Não existe uma causa única ou explicação definitiva para esse comportamento, no entanto, há diversos fatores que podem contribuir, tais como: A identificação com o grupo e o time, o que gera um senso de pertencimento, orgulho e rivalidade em relação a outras agremiações.
De entre as principais causas de brigas, estão, principalmente, a exacerbação das rivalidades entre as camadas menos favorecidas (formação de gangues nos bairros e aglomerados) com roupagem futebolística, e a cultura do medo entre essas mesmas camadas, que leva a uma postura intimidatória.
Quais são os fatores que estimulam a violência das torcidas organizadas?
Foi possível constatar que entre as principais causas da violência entre torcidas organizadas no futebol, encontra-se o uso exagerado de bebidas alcoólicas, fanatismo, influência dos árbitros e atitudes antidesportistas, e que tais fatores podem ocasionar acidentes graves, como agressões física e até mesmo a fatalidade ...
A briga entre a Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) e Jovem Garra Tricolor (JGT) é uma "disputa de ego" ocasionada por hierarquia e ocupação de espaços nos estádios. A TUF, por ter mais membros e ser mais antiga, reivindica o direito de instalar suas faixas nos melhores espaços das arenas esportivas.
Futebol: brigas entre torcidas organizadas estragam fim de semana de clássicos no RJ, BA e CE
Qual é a torcida organizada mais temida do Brasil?
Violência. A Torcida Organizada Tricolor Independente (TTI), do São Paulo Futebol Clube, é considerada pelo STJD até o presente momento como a organizada mais violenta do Brasil, fato que leva em conta o seu violento histórico de confusões.
Durante a partida, membros da Torcida Força da Galera (antes conhecida como TUF) e Irmandade Tricolor (antiga JGT) trocaram insultos e agressões. Policiais Militares dispararam tiros de bala de borracha e bombas de efeito moral para conter o tumulto, o que assustou os torcedores presentes.
Em nota, o clube disse que as relações com a TUF (Torcida Uniformizada do Fortaleza) e com a JGT (Jovem Garra Tricolor) estão suspensas por tempo indeterminado.
O mascote do Fortaleza Esporte Clube foi criado através da iniciativa de Sílvio Carlos, jornalista e ex-dirigente do Tricolor de Aço, com a ajuda do jornalista Vicente Alencar, no final da década de 60. O Leão foi escolhido inspirado na trajetória de dedicação dos atletas que passaram pelo Clube.
A pancadaria entre as torcidas do Vasco da Gama e do Atlético Paranaense encerra o ano mais violento, fora dos gramados, da história do futebol brasileiro. Ao todo, 30 pessoas morreram em brigas em 2013.
Como acabar com a violência das torcidas organizadas?
Proibir torcidas adversárias em clássicos, aumentar a segurança fora e dentro dos estádios, criar novas leis e punir com perda de pontos e aumentar o valor da multa para os clubes dos torcedores envolvidos – nenhuma dessas ações trouxe resultado positivo até agora.
O que são torcidas organizadas? Nos esportes em geral, os torcedores são fundamentais e são pessoas que decidiram acompanhar e torcer pela vitória de determinado time. O motivo da escolha do clube pode variar, mas a intenção do torcedor é sempre a mesma: ver o seu time ser campeão.
As torcidas organizadas do futebol, conhecidas por suas cores, bandeiras e cânticos, são uma parte da cultura do esporte em muitos países. No entanto, ao longo dos anos, essas organizações têm sido associadas a uma série de problemas, incluindo violência, vandalismo e racismo.
A primeira torcida organizada que surgiu foi a Gaviões da Fiel do clube Sport Club Corinthians Paulista, fundada no dia 1º de Julho de 1969, entretanto o movimento de torcidas organizadas não ficou apenas no Estado de São Paulo ele se espalhou por outros Estados do Brasil, com base nos times locais de cada estado.
Qual a torcida organizada mais respeitada do Brasil?
A Gaviões da Fiel, do Corinthians, é a maior torcida organizada do Brasil. Segundo o site oficial da própria torcida, em 2018, eram 115 mil associados.
A maior expressão de amor ao Fortaleza Esporte Clube. O G.R.E.S. LEÕES DA TUF foi fundado no dia 17 de fevereiro de 1991 por um grupo de estudantes da UFC que amavam o Fortaleza Esporte Clube.
O que aconteceu com a torcida organizada do Fortaleza?
Em novembro de 2023, o Fortaleza liberou o retorno das torcidas organizadas aos jogos. A decisão foi tomada em reunião de representantes do Ministério Público do Ceará. Ficou acordado que os grupos deveriam promover ações de conscientização contra a LGBTFobia, além de promover a cultura de paz.
- A paixão é bem dividida. Por mais que uma pesquisa tenha uma margem de erro, foi interessante que em Fortaleza o empate foi numérico. Ceará e Fortaleza, ambos em primeiro lugar, com preferência de 31% da população.
Em 2022, a pesquisa do GLOBO/Ipec abordou dados como a raça/cor das torcidas do Brasil. Flamengo e Corinthians lideraram entre pretos/pardos (25,4% e 15,2%) e brancos (17,2% e 15,6%). A maior diferença foi notada na torcida do Bahia, o 11º clube mais citado no geral (1,7%).
Dá-se o nome de ultras a torcedores que apoiam intensamente sua equipe de predileção, muitas vezes se aproximando do comportamento violento dos chamados hooligans.
Gaviões da Fiel Torcida) é a maior torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista e também uma escola de samba da cidade de São Paulo. Fundada em 1969, localiza-se no bairro do Bom Retiro, contando com mais de 140 mil associados.