Reduz o estresse Em apenas 20 minutos em um ambiente natural, como um parque, podem diminuir os níveis de hormônios relacionados ao estresse. Além disso, a presença de áreas verdes estimula os sentidos, acalma a mente e proporciona um refúgio tranquilo da agitação urbana.
De acordo com um estudo publicado na revista Psychological Science, interagir com a natureza dá um descanso ao cérebro da superestimulação a que ele é submetido todos os dias, o que pode ter um efeito reparador nos níveis de atenção.
A natureza traz paz, renova as energias e deixa a vida muito mais leve. Ela nos faz refletir e agradecer por cada dia na Terra que estamos vivos, podendo respirar ar puro e apreciar tudo em volta. Por isso, valorize as coisas simples da vida!!! 🏕️🌿🌺🌞
O cérebro também sai ganhando no contato com a natureza. Além de diminuir os níveis de cortisol, aumenta a produção de serotonina, responsável por regular o apetite, memória e também aumentar a sensação de bem-estar.
Redução da ansiedade e depressão: Estudos mostram que a exposição à natureza diminui os sintomas de ansiedade e depressão, proporcionando uma sensação de calma e tranquilidade.
Em apenas 20 minutos em um ambiente natural, como um parque, podem diminuir os níveis de hormônios relacionados ao estresse. Além disso, a presença de áreas verdes estimula os sentidos, acalma a mente e proporciona um refúgio tranquilo da agitação urbana.
Amar a sua natureza tem a ver com achar novos filtros para o nosso olhar, conseguir enxergar além dos padrões que nos são impostos e buscar aquilo que é verdadeiro em nós. A natureza é diversa e tem infinitas formas de beleza.
2 – Os ambientes naturais recuperam a mente da fadiga
Para nossa sorte, os ambientes naturais são capazes de recuperar a nossa mente da fadiga e as nossas energias, o que é ótimo para nosso desempenho no trabalho e nos estudos, além da nossa satisfação pessoal.
Um estudo da Nature revela que somente duas horas por semana de contato com a natureza podem promover um significativo aumento na sensação de bem-estar. Além de melhorar o humor e aliviar os sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Por isso, a implantação de espaços verdes urbanos é cada vez mais importante.
A natureza, com suas paisagens variadas e estímulos sensoriais, pode ajudar a reduzir a fadiga mental, gerando novas ideias e favorecendo a criatividade.
Sempre tão sábia, em seus pequenos detalhes, a natureza diariamente nos ensina sobre a nossa vida, o passar do tempo, a capacidade de sentir e também sobre as etapas de nosso crescimento. “Quando paramos para prestar atenção ao que nos cerca, percebemos que nada acontece em vão.
É entendermos que autoestima vai além da aparência física, englobando também o se sentir útil, sadio, apto a fazer parte do meio. Quando amamos nossa natureza, conseguimos passar adiante uma mensagem de liberdade e de felicidade que jamais imaginamos.
A sensação de paz e tranquilidade que a conexão com a natureza nos traz é compreendida pelo nosso organismo como algo prazeroso, e isso é suficiente para iniciar a liberação dos hormônios da felicidade, como serotonina e dopamina. Estamos conectados o tempo todo ao meio ambiente.
A natureza fornece ao ser humano desde elementos básicos para a vida (água, alimento, energia, ar puro) até oportunidades para recreação, inspiração e benefícios psicológicos e espirituais.
A natureza é um calmante natural - e isso não é segredo para ninguém. Ou, pelo menos, não deveria ser. Mesmo o mais cético dos céticos não pode negar a sensação de paz que um cenário verde pode lhe proporcionar, o silêncio de um campo ou até a melodia avassaladora do mar.
O sentimento de bem-estar quando caminhamos ao ar livre e respiramos ar puro é comprovadamente uma maneira de cuidar de nós mesmos. Os níveis de oxigênio em nosso cérebro estão diretamente ligados ao neurotransmissor Serotonina, responsável por afetar nosso humor, apetite, memória, comportamento social, entre outros.
A proximidade com a natureza tem um impacto positivo na saúde humana física e mental, como mostra a neurociência. A exposição a áreas verdes, ao ar limpo, a ambientes abertos, ao sol e a temperaturas menos abafadas contribui para a percepção dos mais variados estímulos sensoriais, como visual, auditivo e olfativo.
A natureza também pode ser benéfica para a saúde mental. A exposição à natureza pode melhorar o humor, reduzir a ansiedade e aumentar a autoestima e sensação de bem-estar. Além disso, estar em ambientes naturais pode ajudar a aumentar a criatividade e a capacidade de concentração.
Segundo o dicionário, biofilia significa: “amor à vida; instinto de preservação, de conservação”. Trazendo para o cotidiano, biofilia é aquela sensação de felicidade que você sente quando está em um jardim verdejante, e sente o ritmo da respiração harmonizar com o ambiente à sua volta.
2. - Diminuição da pressão arterial, frequência cardíaca e níveis de cortisol no sangue. Alguns estudos indicam que, sendo um espaço de relaxamento, além de recreação, o tempo na natureza ajuda a reduzir a pressão arterial, diminuir a agitação do sistema nervoso e melhorar o funcionamento do sistema imunológico.
O poder da natureza oferece um refúgio de tranquilidade e paz em meio à agitação do mundo moderno, permitindo que nos desliguemos do estresse e das preocupações do dia a dia.
Os recursos naturais que se renovam e são utilizados para gerar energia são chamados de fontes de energias renováveis, como a luz do Sol, água dos rios, a força dos ventos, os materiais orgânicos, a força das ondas, a força das marés e o calor do interior da Terra.