Em geral, os hematomas são causados por traumas, como pancadas ou quedas, mas também podem ser resultado de doenças ou distúrbios do sangue. Um dos motivos mais comuns para os hematomas surgirem “do nada” é o uso de medicamentos anticoagulantes ou antiplaquetários.
“Muitas vezes, os hematomas podem surgir por conta de pequenos traumas que não são perceptíveis no dia a dia. É mais comum identificar em pessoas de pele clara, idosos e mais frequentemente em mulheres, por questões hormonais. De qualquer forma, vale a pena considerar uma avaliação médica”, afirma a dra.
Quando devo me preocupar com manchas roxas no corpo?
Se ocorrer o surgimento espontâneo e frequente de manchas roxas nas pernas, sem qualquer lesão associada, é imprescindível consultar um especialista em saúde vascular. Geralmente, as manchas tendem a desaparecer naturalmente em até 15 dias, sem a necessidade de tratamento específico.
Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.
Mas se os hematomas começam a surgir espontaneamente em vários locais do corpo, sem que necessariamente tenha ocorrido um trauma na região, é preciso começar a se preocupar e procurar um médico, pois podem significar que as plaquetas ou os fatores de coagulação do sangue podem estar alterados.
Púrpura por melancolia: Também conhecida como púrpura psicogênica ou púrpura por tristeza, provoca o aparecimento espontâneo de pequenas manchas rochas na pele denominadas púrpuras (menores que as equimoses, por isso outro nome), após quadros de grande estresse, depressão ou ansiedade.
As manchas arroxeadas, geralmente, surgem na pele depois de situações de estresse, ansiedade e também tristeza, por razões não identificadas. A mancha da melancolia é uma enfermidade autoimune rara, que acontece em uma pessoa a cada dez mil. Em crianças, quadros infecciosos virais podem potencializar os sintomas.
Manchas roxas nas pernas, é uma das queixas mais comuns por homens e mulheres, que podem ser causadas por diversos fatores, desde a doenças genéticas, doenças neoplasias , fragilidade capilar, doenças da coagulação, varizes entre outras causas.
Como são as manchas de leucemia? Diferentemente das lesões provocadas pelo câncer de pele, as manchas de leucemia têm relação com a queda na produção das plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue. Desse modo, pintinhas vermelhas e manchas roxas nas pernas podem ser sinais de leucemia.
Por isso, caso sejam notadas muitas manchas roxas na pele ou surjam outros sintomas como sangramentos na gengiva ou no nariz, cansaço excessivo ou dor nas articulações, por exemplo, é importante consultar um dermatologista, clínico geral ou hematologista, para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.
Pode-se formar hematomas com facilidade simplesmente porque os vasos sanguíneos estão mais frágeis do que o habitual (um quadro clínico chamado púrpura simples). Isso é comum e raramente é uma causa de preocupação se não houver outros sinais de excesso de sangramento.
A tendência, ou facilidade, em ter hematomas pode estar relacionada à algum distúrbio das plaquetas (células sanguíneas envolvidas com o processo de coagulação) ou das proteínas do sistema de coagulação sanguínea. Indicado avaliação médica detalhada para descobrir a origem do seu quadro.
Elas podem ser causadas por diversos fatores, como fragilidade dos vasos sanguíneos, pancadas, alterações nas plaquetas ou da capacidade de coagulação do sangue. Além disso, doenças como hemofilias, trombocitopenias, infecções virais e doenças autoimunes também podem contribuir para o surgimento de hematomas.
A leucemia, popularmente conhecida como “câncer no sangue”, geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo, por exemplo, que também podem ser consequência do tempo seco ou de uma pancada.
Anemia aplástica: caracterizada pela redução na produção de células sanguíneas devido a fatores autoimunes, genéticos, infecções ou exposição a químicos, apresenta sintomas como sangramentos e manchas roxas.
Além disso, a grande quantidade de hormônio do estresse contribui para o agravamento de doenças da pele, como eczema e psoríase, e para o envelhecimento precoce. O sistema imunológico também fica comprometido e, em casos considerados raros, manchas roxas surgem pelo corpo devido à ruptura de pequenos vasos sanguíneos.
Nesse caso, quando há aumento do estresse e situações que afetam a saúde mental, os problemas podem se manifestar ou se agravar, o que pode favorecer o surgimento de urticária, psoríase, dermatite atópica e vitiligo.
Quando tenho raiva aparecem manchas roxas no corpo?
É normal aparecer mancha roxa pequena na pele por causa de estresse, tristeza e ansiedade? Sim. Esses sintomas geral produção do hormónio de estresse que gera fragilidade capilar, o que facilita o aparecimento desses "roxos".
Existem dois tipos de hematoma subdural: o agudo, que ocorre devido a uma lesão grave na cabeça, é o mais perigoso e seus sintomas podem surgir dentro de minutos ou poucas horas após a lesão; e o crônico, que ocorre devido a um trauma menor na cabeça e os sintomas podem levar semanas, meses ou até anos para aparecerem.
As células respondem às reações que geram estresse ao nosso corpo e a pele é o órgão mais afetado. Dessa forma, é possível observar manifestações como coceira, vermelhidão, urticárias e, até mesmo, em casos extremos, falta de ar e insônia.
Defeitos nos vasos sanguíneos ou fragilidade capilar: ocorre quando pequenos vasos de sangue se rompem facilmente por estarem fracos. Com isso, há liberação de sangue sob a pele, causando as manchas roxas visíveis na superfície. As causas podem ser genéticas, emocionais, alérgicas, entre outras.