São Paulo, dezembro de 2022 O Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. informa que por motivos de ruptura do fornecimento do insumo farmacêutico ativo pelo fabricante, está descontinuando temporariamente a produção e comercialização do medicamento atenolol + clortalidona 50 mg + 12,5 mg e 100 mg + 25 mg – comprimido.
Na 118ª Reunião da Conitec, ocorrida em 03 e 04 de maio de 2023, o Comitê de Medicamentos recomendou a não incorporação da clortalidona para adultos com hipertensão arterial sistêmica com controle inadequado com monoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. informa que por motivos de ruptura do fornecimento do insumo farmacêutico ativo pelo fabricante, está descontinuando temporariamente a produção e comercialização do medicamento atenolol + clortalidona 50 mg + 12,5 mg e 100 mg + 25 mg – comprimido.
Pode substituir clortalidona por hidroclorotiazida?
Medicamentos que podem substituir a hidroclorotiazida incluem a clortalidona, indapamida e outros diuréticos, como os diuréticos de alça, como a furosemida.
Interromper o tratamento com clortalidona comprimido pode causar a piora da sua doença (vide "Por quanto tempo usar"). Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Dormência ou formigamento nas mãos, pés ou lábios (parestesia); Visão turva (diminuição visual); Dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, constipação, diarreia; Aumento da sensibilidade da pele à luz solar (reação de fotossensibilidade).
Você não deve usar este medicamento quando: apresentar alergia (hipersensibilidade) à clortalidona, outros medicamentos com estrutura similar (sulfonamidas, como o sulfametoxazol) ou a algum dos componentes de clortalidona comprimido (vide “Composição”). Se você acha que pode ser alérgico, informe seu médico.
Qual a diferença de clortalidona para hidroclorotiazida?
Clortalidona e hidroclorotiazida são os principais diuréticos tiazídicos. Apenas a hidroclorotiazida é um tiazídico verdadeiro. A clortalidona é considerada um "tiazídico-like'' por ser um derivado da sulfonamida que simula a ação dos tiazídicos. A meia vida dessas drogas é diferente, como visto na tabela 1.
Diuréticos de alça: seu representante mais conhecido é a furosemida, que tem ação curta e potente, mas só é prescrita em casos específicos. Poupadores de potássio: representados por fármacos como a espironolactona, costumam acompanhar anti-hipertensivos de outras classes para tratar a pressão alta.
A clortalidona comprimido contém a substância ativa clortalidona, que pertence a um grupo de medicamentos chamados diuréticos que atuam aumentando a quantidade de urina produzida pelos seus rins. A clortalidona é um diurético que reduz a quantidade de sal e de água no corpo, aumentando a quantidade de urina.
A clortalidona é utilizado para prevenir a formação de cálculos de cálcio recorrente (que geralmente são compostos principalmente de oxalato de cálcio) em pacientes com alto teor de cálcio na urina (hipercalciúria).
A furosemida é o diurético mais potente no mercado. Para se ter uma ideia, em pessoas normais apenas 0,4% do sódio filtrado nos rins sai na urina, os 99,6% restantes retornam para o sangue. Com o início da furosemida, a quantidade de sódio excretada salta para 20%, um aumento de mais de 50 vezes.
Desta forma, a losartana não deve ser a primeira opção de tratamento para hipertensão arterial nesses pacientes, sendo indicada apenas em conjunto com algum diurético, como a clortalidona ou a hidroclorotiazida.
A clortalidona pertence à classe sulfamoilbenzamida. Como não possui a estrutura benzotiadiazina dos diuréticos do tipo tiazida, é chamado de diurético do tipo tiazida.
Os efeitos colaterais mais comuns da clortalidona são pressão baixa, tontura, diminuição do apetite, desconforto abdominal, disfunção erétil, urticária ou rash cutâneo.
Qual o melhor diurético, indapamida ou hidroclorotiazida?
Há ainda a hierarquização dos diuréticos tiazídicos e similares quanto à potência diurética (e consequentemente a ocorrência dos efeitos colaterais supracitados), sendo a Clortalidona a droga mais potente, seguida pela Indapamida, e, por último, a Hidroclorotiazida.
Pode usar clortalidona e hidroclorotiazida juntos?
O protocolo atual indica a droga clortalidona (talitona) como diurético de primeira linha, mas ele pode ter sérios efeitos colaterais que podem ser evitados com outro diurético, a hidroclorotiazida (Hydrodiuril), dizem os pesquisadores.