A palavra “árvore”é uma oxítona. Todas as oxítonas são acentuadas. Classifica-se como proparoxítona as palavras que possuem a penúltima sílaba como tônica.
1 Bot Vegetal lenhoso, em geral de porte alto, que apresenta um caule principal ereto, ou tronco, fixado no solo com raízes, e que se ramifica em galhos carregados de folhas que se constituem em copa; madeira. 2 por ext Qualquer objeto, desenho, gráfico, estrutura etc.
Para acentuar de forma correta uma palavra paroxítona, deve-se observar as seguintes regras: São acentuadas as terminadas em: -l, -i(s), -u(s), r, -x, -ã(s), -ão(s), -um, -uns, -ps. Ex: fácil, plâncton, índex, tônus; Deve-se acentuar as terminadas em ditongo crescente e decrescente: régua, área, história; e.
Como funcionam os acentos em português? | Vou Aprender Português
Por que as palavras são acentuadas?
Além de assinalarem a sílaba tônica, os acentos gráficos servem para indicar o timbre da vogal tônica. O acento agudo ( ´ ) indica timbre aberto, como em sofá, café, cipó, e o acento circunflexo ( ^ ) indica timbre fechado, como em cânon, ipê, robô.
Acentuam-se os vocábulos monossílabos tônicos terminados em a/as, e/es, o/os: dá, pás, mês, só, pós, fé, trás.
Oxítonas.
As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.
Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.
Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.
Água: á – gua. Veja que a letra “á” é a que tem mais intensidade fonética, ou seja, é o acento tônico da palavra água. As palavras são classificadas de acordo com a sílaba mais intensa, ou seja, a tonicidade.
A função dos acentos, não somente, mas principalmente, é sinalizar a sílaba tônica da palavra, indicando sua pronúncia e entonação. Fato curioso, no entanto, é que essa função dos acentos vem com um bônus: o surgimento de palavras homógrafas.
1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.
De acordo com língua portuguesa, Jaú é uma palavra hiato, ou seja, tem o encontro de duas vogais, mas na separação silábica elas ficam separadas. Todas as palavras que eram hiato, continham a letra H intermediando as duas vogais, porém, com a correção ortográfica de 1943, homologada em 1944 no Brasil, retiraram o H.
A palavra “árvore”é uma oxítona. Todas as oxítonas são acentuadas. Classifica-se como proparoxítona as palavras que possuem a penúltima sílaba como tônica.