Porque grande é o SENHOR e digno de louvor, mais tremendo do que todos os deuses. Porque todos os deuses dos povos são coisas vãs; mas o SENHOR fez os céus.
A expressão 'Digno de louvor' é uma declaração de adoração e reconhecimento da supremacia de Deus. No contexto cristão, louvar a Deus é uma prática espiritual fundamental, como é incentivado em Salmos 145:3, que diz que 'Grande é o Senhor e digno de todo louvor; sua grandeza ninguém pode sondar'.
Se você fabricou seu próprio Deus, é lógico que no momento de adorá-Lo sua preocupação será apenas com você e seus sentimentos. Por mais que você chame de Deus o objeto que suas mãos ou sua mente fabricaram, inconscientemente você se sentirá superior. Esse tipo de Deus está a seu serviço.
O louvor é o reconhecimento expresso de quem Deus é e Deus tem feito em nossas vidas. Quando reconhecemos o verdadeiro lugar de Deus em nossas vidas, nós o louvamos de coração.
Um dos principais efeitos do louvor é a elevação espiritual. Ao concentrar-se em palavras e músicas que exaltam o divino, o praticante pode experimentar uma sensação de paz e alegria que transcende as preocupações mundanas.
Deus Digno De Todo Louvor I Conexão Com Deus I Pr. Hernandes Dias Lopes
Qual o propósito do louvor?
Propósito. Se louvar a Deus é elogiá-lo, ou seja, engrandecê-lo através da música, o louvor tem o propósito de dar a Deus a glória da qual Ele é digno. O louvor também engrandece a Deus na nossa consiciência, e é um potente meio de ensinar e reforçar as doutrinas bíblicas por meio da música.
A adoração não apenas mostra nosso amor e nossa devoção a Deus, mas também nos dá forças para guardar Seus mandamentos. Por meio da adoração, nosso conhecimento e nossa fidelidade aumentam. Se colocarmos qualquer coisa ou pessoa acima do amor a Deus, estaremos adorando essa coisa ou pessoa.
Adorar a Deus é reconhecê-Lo como nosso Criador. Louvá-Lo significa engrandecê-Lo, exaltá-Lo, é um meio de expressarmos nossa gratidão, nossa experiência, nossa alegria e entrega.
Séculos depois, quando o diabo veio tentar Jesus para adorá-lo, Jesus respondeu: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás” (ver Mateus 4:8–10).
O louvor tem um poder explosivo porque agrada a Deus. Na realidade, louvor verdadeiro só existe quando acompanhado pela fé nos feitos do Senhor. Isaías 12:4 Direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome.
Quando louvamos a Deus estamos reconhecendo que seus feitos em nossas vidas são maravilhosos e não poderiam ter acontecido se não por Sua grandiosidade. “Ele é o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e terríveis coisas que os teus olhos têm visto”. Deuteronômio 10:21.
O verdadeiro louvor tem que ser autêntico, ou seja, verdadeiro e não fingido ... o meu louvor tem que condizer com o meu modo de vida. Vamos, então, guardar em nosso coração o Salmo 100 que diz ... "Celebrai com júbilo ao Senhor. todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dEle com canto.
O louvor é uma oferta espiritual. A Bíblia diz em Hebreus 13:15: “Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” Louvar significa agradecer a Deus pelas suas muitas dádivas.
Não é apenas uma arte de entretenimento, podendo ser definida como a arte de expressar emoções através do som. Uma vibração sonora invisível, que produz uma experiência emocional profunda. A música desperta, em quem escuta, emoções mais profundas, os conecta com suas essências e com Deus.
O louvor que a agrada Deus vem de um coração quebrantado e contrito (Sl 51.16,17) e pode ser expresso por palavras e ações. O Salmo 100.1-5 diz: “Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra. Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a ele com canto.
Salmos 34:1 Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. Mais do que um momento de celebração, o culto em agradecimento a mais um ano de vida foi um momento de reflexão e de recordação.
Formado por músicos e cantores cristãos, o grupo de louvor dentro das congregações, é antes de tudo dedicado ao louvor e adoração a Deus, ou seja, sua função principal é louvar e adorar através de música e canto.
O louvor é uma porta que nos leva à Sua presença e nos alegra com Sua Presença. “Contudo, tu és Santo, entronizado entre os louvores de Israel.” (Salmo 22.3); Louvor e adoração nos ajudam a centralizar em Deus e não em nós mesmos. Quando genuinamente louvamos a Deus, nosso coração está n'Ele e não em nossas ansiedades.
O louvor traz uma mudança de disposição. O louvor abre um poço artesiano de fé e alegria. O louvor é um dos meios usados por Deus para sua renovação interior (II Coríntios 4:16, Salmo 103:1-5). Quando você é sincero em seu louvor a Deus, o louvor é santo, agradável a Deus e poderoso.
Louvar é falar bem de Deus, seja em uma oração, seja em um hino, seja em uma conversa com o colega de trabalho. Louvor tem a ver com o que eu digo. Já adoração é algo lá dentro de mim. É uma atitude que tenho diante de Deus.