Avestruzes são aves incapazes de voar. Diferentemente de aves voadoras, as avestruzes não possuem quilha sobre o esterno, e sua musculatura peitoral é pouco desenvolvida e não é adequada para o voo. Além disso, possuem asas rudimentares e suas penas não têm a mesma estrutura do que a de aves voadoras.
Existem poucas aves que não conseguem voar, e a nossa amiga avestruz é uma delas. Elas não podem alçar voos como um pássaro, porém, isso é compensado na sua velocidade de locomoção. Como dissemos, ela pode atingir até 70 km/h na corrida, mantendo a velocidade média em 50 km/h.
Ela pode medir três metros de altura e seu peso pode superar os 150 kg. Essas aves não têm quilha sobre o esterno, suas asas são rudimentares e sua musculatura peitoral é pouco desenvolvida e incompatível com o tamanho corporal, características que impedem o voo.
Pertencente a família Rheidae, a ema é considerada a maior ave das Américas, classificada como ratita, ou seja, não pode voar em decorrência da estrutura das asas e do tamanho do corpo.
Pontociência - Por que o avestruz, a ema e o casuar não voam? - resposta
Qual é a diferença entre a ema e o avestruz?
As principais diferenças entre a ema e avestruz está em seu tamanho. A avestruz pode ter até 3 m de altura, pesando cerca de 150 kg. Enquanto sua prima pode ter 1,50 m com 60 kg. Para conhecer mais características distintas sobre elas, continue a leitura!
Principalmente em habilidades que utilizam as asas, ou seja, se tornando melhores na natação, para obtenção de sua fonte de alimento, consequentemente eles perderam a habilidade para o voo.
O beija flor tem a incrível capacidade de voar em todas as direções, inclusive para trás, graças a três fatores que são determinantes para essa agilidade.
Aves não voadoras são as que se derivaram para incapacidade de voar. Há mais de 40 espécies existentes, incluindo os ratitas bem populares conhecidos (avestruz, emu, casuar, ema e quiuí) e pinguins.
O início da vida reprodutiva ocorre entre 2 e 3 anos de vida. Cada fêmea põem de 20 a 60 ovos por ano e o período de incubação é de 42 dias. As avestruzes vivem em média 50 anos, e pode atingir até 60 anos de idade.
Apesar disso, trata-se de uma ave muito eficiente em sua locomoção no solo, podendo atingir cerca de 70 km/h. As avestruzes são animais onívoros e popularmente conhecidos como capazes de comerem praticamente tudo o que veem pela frente.
Hoje em dia, os frangos não têm ossos pneumáticos (ossos ocos que auxiliam no voo e na redução do peso), nem sacos aéreos ou asas desenvolvidas para voar. Os animais da espécie Gallus domesticus vivem definitivamente no chão...
Uma ema totalmente crescida tem cerca de 1,6 metros de altura, e as avestruzes podem ter até 2,5 metros quando totalmente crescidas. Além disso, o período de incubação das emas é de 54 dias, já o dos avestruzes é de 42 dias.
Conheça as curiosidades sobre o avestruz. Apesar de ser uma ave, o avestruz não voa e, por isso, desenvolveu pernas muito fortes, capazes de dar arrancadas muito rápidas quando necessário. Sua carne é muito apreciada e a parte mais nobre da ave são as coxas, que têm textura e sabor muito semelhantes à da carne bovina.
A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Vive cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos de idade, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas das quais se alimenta.
O nome da ave em latim é 'Apus apus', o que significa 'sem pés'. Essa definição indica uma das principais características do andorinhão-preto: a sua impressionante capacidade de permanecer voando. Ou seja, ela come, bebe e dorme enquanto voa.
Contudo, os fuselos não são os únicos viajantes de longa distância no mundo das aves. As andorinhas-do-Ártico (Sterna paradisaea) podem voar regularmente distâncias ainda maiores ao longo de um ano. Essas aves podem percorrer até 80 mil km, o que torna essa a mais longa migração geral de aves.
Falcão-peregrino pode ultrapassar 320 km/h em voo; lista ainda inclui beija-flores e seriemas. Se existisse uma lista das espécies brasileiras mais velozes certamente algumas aves se destacariam no “Top 5”, a começar pelo falcão-peregrino (Falco peregrinus). “Esse falcão é a ave (e o animal) mais rápido do mundo.
Os pinguins possuem um único tipo de pena, muito pequena, que recobre seu corpo inteiro e que, além de ajudar durante o nado por ser impermeável, serve para protegê-los das baixíssimas temperaturas polares. Além das penas, os pinguins possuem uma grossa camada de gordura que serve como isolante térmico.
Os pinguins possuem duas camadas de penas: uma externa impermeável e uma interna densa e macia. Essa combinação cria uma barreira de ar que retém o calor corporal e impede a entrada de água fria.
Ele explicou que o pinguim sobrevive em baixas temperaturas porque possui uma camada extra de gordura logo abaixo da pele. Responsável por manter os animais aquecidos, a gordura retém o calor liberado pelo organismo e age como uma capa protetora contra o frio.