Por que chama cama montessoriana? A cama montessoriana recebe esse nome em homenagem à pedagoga italiana Maria Montessori, criadora do método que busca estimular o desenvolvimento infantil através da liberdade e da autonomia.
A cama montessoriana é ideal para as crianças da primeira infância, que vai do nascimento até aos seis anos de idade. Ou seja, ela é adequada tanto para bebês recém-nascidos quanto para crianças que já apresentam uma certa autonomia.
Um quarto montessoriano é um ambiente cuidadosamente projetado para permitir que a criança explore, aprenda e se desenvolva de forma independente. Diferentemente dos quartos tradicionais, esse espaço é organizado de maneira a proporcionar liberdade de movimento e estimular a autonomia da criança desde cedo.
Na educação montessoriana a criança é estimulada a ser a protagonista da construção do seu conhecimento. Desta maneira, o ambiente, móveis e objetos das escolas que seguem o método são adaptados para que os pequeninos os manuseiem e se locomovam sem precisar dos adultos, o que estimula a autonomia e o desenvolvimento.
A cama casinha montessoriana é uma opção moderna, criativa, versátil, didática e segura para quem está montando o quarto dos pequenos. Seu design permite que as crianças desenvolvam suas habilidades ao explorar o ambiente, ao mesmo tempo que proporciona diversão e alegria para o mundo de imaginação dos seus filhos.
CHEGOU A CAMA MONTESSORIANA + REAÇÃO DELA AO VER *finalmente*
Porque se chama cama montessoriana?
Como funciona a cama montessoriana? Inspirada nos princípios da pedagogia Montessori, esse tipo de cama promove a autonomia e independência das crianças em seu ambiente de sono.
Montessori é um método de educação que se baseia na atividade autodirigida, aprendizagem prática e brincadeira colaborativa. Nas salas de aula que seguem o método montessori, as crianças têm a oportunidade de fazerem escolhas criativas visando ao aprendizado.
Idealizado em 1907, pela médica italiana Maria Montessori, o método montessoriano consiste na promoção da autonomia e da liberdade individual, sempre respeitando os limites do desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
O ensino montessoriano se divide em seis pilares, que sustentam desde a preparação das aulas até o tratamento individual de cada aluno. São eles: autoeducação, educação como ciência, educação cósmica, ambiente preparado, criança equilibrada e adulto preparado.
Cores claras, salas arejadas, amplas, materiais naturais, objetos culturais fascinantes e imagens interessantes na parede oferecem às crianças experiências sensoriais e intelectuais complexas.
Elementos-chave do ambiente Montessori. Natural, não sintético. ...
O que colocar embaixo da cama montessoriana? Para bebês menores, o recomendado é usar protetores ao redor da cama montessoriana, pois isso irá evitar que eles caiam ou rolem para fora dela enquanto dormem. Mesmo que a distância do chão seja pequena, esse tipo de situação deve ser evitada, claro.
Como dito antes, o objetivo é auxiliar na autonomia e no desenvolvimento cognitivo, social, emocional e cerebral de bebês e crianças, de forma segura e assertiva. Por isso, o quarto de bebê montessori ou montessoriano é recomendado a partir de um ano de idade.
Estimular a autonomia e dar liberdade para explorar o espaço: esses são os principais objetivos de um quarto montessoriano. Inspirado na pedagogia da italiana Maria Montessori, é uma maneira de construir um ambiente totalmente pensado no desenvolvimento das crianças.
De acordo com a Academia Americana de Pediatria, a hora de fazer a transição do berço para a cama é quando a altura das grades for menor que três quartos da altura da criança, o que equivale aproximadamente ao nível dos mamilos. É neste período que escalar e saltar do berço começa a ficar mais fácil.
Ele consiste basicamente em meios para criar ambientes seguros e que favoreçam a autonomia da criança. Mas qual a vantagem do berço montessoriano? Ele é um móvel com funcionalidades extras que facilitam o cotidiano dos pais, ao mesmo tempo em que tornam o ambiente mais aconchegante para a criança.
Permitir o desenvolvimento do potencial de toda e qualquer criança é o objetivo principal do método Montessori. Para alcançá-lo, é necessário organizar o ambiente para que ele proporcione os interesses naturais dos pequenos, estimule o aprendizado e respeite seu tempo e seu ritmo.
Montessori acreditava que a linguagem é inata e é da natureza dos humanos se expressar tanto oralmente quanto por meio da palavra escrita. Crianças de todo o mundo desenvolvem habilidades de linguagem aproximadamente ao mesmo tempo.
Maria Montessori era uma católica que seguia as normas desta religião, ela nasceu em Chiaravalle na Itália no ano de 1870. Ela teve grande contribuição no movimento da Escola Nova pelas técnicas introduzidas nos jardins de infância e nas primeiras séries (RUSSO, 2004).
A cama montessoriana infantil é um modelo de cama bem rente ao chão, que permite aos pequenos subirem e descerem de forma independente, sem risco de cair ou se machucar.
Os brinquedos montessori são aqueles que dependem da criança na hora da brincadeira para ganhar uma função. Eles são feitos de materiais, como madeira e tecidos naturais (de origem animal, mineral ou vegetal), são agradáveis ao tato e costumam ter cores primárias.
O processo de alfabetização pelo método montessoriano privilegia a aprendizagem por meio de jogos e estímulos sensoriais, materiais concretos e o contato da criança com a natureza.
Assim, a sala de aula Montessori é um ambiente especialmente projetado para viabilizar a metodologia, possibilitando à criança estar no mundo de forma consciente e equilibrada, sempre respeitosa. Por isso, ela é conhecida como “ambiente preparado”, e também por isso é tida como um instrumento de aprendizagem.
Método Montessori é a perspectiva educacional desenvolvida por Maria Montessori e seus colaboradores [1] a partir da observação do comportamento de crianças em ambientes estruturados e não estruturados. Seu objetivo é ajudar o desenvolvimento da vida da criança, de forma integral e profunda.
Qual era a imagem que Maria Montessori tinha da escola?
As salas de aula tradicionais eram vistas com desprezo por Maria Montessori. Ela dizia que pareciam coleções de borboletas, com cada aluno preso no seu lugar.