As tintas mais fáceis de usar em vidro incluem tinta spray, tinta acrílica, tinta para vidro resistente ao calor, verniz vitral, tinta de tecido e tinta lousa. Cada uma destas tintas tem suas próprias características e vantagens.
Tinta acrílica: possui uma boa variedade de cores, é de fácil aplicação, possui secagem rápida e é facilmente encontrada. Esmalte: essa tinta possui um acabamento brilhante e evita marcas de pincel. Tinta para vidro resistente ao calor: ideal para quem quer pintar vidros que serão usados com líquidos quentes.
A tinta esmalte acrílico adere a uma ampla variedade de superfícies, incluindo o vidro, e forma uma carapaça dura que ajuda a garantir que sua cor permaneça correta.
Se a ideia é pintar um objeto pra uma área descoberta, a tinta esmalte vitral é a ideal. Isso porque é resistente a chuvas e lavagens. Além disso, você consegue achar com acabamentos fosco, acetinado e brilhante.
A diferença, no entanto, está em sua composição: suas resinas acrílicas conferem alta impermeabilidade ao produto, tornando-o mais resistente e especialmente indicado para ambientes externos e áreas molhadas, como a cozinha e o banheiro.
A tinta branca lavável (ou da cor que você preferir) Suvinil Toque de Luz proporciona essa possibilidade. Ela possui acabamento semibrilho, que deixa o ambiente mais iluminado, realça a cor escolhida e a decoração. A Suvinil Toque de Luz é uma tinta muito fácil de limpar.
A tinta acrílica é fácil de aplicar e seca rapidamente. Tenha em mente que a tinta acrílica pode deixar uma camada grossa sobre a superfície do vidro, o que pode fazer com que a tinta saia com mais facilidade se houver qualquer contato brusco.
O Esmalte Suvinil Multissuperfícies é uma tinta de qualidade que pode ser usada em superfícies internas e externas, feitas de azulejo, pastilha, madeira, metal e vidro.
Olha só, essa tinta é ideal pra várias superfícies. Você pode aplicar em madeira, MDF, plástico, isopor e espuma. Ela ainda é boa pra EVA e tecidos como o feltro. Também dá pra pintar vidros, mas não pode molhar eles depois de acabar, ok?
Outra aplicação surpreendente da tinta PVA é a pintura em vidro. Com sua capacidade de aderir ao material, a tinta PVA possibilita a criação de obras de arte em superfícies transparentes, como copos, potes e garrafas.
Sendo necessária a utilização de um vidro temperado e pintado ao mesmo tempo, é preciso serigrafar o vidro ou temperá-lo antes do processo de pintura a frio. Uma das vantagens do vidro pintado a frio é a economia, pois o material é cortado na medida exata e pintado depois, sem desperdício de vidro ou de tinta.
Para superfícies com formatos irregulares e peças menores, a tinta spray é uma das mais indicadas na hora de fazer pintura em vidro. Mas, esse tipo de tinta certamente também pode ser utilizado para fazer a pintura em superfícies maiores. A tinta spray para vidro tem fácil aplicação.
Os vitrais adesivos jateados também podem ser colocados em locais como boxes de banheiro, facilitando até mesmo a limpeza do local, já que dispensa limpa-vidros - estes podem ser substituídos facilmente por detergente neutro e um pano úmido.
É um tipo de plástico fabricado a partir de um monômero de metacrilato de metilo em pó ou de xarope. Sua formação ocorre a partir do aquecimento em folhas ou tubos, por meio de um catalisador de polimerização.
O vitral (da língua francesa vitrail) é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos, que geralmente representa cenas ou personagens. É um dos elementos arquitetônicos característicos do estilo gótico. O vitral originou-se no Oriente por volta do século X.
As cores do Esmalte Vitral são opacas e brilhantes e apresentam ótima cobertura. Todas as cores são miscíveis entre si. Aplica-se com pincel de pelos suaves curtos ou redondos, espalhando ou gotejando sobre as peças limpas e desengorduradas. São auto-nivelantes.
O Window Marker é o marcador ideal para decorar vidros, janelas e vitrines. Sua tinta é de fácil remoção, não manchando nem marcando a superfície em que foi utilizado.
A tinta resistente à água é à prova de manchas. Quando a umidade ou a água entram em contato com tinta da impressora ou cópias impressas, ela não mancha ou borra. Quando se trata de tinta pigmentada, ela é resistente à água por sua natureza e característica de construção.
A tinta epóxi é usada para pintar azulejos e pisos. Trata-se de um produto que contém resina e protege o ambiente contra a umidade, o que facilita a higienização de áreas úmidas, devido à resistência à água.