A causa mais comum de podridão é o excesso de umidade. As rosas do deserto são plantas que precisam de água, mas o excesso de água pode ser prejudicial. Quando as raízes ficam encharcadas por muito tempo, elas podem começar a apodrecer e isso pode afetar o resto da planta.
O que fazer quando a rosa do deserto está com a raiz podre?
😭 Um dos problemas mais recorrentes nas rosas do deserto é o apodrecimento de raízes. Para evitar este problema é muito importante que sua rosa do deserto esteja plantada em um substrato bem drenante, além de estar em um local bem ventilado e sem excessiva umidade.
Alguns vilões prováveis são excesso de água na raiz, a adubação inadequada, a falta de poda e a localização inapropriada. Confira, abaixo, cada um desses aspectos para entender a melhor forma de manter o bem-estar da planta.
ROSA DO DESERTO COM PODRIDÃO DE RAIZ OU CAUDEX MOLE O QUE FAZER PARA PREVINIR E EVITAR OU CUIDAR
Como recuperar uma rosa que está morrendo?
Por isso, a dica para as plantas morrendo é investir em alimentos saudáveis, ou seja, “turbinando” a mistura de adubos usados em seu vaso. Para recuperar plantas morrendo vale usar borra de café, um tipo de adubo orgânico e fácil de encontrar para fornecer mais nutrientes para a sua plantação.
As rosas do deserto não toleram substratos encharcados, mas aceitam um pouco de umidade nos mesmos. Uma dica é sempre furar os vasos onde serão plantadas as rosas do deserto, para evitar que os mesmos possam acumular água e encharcar o substrato.
A causa mais comum de podridão é o excesso de umidade. As rosas do deserto são plantas que precisam de água, mas o excesso de água pode ser prejudicial. Quando as raízes ficam encharcadas por muito tempo, elas podem começar a apodrecer e isso pode afetar o resto da planta.
Na maioria das vezes, as folhas enrugadas são um indicativo de falta de nutrientes. Se o problema persistir após uma boa correção de solo seguida de adubação, é possível que a planta tenha sido afetada por algum tipo de ácaro ou vírus que gera esses sintomas.
Caso estejam danificadas, tente resolver o problema enxaguando suavemente as raízes e, claro, aparando as que estão afetadas. Se aparar uma quantidade significativa, corte também algumas das folhas, isto ajuda a estimular o crescimento de novas raízes na planta.
A causa mais comum para isso está relacionada à disponibilidade de água, tanto o excesso, quanto a falta podem ocasionar esse problema, por isso, uma rega adequada é extremamente importante para que a sua rosa do deserto não apresente esse quadro.
Muita gente perde Rosa do Deserto por questão de fungos e hoje vou te ajudar como prevenir isso. Um bom substrato é muito importante para que não fique água acumulada. Molhar somente quando necessário. Pulverização com fungicidas pelo menos 1x por mês Adubação adequada também faz com que sua planta fique resistente.
O que acontece quando a rosa do deserto cai as folhas?
Quando são expostas ao frio típico do inverno, as folhas caem, e as que restam ficam amareladas. Agora, se elas já estão florindo, as flores caem, e a planta fica muito prejudicada. Em alguns casos, a planta pode até no inverno, se for mal cuidada.
PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.
Se você já é um jardineiro experiente, sabe que o substrato de qualquer planta precisa ser o mais próximo possível da terra onde ela é encontrada naturalmente. Sendo assim, o melhor substrato para rosa-do-deserto deve ser arenoso, com pouca matéria orgânica, já que, no deserto, esse recurso é escasso para a planta.
A gomose é uma doença fitopatológica, caracterizada por manchas no caudex, apodrecimento do caudex da rosa do deserto, podendo se espalhar para ramos e raízes, sendo uma preocupação significativa no seu cultivo. Esta doença representa desafios importantes para a saúde e desenvolvimento das rosas do deserto.
3. Regar todo dia. A espécie não precisa ser molhada todo dia - mas também não deve ficar longos períodos sem ser receber água. "As regas variam de 1 a 2 vezes por semana, pois essa planta é capaz de armazenar água em seu caule e em suas raízes", conta a profissional.
Já dentro de casa, colocá-las perto de janelas ou na varanda é como ela ficará melhor e saudável. Colocar um arranjo com sua flor do deserto ao lado do sofá, no aparador ou rack e até mesmo na mesa de centro ou mesa de jantar, trará uma delicadeza a sua decoração.
Quanto tempo a rosa do deserto pode ficar sem água?
Conforme informado anteriormente, a rosa do deserto precisa de água, então o pensamento de que só pode regar ela uma vez na semana não é correto, porém, é necessário cuidado para não encharcar o solo e prejudicar o desenvolvimento da planta.
Como recuperar rosa do deserto com folhas amarelas?
O ataque de ácaros pode causar folhas amarelas nas rosas do deserto. Para controlar você pode usar um acaricida químico (existem diversas marcas – você precisa de um receituário de um agrônomo) ou você pode usar defensivos biológicos como por exemplo o Boveril, Spical etc.
A remoção de galhos mortos ou danificados permite que a planta direcione sua energia para o desenvolvimento de novos brotos. Isto não só ajuda na formação de uma estrutura mais forte como também incentiva uma folhagem mais densa e flores mais vibrantes.
Qual o melhor lugar para deixar a rosa do deserto?
E nada de pratinho, ela precisa ficar em um local em que a água escorra bem e não fique acumulada, porque o excesso de umidade vai apodrecer a raiz da rosa do deserto e ela vai morrer. Além de prejudicar sua planta, deixar água parada também pode trazer um foco de dengue para a sua casa!
Os conhecidos fertilizantes NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) não garantem todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da rosa-do-deserto. Adubo mineral pode ser adicionado. O cálcio, em especial, é um dos nutrientes importantes para evitar doenças.
A adubação da rosa-do-deserto deve ser feita periodicamente para estimular a floração. É preciso usar um adubo que seja rico em potássio, cálcio e fósforo. Evite adubos que possuam muito nitrogênio, pois essa substância estimula o crescimento vegetativo da planta.