Na Inglaterra da era vitoriana, quando um morto era velado antes de ser levado ao cemitério, todos os espelhos da casa eram cobertos com tecidos - acreditava-se que a alma da pessoa morta poderia ficar presa nos espelhos.
Por que os judeus rasgam a roupa quando alguém morre?
Orações fúnebres são recitadas em hebraico. Em seguida, sete parentes enlutados rasgam um pedaço da própria roupa em alusão ao coração dilacerado pela perda.
O que acontece com os espelhos de uma família judaica enlutada?
Desta forma uma casa enlutada, um local onde a perda de um ente querido é mais sentida, ela se torna um ímã de atração aos maus espíritos. Esses demônios não podem ser vistos a olho nu. Mas quando se olha em um espelho, pode-se ter um vislumbre de seu reflexo no fundo.
Os judeus não colocam os corpos dos falecidos em construções de alvenaria, como carneiras. O caixão precisa ser enterrado sete palmos abaixo da terra. Cada Onem joga em cima dele três pás de terra, até cobri-lo. Também repete-se três vezes “porque do pó vieste e ao pó retornarás”.
Silvio Santos morreu e cobriram os espelhos. Luto no Judaísmo - Rabino Ventura e @LADYLAW
Porque os judeus cobrem o espelho?
A lei judaica proíbe rezar diante de um espelho. Outra razão é que a função básica do espelho relaciona-se diretamente com a vaidade pessoal, e esta contraria o espírito do luto, especialmente durante os primeiros dias, quando o enlutado deve se abster de fazer a barba, cortar o cabelo, enfeitar-se, etc.
Porque os judeus cobrem os espelhos quando alguém morre?
De acordo com a tradição mística judaica, a pessoa quando morre encontra-se com o Criador. E seria indecoroso contemplar a Presença Divina ao mesmo tempo em que se observa as coisas mundanas. Fechando os olhos do falecido para o mundo físico, permitimos que ele os abra para a paz do mundo espiritual.
Porque os judeus lavam as mãos ao sair do cemitério?
Na saída do cemitério há um lavatório, onde os judeus, segundo a tradição, têm que lavar as mãos depois dos sepultamentos (netilat iadaim). De acordo com a crença hebréia, ao se lavar as mãos e a água permanecer cristalina, significa que a pessoa não derramou o sangue do falecido.
Para os judeus, na morte, a alma e o corpo, que formavam uma entidade, se separam. O corpo é enterrado e volta à matéria perdendo toda sua conexão com a vitalidade. Já a alma é eterna, e se transfere deste mundo para o próximo, um mundo inteiramente espiritual.
“Segundo o pensamento judaico, a morte não é o fim, senão o princípio. O judaísmo considera este mundo um corredor, uma preparação para o Mundo Vindouro. Este mundo futuro não pode ser compreendido plenamente enquanto a mente do homem seguir limitada a seus conceitos físicos.
O desenvolvimento motor dos pés do pequeno pode ser prejudicado ao usá-los no momento errado. Muitas vezes os sapatos dos falecidos não servem mais. Mesmo com o tamanho correto, os pés não são mais flexíveis, sendo um desafio colocar sapatos sobre eles. Sapatos não são ecológicos.
Porque os judeus não podem ser enterrados no sábado?
Depois, é colocado no caixão fechado, pois, de acordo com a tradição judaica, é um desrespeito o falecido ser velado em caixão aberto. Assim, ele deve ser sepultado o mais breve possível, para a alma conseguir repousar. Os enterros não devem ser feitos aos sábados, por ser considerado um dia sagrado de descanso.
Os parentes mais próximos jogam punhados de terra no caixão antes do término da cerimônia. Ao deixar o cemitério, os familiares devem lavar as mãos para simbolizar que a vida é mais forte do que a morte.
Qual o significado do espelho no mundo espiritual?
Revela ainda a realidade aparente, refletindo-a de forma invertida, chamando a atenção para a sua perenidade. O espelho é também um instrumento de adivinhação, juntamente com o cristal, pois permite ver para além da realidade aparente. O espelho é utilizado no julgamento das almas dos mortos na tradição indo-budista.
O meteorologista Giovanni Dolif tira dúvidas no 'Encontro' Espelhos atraem raios? Giovanni - É mito. Antigamente os espelhos tinham uma moldura metálica.
Por que não se pode ter espelho na frente da cama?
A primeira delas é que, de acordo com as regras do Feng Shui – prática que tem o objetivo de eliminar as energias negativas dos ambientes -, os espelhos em frente à cama podem refletir pensamentos negativos, estresse e preocupações. Isso pode dificultar o sono.
Quanto tempo leva para a alma sair do corpo após a morte?
Acredita-se que, para a alma sair do corpo, demora cerca de 24 horas. Por isso, recomenda-se uma espera de um dia para que o enterro possa ser realizado. Além disso, se a família optar pela cremação, é preciso esperar no mínimo 72 horas para garantir a liberação da alma e sua purificação.
O termo veio a ser usado na tradição judaica para se referir ao rei que vem restabelecer o reino de David e, assim, realizar a redenção. No judaísmo rabínico, o messias é concebido como o rei de Israel que reina durante a Era Messiânica, imaginada como um tempo futuro de paz e plenitude para toda a humanidade.
Funeral. O corpo é lavado e, dentro do possível, sepultado dentro de 24 horas após a morte. Tradicionalmente usa-se uma mortalha simples, branca, com um caixão sem enfeites ou verniz de madeira comum. O serviço fúnebre consiste na recitação da oração Kaddish em aramaico pelos parentes mais próximos e líderes religiosos ...
Os judeus costumam beijar a mezuzá de cada vez que se passa pela porta, para recordar as orações que estão contidas ali dentro e os princípios do judaísmo que elas carregam.
Os judeus ortodoxos são completamente contrários à cremação e consideram isso um insulto a Deus. Na crença judaica, a alma não se liberta até que o corpo tenha se desintegrado. Além disso, eles também levam em consideração todas as vítimas do holocausto que foram assassinadas e cremadas.
Porque não se pode entrar com roupa de cemitério em casa?
Por quê? Principalmente, Exatamente o sapato, a terra do cemitério. Isso, e a gente não sabia. Para mim, eu estava carregando monte de espíritos para dentro de casa, até quando eu descubro da contaminação do cemitério e a gente está exposto à contaminação, são micro-organismos.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias. Nós, cristãos, vemos Jesus como esse Messias. O cristão de hoje só defende Israel porque acredita que os judeus gostam de Jesus.
A lei judaica declara que aquele que está pranteando a perda de um ente querido deve remover os sapatos. Assim, caminhar somente de meias faz você parecer um enlutado, e não devemos querer nos parecer com um enlutado. Isso faz parte da atitude judaica geral quanto à morte.