Em Êxodo 32, após o pecado do bezerro de ouro, os levitas se juntaram a Moisés na punição dos idólatras, demonstrando uma lealdade inabalável a Deus. Deus, então, os escolhe para o serviço do santuário como um sinal de sua dedicação e pureza espiritual (Êxodo 32:26-29).
Resposta: Originalmente, os filhos primogênitos eram para ter sido os sacerdotes da nação judaica, que serviriam no Tabernáculo e no Templo, e atuariam como líderes espirituais. Quando D'us poupou o primogênito judeu durante a Praga dos Primogênitos no Egito, Ele os “adquiriu” e os designou para este papel especial.
Porque Deus escolheu os levitas para cuidar do templo?
Os levitas foram escolhidos por Deus para dirigirem todo o serviço do santuário, inclusive o serviço musical. Davi, além de um grande guerreiro e rei, era um músico talentoso e escreveu a maior parte dos Salmos, que era o hinário do povo de Israel. Ele mesmo quem escolheu os cantores levitas (v.
Ele queria uma nova vida que só Jesus poderia oferecer. Ele era tão especial para Jesus, que além de ter sido chamado para ser seu discípulo, posteriormente foi escolhido para ser apóstolo (Lucas 6:15).
Por que os levitas foram escolhidos? O Dia da Consagração dos Levitas! - Números 8
Por que Deus escolheu a tribo de Levi para ser sacerdote?
Em Êxodo 32, após o pecado do bezerro de ouro, os levitas se juntaram a Moisés na punição dos idólatras, demonstrando uma lealdade inabalável a Deus. Deus, então, os escolhe para o serviço do santuário como um sinal de sua dedicação e pureza espiritual (Êxodo 32:26-29).
Então disse: — Somente levitas podem carregar a arca da aliança porque foram eles que o SENHOR Deus escolheu a fim de carregá-la e para servi-lo para sempre.
A Tribo de Levi servia deveres religiosos particulares para os israelitas e tiveram responsabilidades políticas também. Em troca, as tribos das terras eram esperadas a dar o dízimo para os Levitas, especialmente o dízimo conhecido como o Maaser Rishon ou Dízimo dos Levitas.
Porque a tribo de Levi não adorou o bezerro de ouro?
Os israelitas não fizeram o bezerro de ouro por ignorância, mas por serem 'inclinados ao mal' (ver Êxodo 32:22), pois sabiam os Dez Mandamentos e haviam prometido que fariam 'todas as palavras, que o Senhor tem falado' (Êxodo 20; 24:3–4)” (Ellis T.
“O propósito de minha aliança com os levitas era dar vida e paz, e foi o que lhes dei. Para isso, era necessário que me temessem, e eles demonstraram grande temor por mim e reverência por meu nome. Transmitiram ao povo a verdade das leis que receberam de mim.
O sumo sacerdote era o líder máximo espiritual, os sacerdotes intermediavam entre Deus e o povo, enquanto os levitas auxiliavam nas tarefas para o culto.
— O sacerdote não deverá tocar num morto porque, se fizer isso, ficará impuro. Mas poderá tocar no cadáver do pai ou da mãe, ou de um filho, ou de um irmão, ou de uma irmã solteira.
O pecado do bezerro de ouro ocasionou, portanto, a transferência das responsabilidades sacerdotais, inicialmente desempenhadas pelos primogênitos[1], por causa da semelhança de função, para os levitas. E depois para os descendentes de Aarão, os sacerdotes, "Cohen", que permaneceram fiéis ao monoteísmo.
Para os cristãos, ser levita é exercer um dom de Deus, é uma vocação exercida muito além do ato de cantar. O canto do levita é um ato de louvor e adoração, que chega ao trono do Pai. Dessa forma, quando um levita louva, ele o faz de coração, e por isso sente a presença de Deus.
1 Rel Membro da tribo de Levi, entre os hebreus. 2 Indivíduo que exercia serviços de segunda ordem, inferior aos sacerdotes da família de Aarão. 3 por ext Indivíduo religioso; padre, sacerdote.
Atualmente, entre os judeus ainda há descendentes de Levi. Mas os levitas já não podem realizar todas as funções descritas no Antigo Testamento porque o templo foi destruído em 70 d.C. No Novo Testamento, Jesus instituiu uma nova ordem. Agora, todo cristão é dedicado a Deus e chamado para O servir (1 Pedro 2:9).
Uma expressão que se tornou comum no meio evangélico é classificar o músico ou ministro de louvor como levita da casa de Deus. Assim como muitos outros termos que se popularizam sem a adequada base bíblica, o ministério levítico é bem mais amplo. Os levitas descendem da Tribo de Levi.
Na época anterior à construção do templo por Salomão, os levitas eram responsáveis pelo transporte do tabernáculo e de seus utensílios, toda vez que o acampamento se mudava para outra região.
Por que a arca tinha que ser carregada nos ombros?
Embora Deus tivesse ordenado carregar a Arca nos ombros, niguem atentou para a ordem de Deus. Colocaram a Arca num carro de Boi. Carregar a Arca nos ombros requer um sacrifício, um esforço, mas quizeram facilidade. Assim nos dias de hoje tambem, queremos facilidade e trazer a presença de Deus de qualquer jeito.
Somente os sacerdotes levitas poderiam transportar e tocar na arca, e apenas o sumo-sacerdote, uma vez por ano, no dia da expiação, quando a Luz de Shekiná se manifestava, entrava no santíssimo do templo. Estando ele em pecado, morreria instantaneamente.
Mas os levitas, segundo a tribo de seus pais, não foram contados entre eles, porque o SENHOR havia falado a Moisés, dizendo: “Somente não faça a contagem da tribo de Levi, nem levante o censo deles entre os filhos de Israel.
O sacerdote não apenas administra uma organização religiosa no âmbito pastoral e econômico, mas também alimenta e anima cada pessoa na comunidade ao ser essa presença de Cristo por meio de suas palavras e principalmente por meio de suas ações.
Os sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança em Israel; das ofertas queimadas do SENHOR e da sua herança comerão. Pelo que não terão herança no meio de seus irmãos; o SENHOR é a sua herança, como lhe tem dito.