O que a Igreja Católica fala sobre adorar imagens?
A veneração é própria às imagens e ao que faz referência a tal natureza. Adorar as imagens seria considerado idolatria, mas venerá-las não. Existe aí um limite muito tênue que a Igreja se empenha em determinar bem, entretanto a contradição perdura, especialmente na vivência dos fiéis.Porque o católico não adora imagens?
A idolatria consiste em achar que a divindade está em uma imagem. E como católicos, as imagens dos santos são para nós, uma representação do que um dia foram na terra, ou seja: um grande exemplo de virtudes, de fé e devoção a Deus que estes tiveram em vida.Como explicar que nós católicos não adoramos imagens?
Os católicos NÃO adoram imagens!A Igreja ensina o que se chama Culto de Dulia aos santos e suas imagens, ou seja, trata-se de uma veneração. O Culto de Latria, a adoração, só pode ser prestado a Deus. As imagens dos santos são para os católicos, algo próximo do que é uma foto da pessoa querida e admirada por alguém.
O que a Igreja Católica fala sobre idolatria?
A ordem – explicou o Papa - proíbe fazer ídolos ou imagens de qualquer tipo de realidade. “Tudo, de fato, pode ser usado como um ídolo”, ressaltou. “Estamos falando de uma tendência humana que não poupa crentes, nem ateus”. Neste sentido, nós cristãos poderíamos nos perguntar então: “Quem é realmente o meu Deus?Católicos NÃO adoram IMAGENS!
Porque os católicos são idolatras?
A imagem de um santo nos lembra ainda que ele é santo pelo poder e graça de Deus; então, a veneração da imagem dá glória ao Senhor, mais que ao santo. São Bernardo, doutor da Igreja, sempre que passava por uma imagem de Nossa Senhora dizia: “Salve, Maria!”.O que as imagens representam para os católicos?
As imagens têm sido sempre um meio para dar a conhecer e transmitir a fé em Cristo e a veneração e amor à Santíssima Virgem e aos santos.É certo adorar santos?
Na doutrina católica também proíbe adorar imagens. Adoração só a Deus. As imagens são apenas representações. Deus mandou fazer imagens de anjos para colocar na arca da aliança e também mandou Moisés fazer uma serpente de bronze e todos aqueles que olhavam para a serpente ficavam curados.Qual igreja Jesus fundou?
A Igreja Católica ensina que é a Igreja única, santa, católica e apostólica fundada por Jesus Cristo em sua Grande Comissão, que seus bispos são os sucessores dos apóstolos de Cristo e que o papa é o sucessor de São Pedro, a quem o primado foi conferido por Jesus.O que Jesus fala sobre adoração de imagens?
“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há no céu ou na Terra” (Êxodo 20:4). O mandamento depois acrescenta: “Não te encurvarás a elas nem as servirás” (Êxodo 20:5). Mais do que simplesmente proibir os ídolos físicos, ele declara uma prioridade fundamental para todos os tempos.Onde diz que Jesus criou a Igreja Católica?
A história da Igreja Católica Apostólica Romana tem seu início por volta do ano 30 d.C, por ocasião do ministério de Jesus Cristo, que escolheu os 12 Apóstolos, com os quais edificou Sua Igreja (Mateus 16,18); dentre estes, Jesus escolheu um como principal, o "primeiro entre iguais", Simão, a quem Ele chamou Pedro, ...Por que os católicos adoram Maria?
Os católicos veneram Maria, porque Deus a escolheu para ser a Mãe de seu Filho, Jesus. Nosso amor e veneração com a Mãe do Filho de Deus encarnado já se encontram mencionados no evangelho, quando ela mesma diz: “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada.” (Lc 1,48.)Por que os evangélicos não acreditam em santos?
O culto aos santos é categoricamente rejeitado pela Igreja Protestante, por não condizer com os escritos bíblicos. Segundo a fé luterana, todo ser humano pode e deve recorrer a Deus diretamente, em oração, apenas em nome de Jesus.É certo venerar imagens?
Muitas pessoas afirmam que é errado adorar uma imagem, e essa afirmação está certa. Adorar uma imagem, como se fosse um ídolo é uma prática errada, pois só devemos adorar, em espírito e em verdade, o Divino Pai Eterno. Muito diferente de adorar é venerar uma imagem, seja de Jesus, de Nossa Senhora ou de santos.Porque os evangélicos falam que os católicos adoram imagens?
O culto cristão às imagens não é contrário ao primeiro mandamento, porque a honra que se presta a uma imagem pertence a quem nelas é representado. Isso quer dizer que se venera uma imagem não pela imagem em si, mas pelo que ela representa.Qual a religião deixada por Jesus?
A Igreja Católica Apostólica Romana possui a verdade, e a verdade precisa ser dita, ser conhecida por todos. Portanto, este trabalho, embora modesto, propõe demonstrar que a Igreja Católica é a depositária da verdade deixada por Jesus Cristo.Qual é a única igreja verdadeira?
A expressão "única igreja verdadeira" refere-se a uma posição eclesiológica, que afirma que Jesus deu sua autoridade na Grande Comissão apenas à uma igreja institucional cristã visível em particular - o que comumente se chama de denominação.É verdade que Jesus fundou a Igreja Católica?
Não. Segundo fatos da própria Bíblia, nenhuma "igreja" nos molde que denominamos ou conhecemos hoje foi criada. Quando Jesus delegou a Pedro a missão de edificar sua "igreja" ele não estava falando de uma instituição física ou secular.Porque Maria não é santa?
E a razão de Maria ter sido preservada do pecado original reside em sua vocação: ser a Mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus que assumiu nossa natureza humana e veio a este mundo para nos salvar.Porque a Igreja Católica venera imagens?
Imagens como forma de conexão e fé“Podemos, porém, venerar quem representam e aprender com elas o seu significado maior, pois os objetos sagrados são separados (consagrados) para representar o Mistério de Cristo e sua Igreja. Por isso a veneração é diferente da idolatria”, diz o teólogo.