A pipoca tem poucas calorias e, por isso, pode ajudar a emagrecer, desde que se siga um preparo correto e saudável. Uma xícara do alimento já estourado contém apenas cerca de 30 calorias. Então, essa é uma alternativa muito mais leve se comparada a outros lanches, como batatas fritas ou salgadinhos.
A pipoca pode estar na dieta como lanche entre as refeições, preferencialmente combinada com alimento de fonte proteica para aumentar a saciedade. — Como nada em excesso é saudável, o consumo da pipoca deve ser moderado e as quantidades devem ser analisadas junto com nutricionista — alerta a especialista.
A pipoca pode ser uma opção saudável e com poucas calorias para quem quer perder peso. Uma xícara do alimento já estourado contém apenas cerca de 30 calorias, o que o torna uma opção muito mais leve do que outras opções de snack, como batatas fritas ou salgadinhos.
Além de ser deliciosa, a pipoca é considerada um alimento saudável e, quando consumida de maneira apropriada, pode auxiliar no processo de emagrecimento e trazer vários benefícios à saúde. A pipoca possui baixo teor calórico, sendo que uma xícara do alimento estourado contém apenas 30 calorias.
No entanto, quando preparada com gorduras, como óleo, manteiga, e doces, como açúcar e leite condensado, a pipoca realmente pode engordar porque estes ingredientes adicionais possuem muitas calorias, favorecendo o ganho de peso.
“Pode comer todos os dias mas não existe uma recomendação específica de quantidade. Depende do milho, de como é feita essa, da necessidade nutricional do indivíduo e o objetivo. No entanto, uma colher de sopa de óleo de milho é capaz de satisfazer a necessidade diária de ácidos graxos essenciais”, explica.
Como comer uma refeição pesada dentro de duas horas antes de se deitar pode mantê-lo acordado, pipoca de baixa caloria é um lanche ideal para o fim da noite.
Nunca use grãos que passaram pelo processo de industrialização;
Diminua a quantidade de óleo utilizado, o substitua por opções mais saudáveis, como o óleo de coco, ou use apenas o ar quente do micro-ondas para estourar a pipoca;
Quantas calorias tem 100g de pipoca estourada na água?
Mas também não indico comer à vontade, afinal 100 gramas de pipoca preparada contém 375 calorias, sendo 74 gramas de carboidratos e 13 gramas de fibras. E ainda, se for adicionada de manteiga e outros alimentos, imagine a quantidade de calorias adicionadas por porção...
A pipoca tem poucas calorias e, por isso, pode ajudar a emagrecer, desde que se siga um preparo correto e saudável. Uma xícara do alimento já estourado contém apenas cerca de 30 calorias. Então, essa é uma alternativa muito mais leve se comparada a outros lanches, como batatas fritas ou salgadinhos.
Por ser rica em antioxidantes, a pipoca ajuda a retardar o envelhecimento, protegendo a pele e outras células do estresse oxidativo e, consequentemente, pode atuar no combate ao câncer e outras doenças crônicas, conforme mostra estudo da Universidade de Scranton (EUA).
Um balde de pipocas no Regal Cinemas, por exemplo, tem 1.200 calorias, 980mg de sódio e 60g de gordura saturada. Se acrescentar uma colher de sopa de manteiga, mais 130 calorias. O saco médio tem 670 calorias, 550mg de sódio e 24g de gordura saturada.
A ideia do programa alimentar é simples: manter um cardápio leve e equilibrado (com muitos vegetais, carnes magras e bastante água). Nos pequenos lanches ao longo do dia, a pipoca é liberada para matar a fome.
Não é segredo que a ingestão de folhas e legumes é importante durante o processo de emagrecimento. Alimentos como alface, couve-flor, brócolis, berinjela e abobrinha, por exemplo, são uma boa pedida para serem ingeridos à noite, já que, por serem leves, garantem uma boa noite de sono.
A manteiga é a melhor opção, mas a pipoca sem gordura é a forma mais recomendada de consumir o alimento. Sobre isso Bruna afirma que “se tiver o recipiente adequado – com água no micro-ondas, se não a boa e velha panela com um tiquinho de óleo ou azeite resolve!”.
As versões industrializadas, pré-poppedas ou com manteiga, geralmente são ricas em calorias, sódio e gorduras (saturadas e hidrogenadas), que podem prejudicar sua saúde e dificultar o processo de emagrecimento.
Por ser um alimento rico em fibras, a pipoca contribui para o bom funcionamento do nosso intestino. Ela aumenta a produção de bolo fecal, o que melhora o trânsito intestinal e ajuda a combater problemas como a prisão de ventre.
A pipoca, apesar de ser um alimento saboroso e versátil, não é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários para uma refeição completa, como o jantar. Uma refeição completa deve oferecer uma variedade de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Agora, aquela pipoca oleosa e repleta de sal, açúcar e outros ingredientes muito doces e gordurosos não deve ser consumida diariamente, mas de vez em quando e em pouca quantidade.
Em uma porção de pipoca (30 g ou 1 xícara de chá) há cerca de 130 kcal. Mas quem consegue comer só uma xícara de pipoca, não é? Já 100 g do alimento oferecem 435 kcal.
Estudos revelam que as “variedades cinematográficas” possuem muito mais calorias, sal e gordura saturada, sendo quase a mesma coisa que comer um lanche de fast food. Estudos mostraram também que muitos componentes químicos usados nesses produtos são prejudiciais à saúde.
A pipoca ajuda a equilibrar as taxas do LDL (colesterol ruim) e do HDL (bom). Isso acontece devido a quantidade de fibras presentes neste item, pois são elas que auxiliam a absorção da gordura vinda da sua alimentação.