Era necessário espalhar o sangue do cordeiro na verga e nas ombreiras das portas, a fim de proteger quem estivesse no interior durante a passagem do anjo destruidor. Somente foi prometida segurança aos que marcassem as portas devidamente.
O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga.
Jesus derramou o Seu sangue para tirar os pecados do mundo. No dia seguinte João a ver Jesus vindo a ele, e disse, Veja o Cordeiro de Deus qual tira o pecado do mundo (João 1:29). Quando o sangue é deixado fora, o pecado fica dentro. Usando o sangue de Jesus é o único jeito de livrar do pecado.
O cordeiro da Páscoa é aquele cujo sangue foi aspergido, aplicado nas portas como sinal de livramento. Não adiantava apenas ter o cordeiro, era preciso aplicar o sangue, ele devia ser colocado nos umbrais e na verga da porta, pois era o símbolo da cruz, o símbolo da salvação (veja Êxodo 12).
Êxodo 12. O ato de passar o sangue do cordeiro nas portas identificava claramente quem adorava a Jeová. Imaginem a coragem que os antigos israelitas tiveram quando obedeceram ao mandamento de passar sangue em cada porta.
(ÊXODO) VOCÊ ENTENDEU ERRADO: Sangue nos umbrais das portas, na Bíblia
O que é o umbral da porta?
Em seu contexto original, o termo se refere aos umbrais da porta de casa, que pode compreender a trave superior, ou os dois postes que ladeiam a porta. O texto bíblico ordena escrever as palavras de Deus nas mezuzot, isto é, nos batentes da porta de casa, além de mandar escrever nos portões das cidades (Dt 6,9).
Das literaturas que fazem referência ao sangue como vida espiritual ou com conotação religiosa, destaco a seguinte: "o sangue não é somente o agente da vida, é também o da salvação: o sangue do redentor, do mártir, do herói; hoje, sangue desconhecido que leva a vida para situações críticas onde o indivíduo está em ...
No quinto mandamento, Não matarás (Ex 20:13), Deus nos proíbe de causar a morte a nossos semelhantes ou de golpeá-los ou feri-los; Ele proíbe também de causar-lhes qualquer dano: em sua pessoa, em sua honra e em seus bens materiais.
Se Adão e Eva não tivessem pecado, nenhuma gota de sangue teria sido derramada. Mas, por causa do pecado, foi estabelecido o sistema sacrifical, para ensinar aos pecadores que o salário do pecado é a morte, e que o próprio Deus Se ofereceria em sacrifício a fim de tornar possível a salvação dos pecadores.
O sangue é um componente do corpo que aparece em toda a Bíblia como um importante elemento físico e simbólico. Fisicamente, a Bíblia trata do sangue como um ingrediente do corpo de seres humanos e animais. Também existe a referência a ele como o suco das frutas como as uvas.
Deus escolheu o sinal do sangue, porque nenhum outro sinal é tão eloquente para indicar o envolvimento total da pessoa”. O sangue de Jesus nos purifica totalmente.
Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, derramou seu sangue na cruz por nós para selar uma nova aliança com Deus, uma aliança de graça e de vida! O apóstolo João diz: “O sangue de Jesus, seu Filho, nos limpa de todo pecado” (1Jo 1.7).
O Sangue de Cristo é uma arma potente para a salvação da nossa vida e da nossa família, para a salvação da nossa nação e do mundo. Não há pecado algum, por mais grave que seja, que a Santa Igreja, pelo Sacramento da Misericórdia, que é a confissão, não possa perdoar.
Ele também é o anjo da morte na tradição judaico-cristã. Azrael é a forma em português para o nome árabe Azra'il (em árabe: عزرائیل). O nome literalmente significa "aquele a quem Deus ajuda". Também é conhecido como Samael ou Sariel pelos cristãos.
Onde fica na Bíblia a passagem do fluxo de sangue?
Jesus curou uma mulher que tinha um fluxo de sangue em Seu caminho para a casa de Jairo, onde também curaria a filha dele. O propósito desta lição é ajudá-lo a compreender como invocar o poder do Salvador em sua vida ao exercer fé Nele.
Por que sangue? Bem, o sangue é um ingrediente chave para trazer a expiação no sistema bíblico3. “De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão” (Hebreus 9:22, NVI).
É algo tão profundo e absoluto que é estabelecida pela Palavra do Senhor e selada com sangue. Quando Deus entra em relação de aliança com o ser humano Ele institui um pacto, um pacto de sangue, que significa pacto de vida e morte.
Deuteronômio 19:10-12 Nova Versão Internacional - Português (NVI) Façam isso para que não se derrame sangue inocente na terra que o SENHOR, o seu Deus, dá a vocês por herança e para que não sejam culpados de derramamento de sangue.
É um elemento essencial à manutenção da vida. Ele é considerado um tecido líquido que circula pelo corpo com funções como levar oxigênio e nutrientes a todos os órgãos, defender o organismo contra infecções e participar na coagulação.
O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo relacionado, entre outras funções, com o transporte de nutrientes e gases respiratórios e a defesa do organismo.
O Sangue de Cristo representa a Sua Vida humana e divina, de valor infinito, oferecida à Justiça divina para o perdão dos pecados de todos os homens de todos os tempos e lugares. Quem for batizado e crer, como disse Jesus, será salvo (cf. Marcos 16,16) pelo Sangue de Cristo.
Umbral ou ombreira é a denominação dada à laje de pedra ou peça de madeira colocada na parte inferior de uma porta sobre o piso ao nível do chão ou ligeiramente acima deste (soleira).
Elas continuam representando segurança e proteção. Na Bíblia, a palavra “porta” é citada mais de 300 vezes. O próprio Jesus Cristo diz que Ele é a porta que dá acesso ao Pai. Em nossa vida existem portas que precisam ser fechadas e outras que estão esperando para serem abertas.