Nos últimos anos, diversos relatos clínicos associaram casos de hepatotoxicidade ao uso do medicamento. Esses efeitos colaterais preocupantes contribuíram para que o medicamento fosse retirado de circulação em países como Espanha, Finlândia, Irlanda, Bélgica, Dinamarca, Holanda e Suécia, Japão, Canadá e Estados Unidos.
Nimesulida é contraindicado para uso por pacientes que:
Pacientes com úlcera péptica em fase ativa, ulcerações recorrentes ou com hemorragia no trato gastrintestinal; Pacientes com distúrbios de coagulação graves; Pacientes com insuficiência cardíaca grave; Pacientes com insuficiência renal e/ou hepática.
Assim como outros medicamentos, a nimesulida pode causar alguns efeitos colaterais. Os mais comuns incluem dor de cabeça, tontura, náuseas, vômitos e diarreia. Também pode haver reações alérgicas, como coceira, urticária e inchaço no rosto e na língua.
Nimesulida: Receitado para alívio de dores agudas (de ouvido, garganta, dente), esse anti-inflamatório, muito consumido no Brasil teve sua venda proibida em países como EUA, Japão, Canadá, Espanha e nunca foi autorizado no Reino Unido e na Alemanha. Vários estudos apontam que ele é tóxico para o fígado e pode matar.
"Têm sido relatados, em vários países, casos clínicos em que a hepatotoxicidade associada ao uso de nimesulida ocorreu de forma severa e até fatal, o que fez com que fosse retirada do mercado em alguns países europeus.
Nos Estados Unidos, Austrália, Reino Unido e Alemanha, ele nunca conseguiu sequer ter o registro autorizado para comercialização. Vários estudos apontam que a nimesulida é tóxica para o fígado, podendo levar a casos de hepatite extremamente graves.
Os pesquisadores observaram que mais pacientes no grupo que recebeu a nimesulida relataram alívio eficaz da dor: 82% contra 73% entre aqueles que receberam ibuprofeno. Os resultados sugerem que a nimesulida pode ser melhor que o ibuprofeno para combate à dor, mas que ambos têm um alto poder analgésico.
Qual o anti-inflamatório que não faz mal para o fígado?
Quais anti-inflamatórios não esteróides são menos prejudiciais ao fígado? Na verdade, os portadores de hepatopatias devem evitar o uso de qualquer anti-inflamatório não-esteroidal. Não existe um que seja comprovadamente menos prejudicial.
Nimesulida é anti-inflamatório. Predsin e Prednisona são a mesma medicação (corticóide). Porém fique atento a dosagem e tempo de uso da medicação pois ambos podem causar úlcera e/ou gastrite como efeito colateral.
O que acontece se ficar tomando nimesulida direto?
Duas complicações graves do uso prolongado da nimesulida, que também podem ocorrer com qualquer outro anti-inflamatório, são a úlcera péptica e a insuficiência renal.
Quem tem problema de pressão alta pode tomar nimesulida?
Como os outros anti-inflamatórios não esteroidais, a nimesulida deve ser usada com cuidado caso você tenha insuficiência cardíaca congestiva (mau funcionamento do coração), hipertensão (pressão alta), prejuízo da função renal, pois, desta forma, pode acontecer uma redução no fluxo de sangue nos rins.
Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.
Essas medicações tem sua excreção pela via urinária, mas em comum apresentam o metabólito pigmentado, ou seja, a dessa medicação a ser eliminada tem cor, no caso do Cimelide amarelado, no caso da Anitta esverdeado! Por isso, é muito importante aumentar a ingestão de água para auxiliar na eliminação desses componentes.
Maxsulid® é uma nova formulação da nimesulida na qual a substância ativa forma um complexo com a substância betaciclodextrina. Esse medicamento atua reduzindo os processos inflamatórios, a febre, a dor, especialmente dores nos ossos e nas articulações.
Alguns pacientes podem experimentar reações adversas como desconforto gastrointestinal, náuseas, azia, tontura e, em casos raros, reações alérgicas. Se esses efeitos persistirem ou se intensificarem, é essencial buscar orientação médica para avaliação e direcionamento adequado.
A nimesulida está disponível no mercado com o nome comercial Nisulid, na forma genérica (nimesulida) ou com os principais nomes similares como Cimelid (Cimed), Nimesilam, Neosulida, Nimelit, Nisoflan e Deltaflan, por exemplo.
A Nimesulida é um anti-inflamatório usado para aliviar a dor e a inflamação, enquanto a Amoxicilina é um antibiótico utilizado para prevenir ou tratar infecções. Não há uma interação conhecida que reduza a eficácia de um medicamento ao ser tomado antes ou depois do outro.
Estudos revelam que o medicamento pode causar insuficiência hepática e, em alguns casos, levar à morte. A nimesulida, um dos anti-inflamatórios mais consumidos no Brasil, é tóxica para o fígado e já teve sua venda proibida em vários países.
O que acontece se eu tomar nimesulida por muito tempo?
“Em casos de superdosagem, usualmente os pacientes sofrem com letargia, sonolência, náusea, vômito, dores, tontura, sangramento gastrointestinal, aumento da pressão arterial, insuficiência renal e até coma”, avisa Patrícia. Caso isso ocorra, procure o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciat) mais próximo.
A pesquisa, com 34 mil pessoas, além de contestar o poder analgésico do etoricoxibe, concluiu que o uso do Arcoxia aumentaria os riscos de doenças e complicações cardiovasculares, podendo causar cerca de 30 mil infartos por ano somente nos EUA.