue limpar a língua do fundo para a frente e a saburra vai sendo depositada na gaze”, explica. Outra sugestão, segundo o Dr. Mario, é associar a limpeza de língua.
“É fundamental escovar os dentes três vezes ao dia, usar fio dental, escovar a língua com escova e/ou raspadores linguais, indicados pelo dentista, evitar períodos longos de jejum e hidratar-se”, recomenda.
Você vai posicionar a colher limpa virada para baixo na parte de trás da língua e ir “puxando” a parte branca da língua para a ponta. Repita o processo até perceber que o excesso saiu, sempre maneirando na pressão para não causar nenhum trauma na sua língua. Após isso, enxague a boca com água.
Certifique-se de beber água regularmente ao longo do dia. Limpe regularmente: Remover a saburra lingual regularmente, de preferência duas vezes ao dia, pode ajudar a evitar o acúmulo excessivo e reduzir a sensação de ânsia ao fazer a limpeza. Se você ainda sentir ânsia ao limpar a língua, tente ir devagar e ser gentil.
O que significa quando a língua está esbranquiçada?
Higienização incorreta. A falta de higiene bucal é um dos principais motivos que causam a língua branca. A recomendação dos dentistas é de que, ao escovar os dentes, a língua também seja escovada para ajudar a eliminar resíduos.
A Cleveland Clinic explica que uma língua saudável é rosada e tem pequenos nódulos chamados papilas sobre sua superfície. Alguns problemas de saúde podem alterar a aparência da língua, e alguns deles são graves.
No exame clínico da língua, a alteração na cor pode indicar, por exemplo, uma anemia, se estiver muito esbranquiçada. Se sua língua tiver feridas, caroços ou deformidades que não saram em duas semanas, procure um médico, pois pode ser herpes ou o princípio de um câncer de boca.
Como tratar a saburra lingual? A saburra pode ser tratada com medidas simples como uma mudança no hábito de higiene bucal, mantendo uma boa higiene da boca. Ela não possui um tratamento específico, o que se indica nesses casos é a prevenção e o controle.
Após escovar os dentes e usar o fio dental, você pode passar a escova sobre a língua com movimentos suaves para eliminar a saburra. Tem algumas escovas que, na parte de trás, vem com um limpador próprio, o que também pode ajudar.
Tung Gel Original é um gel desenvolvido especialmente para limpar a língua, prevenindo e protegendo-a contra as bactérias causadoras do mau hálito. Formulado com ingredientes naturais e Zinco, atua diretamente na superfície da língua, incluindo os cantos e pequenas fendas.