A resposta é: em geral, o procedimento não é doloroso. No entanto, algumas pessoas podem experimentar sensibilidade nos dentes durante ou após o clareamento. Isso ocorre porque o gel utilizado no processo pode penetrar nos dentes e irritar os nervos temporariamente.
Isso acontece devido à região que o produto atinge. É que o gel clareador penetra pelo esmalte e vai em direção aos canalículos dentinários – um tecido logo abaixo do esmalte dentário. Essa área é repleta de nervos bastante sensíveis. Assim, qualquer sensação diferente pode provocar uma dor bem grande.
O clareamento dental é um tratamento seguro, que tem o objetivo de deixar os dentes mais claros. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o procedimento é indolor, mas pode deixar os dentes sensíveis, provocando um incômodo temporário, que desaparece em cerca de 15 dias.
O que fazer para amenizar a dor do clareamento dental?
Use o creme dental específico
Uma das principais dicas de como aliviar a sensibilidade nos dentes após clareamento (e mesmo ao longo do procedimento) é usar cremes dentais próprios para dentes sensíveis.
POR QUE O CLAREAMENTO DENTAL DÓI TANTO? O que fazer se ficar SENSÍVEL?
Qual remédio tomar para dor do clareamento?
A modificação na concentração do gel de clareamento, identificação de áreas de exposição de dentina, de restaurações infiltradas e lesões cariosas são alguns possibilidades a se considerar. Por hora , a dipirona vai ajudar.
De acordo com o dentista, dormir utilizando a moldeira de clareamento é outro erro que não pode ser cometido. Pacientes que usam o gel clareador em excesso durante a noite podem, sem querer, acabar ingerindo o produto, o que pode resultar em problemas maiores.
Logo quando a moldeira é retirada, ainda ficam restos do gel clareador nos dentes, por isso, não é recomendável que o paciente se alimente, nem escove os dentes por no mínimo 30 minutos. Para retirar os resquícios do gel, o individuo pode enxaguar a boca com água, tomando cuidado para não engolir o produto.
Qual técnica dói mais? O clareamento dos dentes costuma causar sensibilidade dentária em ambas as técnicas. O grau de sensibilidade varia muito entre diferentes pessoas. Quanto mais concentrado o gel clareador, maior o risco de sensibilidade dentária.
Quantas seringas são necessárias para clarear os dentes?
Em média são utilizadas 3 a 4 seringas para clareamento somente com moldeiras. Na técnica combinada é feita uma sessão no consultório e depois, utilização de 2 seringas com moldeiras como complemento.
Estou fazendo clareamento e estou com muita sensibilidade?
Portanto, quando a sensibilidade está muito intensa, durante ou após o procedimento, e não apresenta melhoras ao longo dos dias, você deve conversar com o profissional. Segundo a dentista, em alguns casos, é preciso interromper o clareamento para entender o que está acontecendo e priorizar a saúde e o bem-estar, ok?
O clareamento dental pode ocasionar um desconforto nas gengivas para algumas pessoas, especialmente se houver sensibilidade após o clareamento. No entanto, quando realizado de forma segura e sob a orientação de um profissional, esse desconforto é geralmente temporário e pode ser minimizado.
Quanto tempo devo ficar com a moldeira para clarear os dentes?
Para apresentar resultados, o tratamento caseiro demora 15 dias e o uso do gel e da moldeira varia de 1 a 6 horas por dia. Os tratamentos feitos em consultório exigem pelo menos 2 sessões de cerca de 1h30 a 2 horas e o gel é ativado por uma fonte de luz (LED, Laser ou associação dos dois).
Quantas sessões são necessárias para clarear os dentes?
As sessões de clareamento dental convencional variam de uma a quatro sessões, que duram em média 1h30 e o intervalo entre cada sessão deve ser de no mínimo 48 horas.
Quanto tempo dura a sensibilidade nos dentes depois do clareamento?
É essencial saber quanto tempo a sensibilidade nos dentes dura, para que você seja capaz de controlar a sua saúde bucal. Normalmente, após a realização do clareamento dos dentes, eles ficam sensíveis por 15 dias.
A melhor maneira de tratar a sensibilidade dentinária é cuidando da saúde bucal. Isso inclui escovação e uso do fio dental diariamente, agendamento de exames de rotina com seu dentista e uma dieta saudável e balanceada.
É normal sentir sensibilidade no dente depois de fazer clareamento? Sim, é normal porque o clareador abre os poros do esmalte do dente. Ou seja, regiões como a dentina, os nervos e as polpas ficam mais expostas a possíveis estímulos que causam sensibilidade, como mudanças bruscas de temperatura e acidez dos alimentos.
Caso a dor seja grande, aplique a pasta sobre os dentes com o cotonete antes de dormir, até que a sensibilidade diminua. Também são indicados, antes do procedimento clareador, pastas e géis dessensibilizantes, que formam uma proteção e são capazes de reduzir a resposta de sensibilidade.
No que diz respeito ao clareamento dental whiteness perfect, o tempo de uso costuma ser de 3 a 4 horas diárias para os géis com concentrações 10% e 16% ou uso noturno. E de uma hora por dia para os que têm concentração 22%.
Qual o melhor clareador dental? Whiteness Perfect da FGM foi premiado como melhor clareador dental de uso caseiro nos anos de 2020, 2021 e 2022. Contudo, clareadores das marcas Ultradent, SDI e BM4, também oferecem excelentes resultados estéticos.