Desgaste dos componentes As buchas de borracha e as articulações da suspensão podem se desgastar com o tempo e o uso, resultando em rangidos quando estão em movimento. Há ainda os amortecedores, projetados para absorver choques e impactos, que também fazem barulhos quando desgastados.
Se começar a notar um rangido ao realizar curvas, isso pode indicar desgaste nas buchas de suspensão. Essas pequenas peças desempenham um papel vital na estabilidade do veículo, e sua atenção a esses detalhes pode prolongar a vida útil de todo o sistema.
Porém, se você ouvir rangidos e ruídos toda a vez que o carro passa por uma irregularidade na pista, fique atento. Pode significar que outros componentes da suspensão estejam desgastados. Neste caso é importante levar o carro à oficina.
O desgaste das buchas vai resultar em uma folga no conjunto. Com isso, o movimento das suspensões dianteira ou traseira pode ter oscilações e provocar batidas, principalmente em trechos que exijam mais torções carroceria ou inclinações. Essa pode ser uma das causas de barulho na suspensão.
Em suma, mudar um amortecedor envolve muito aperto e desaperto de material. Para facilitar essas operações, desaperta as porcas e parafusos, que ficam sujos com o tempo. Usa uma escova de aço para remover os depósitos e, em seguida, aplica o spray WD-40 Specialist Penetrante Ação Rápida.
Esse ruído geralmente indica falta de lubrificação nas peças do sistema de direção, como as juntas esféricas e as barras de direção. O atrito entre essas peças causa o rangido característico. É importante verificar o nível de lubrificação e adicionar graxa adequada para resolver esse problema.
Você já ouviu um barulho de “ploc” ao passar por buracos ou desníveis na estrada? Neste caso, esse som pode ser causado pelo coxim do amortecedor, que é uma peça de borracha que ajuda a absorver os impactos e protege a carroceria do carro.
Com a bicicleta livre de sujidade, podes passar à lubrificação dos amortecedores. Aplica o produto WD-40 Specialist Lubrificante de Silicone diretamente sobre a área em que os retentores encontram a superfície metálica, e deixa secar.
Rangidos no câmbio costumam corresponder a vazamentos que não são identificados a tempo e acabam por danificar rolamentos e engrenagens por falta de lubrificação. Já se a suspensão range quando o carro passa em lombadas, o problema pode ser nas buchas da barra estabilizadora, nos amortecedores ou nas bieletas.
Alguns sinais de molas desgastadas incluem perda de altura do automóvel, perda de estabilidade, balanço nas acelerações e frenagens, ruídos, batidas e trepidações, pontos com ferrugem, batente do veículo danificado, regiões trincadas ou descascadas, desgaste excessivo dos pneus e impacto forte ao passar por lombadas ou ...
Quando apresentam problemas não fazem barulho e por isso é importante ficar de olho no sinal mais comum de defeito: perda de altura. Outros sinais comuns de necessidade de manutenção são pintura desgastada, ferrugem, trincas ou elos batendo. Esses sinais são os alertas mais comuns sobre a necessidade de ir ao mecânico.
Um sinal bem comum de que o pivô de suspensão não está funcionando corretamente é a folga na direção. Preste atenção na hora de virar o volante e no tempo de resposta do carro. Caso o tempo entre a virada de volante e a resposta do carro não esteja sincronizada, é possível que haja algum problema com o componente.
Dentre os problemas nessa região, os mais frequentes são causados pelas bandejas, molas, buchas da barra estabilizadora e pivôs, que podem se quebrar ou soltar em situações de subidas, valetas, torções, entre outras.
Quando passa o veículo em um quebra mola ele não tem o amortecimento adequado e fica quicando. Com isso, muitas das vezes o problema no amortecedor apresenta uma falta de estabilidade para se dirigir. Outro ponto que pode ser observado é os barulhos quando passa em superfícies irregulares ou lomba.
As buchas auxiliam o movimento da bandeja de cima para baixo sem gerar ruídos. O pivô é responsável por permitir que a coluna de direção gire em seu próprio eixo, além de auxiliar a mesma nos movimentos constantes de sobe e desce, permitindo que o braço oscile.
O principal sintoma de coxim desgastado é o ruído, especialmente, ao trafegar por pisos irregulares. A recomendação é que o usuário fique atento a esses sinais e se notar qualquer irregularidade como as descritas acima procure um profissional habilitado para fazer o diagnóstico e correção do problema.
Se houver um problema nesse sistema, como vazamento de fluido ou falta de lubrificação, podem ocorrer barulhos metálicos ao virar o volante. Isso ocorre porque a direção hidráulica utiliza um sistema de fluido pressurizado para auxiliar o motorista na movimentação do volante.
O som é semelhante ao de um porta-malas aberto, e vai aumentando gradativamente com o passar dos anos. O barulho também surge quando há uma falta de lubrificação em seu sistema, no caso em que se torna gasta. Esse som pode ser detectado através da manutenção e revisão do sistema de suspensão do veículo.
Não há qualquer recomendação por parte dos fabricantes em se fazer esse tipo de procedimento. Qualquer lubrificante com base em derivados de petróleo irá atacar as borrachas, com uma velocidade maior ou menor.
Vaselina Spray Koube é um produto formulado à base de vaselina industrial, desenvolvida para lubrificação de borrachas e componentes plásticos em geral. Ideal para montagem de O'rings de borracha; buchas e componentes de suspensão; instalação de pneus, borracha de para-brisa; entre outras aplicações.
Mais um vídeo desvendando mistérios dos amortecedores com nosso mestre Alexandre Parise. E aí Alê, pode ou não pode reaproveitar o amortecedor trocando/adicionando óleo? #Spoiler: não é uma prática muito recomendada.