A habilidade EF05HI06 consiste em: Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.
A habilidade EF01HI06 consiste em: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
A habilidade EF05CI06 consiste em: Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
Qual é o objeto de conhecimento da habilidade EF04HI06?
Circulação de pessoas, produtos e culturas (EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. A invenção do comércio e a circulação de produtos.
A habilidade EF05HI05 consiste em: Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
5º Ano - Matemática - Frações e Porcentagem - habilidade (EF05MA06)
O que trabalhar na habilidade EF05HI07?
A habilidade EF05HI07 consiste em: Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
(EF05ER05) Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, ciganas, entre outras. (EF05ER06) Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral.
História: tempo, espaço e formas de registros (EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.
A habilidade EF05HI09 consiste em: Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
A habilidade EF06HI07 consiste em: Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF02CI06?
(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
A habilidade EF05HI02 consiste em: Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
Unidade temática: A comunidade e seus registros. Objeto (s) de conhecimento: O tempo como medida. Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
(EF06HI11) Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano. (EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade. Patrimônios da humanidade. permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
A habilidade EF01HI04 consiste em: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.
A habilidade EF05HI08 consiste em: Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF03HI10?
A habilidade EF03HI10 consiste em: Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade ef03hi01?
(EF03HI01A) Identificar e respeitar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF05ER07?
(EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver. Crenças religiosas e filosofias de vida Tradição escrita: registro dos ensinamentos sagrados (EF06ER01) Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.
(EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.. Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF01GE06?
A habilidade EF01GE06 consiste em: Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.