Lâmpadas acesas costumam atrair esses insetos, possivelmente porque estariam confundindo seus raios luminosos com os raios solares. Segundo Müeller & Rudolph (1968), as lâmpadas incandescentes (amareladas) emitem as mesmas cores que o sol, porém a luz vermelha é emitida em maior quantidade que as suas demais cores.
Os resultados da pesquisa são inéditos no Brasil e mostram que as abelhas noturnas dependem fortemente de uma quantidade mínima de luz para visitarem as flores em busca de recurso. No caso das espécies polinizadoras do cambuci, esse limiar é alcançado mais de uma hora antes do nascer do sol.
Esse é um comportamento conhecido como resposta à luz dorsal. Na natureza, supondo que mais luz desça do céu do que suba do solo, essa resposta ajuda a manter os insetos na orientação adequada para voar. Mas apontar suas costas para luzes artificiais próximas altera suas trajetórias de voo.
As abelhas são tipicamente diurnas, mas 1% delas (em torno de 250 espécies) tem atividade noturna. Elas podem voar nos crepúsculos, antes do amanhecer e também após o pôr do sol, ou, ainda, durante toda a noite ou na maior parte dela.
A explicação mais utilizada para esse comportamento é que as abelhas se orientam pela luz do sol em seus voos, sendo assim, sem uma luz para nortear seus movimentos aéreos elas simplesmente vão ao chão.
ABELHAS: veja o real motivo o porque a luz atrai as abelhas.
Qual é o horário que as abelhas dorme?
O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.
O vermelho das rosas, que adquiriu uma conotação de sedução no mundo humano, passa despercebido para as abelhas, que não têm fotorreceptores para essa cor em seus olhos: elas enxergam o verde, o azul e o ultravioleta. Já uma flor facilmente identificada como cor-de–rosa, pelas pessoas, pode ser azul para esses insetos.
Na verdade, as abelhas nem chegam a dormir, assim como muitos peixes e outros insetos. Elas apenas reduzem a atividade metabólica. durante a noite, mas o trabalho delas continua intenso dentro do ninho.
O que significa quando o mosquito fica rodeando a gente?
“Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele. Algumas substâncias expelidas na transpiração, como ácido lático , ácido úrico e amônia são atrativas para os mosquitos”, explica a dermatologista Simone Neri.
Uma das teorias diz que eles confundem as lâmpadas com o brilho da Lua, usado para a sua orientação. Outra afirma que fontes de calor serviriam de atração para esses animais. Há ainda a hipótese de que os olhos desses insetos seriam cegados pela luz artificial, fazendo com que voassem de modo errático.
As cores vermelho, laranja, preto e ciano são as escolhidas porque correspondem aos comprimentos de onda mais longos de luz. Não se sabe ao certo se os mosquitos conseguem identificar as tonalidades como os humanos, mas que as cores que apresentam maior comprimento de onda de luz são as mais atrativas para eles.
É surpreendente para muitos, mas as abelhas também precisam de descanso. Elas dormem de cinco a oito horas por dia, o que explica por que muitas delas simplesmente entram em um estado de sono quando a noite chega.
Quando surge uma luz artificial, como uma lâmpada, eles a confundem com o satélite natural e são atraídos em direção a ela. Essa é a explicação clássica e mais disseminada sobre o porquê de os insetos voadores orbitarem as lâmpadas acesas.
As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.
como as abelhas têm interesse na questão dos néctares. não teria sentido nenhum elas precisarem voar à noite. pra procurar isso. sendo que as plantas não produzem nada disso à noite.
O complexo sistema visual das abelhas é composto por três olhos simples, situados na parte frontal da cabeça e dois olhos compostos, localizados nas laterais da cabeça, e são capazes de enxergar bem a longas distâncias.
As duas antenas na região frontal mediana da cabeça capta cheiros(olfato), ouve sons e vibrações(audição) e tem função tátil, de sentir superfícies(tato) por exemplo.
As andorinhas e os abelharucos são os principais predadores de abelhas, podendo estes últimos, quando em bando causar prejuízo tais que tenham de ser afugentados pelo apicultor.
De movimentos a sons e vibrações, abelhas têm diferentes modos de se comunicar - Foto: Michael Hrncir. Danças, vibrações e pistas químicas – como os feromônios – são alguns exemplos de comunicação entre abelhas sociais, para a manutenção da vida da colônia.
As abelhas, como grande parte dos insetos, têm cinco olhos. Três são pequenos, no topo da cabeça, os chamados "olhos simples" ou ocelos, que apenas detectam mudanças de intensidade da luz; os dois olhos compostos, maiores, com milhares de lentes minúsculas, estão na parte frontal da cabeça e detectam luz polarizada.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
Por isso, sua ausência pode acabar com espécies como café, maçãs, amêndoas, tomates, cacau, entre outros alimentos. Com o desaparecimento da espécie e, portanto, de algumas plantas, uma gama de herbívoros, como os insetos, coelhos e veados, também passariam fome e, por consequência, seriam extintos.
Publicado em 19 de março de 2024 às 10h00. Sabia que uma abelha não poderia voar? O princípio aerodinâmico da física contesta o fato de suas pequenas asas sustentarem seu grande corpo. Acontece que as abelhas não sabem disso e voam ainda assim.