pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
'Esvaziar' significa 'tornar vazio'. Precisamos desocupar nosso interior para sermos cheios da presença do Espírito de Deus em nossas vidas. Ser humilde de espírito é ser uma pessoa que se esvazia de si mesmo.
Jesus Cristo “esvaziou-se a si mesmo”, isto é, assumiu uma atitude baseada unicamente no amor, sem nenhum interesse pessoal. Essa é a verdadeira atitude diante de Deus Pai. Por isso, Deus Pai o exaltou, ressuscitando-o dos mortos e colocando-o no posto mais elevado, conforme Fl 2, 9.
“A nós mesmos nos esvaziarmos” e “a nós mesmos nos humilharmos”, basicamente, é a desistência de nós mesmos; é chegarmos à conclusão de que é impossível para nós, por nós mesmos, agradarmos a Deus.
A frase 'Me esvazio de mim mesmo, pois eu já não me pertenço, fui comprado pelo sangue do Cordeiro' faz referência direta ao sacrifício de Jesus, que, segundo a teologia cristã, redimiu a humanidade através de seu sangue.
Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim. Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
Essencial esta indicação. Não é possível colocar nenhum líquido em uma vasilha que já está cheia. Para colocar nela um outro líquido é preciso antes esvaziar o conteúdo que está na vasilha. Só depois é possível encher novamente.
O apóstolo Paulo destaca várias características que os cristãos precisam ter em si e praticar, afim de encherem-se do Espírito Santo de Deus. Ser cheio do Espírito Santo é viver de forma santa, sincera, íntegra, justa e humilde para com Deus, caminhando com Ele todos os dias!
O que a Bíblia fala sobre se encher do Espírito Santo?
Segundo, há uma forma de sermos cheios do Espírito para a qual há condições. É isso que encontramos em Efésios 5.18. Não é algo pelo qual você ora, mas uma ordem à qual obedece. É claro na língua original do Novo Testamento que o significado desse versículo é: “Sejais continuamente cheios”.
Kenosis (ke/nwse - ekénose, ekenõsen) é um conceito na teologia cristã que trata do esvaziamento da vontade própria de uma pessoa e a aceitação do desejo divino de Deus. É encontrado no novo testamento como o esvaziamento de Jesus.
Além disso, o Espírito Santo nos purifica ou santifica, a fim de preparar-nos para habitar na presença de Deus. O Espírito Santo purifica o coração de tal forma que nos faz perder o desejo de praticar o mal. Há uma diferença entre o Espírito Santo e o dom do Espírito Santo.
A regra é clara para quem quer seguir Jesus: RENÚNCIA e CRUZ. Ninguém é obrigado a seguir Jesus, Ele não diz que todos têm de seguí-lo, a regra é para os que querem ir com Ele, fazer parte do seu grupo. . Renunciar a si mesmo não é autonegação, automutilação e autodesprezo, como alguns de forma errada pensam.
O que nos impede de sermos cheios do Espírito Santo?
Não podemos nos encher com as coisas do mundo, com as redes sociais, com a maledicência, com a fofoca... independente do que seja, não podemos deixar que todas essas coisas ocupem o lugar do Espírito Santo, temos que deixar nossas razões de lado e seguir a Palavra, o Evangelho, seguir Jesus Cristo, precisamos ser ...
Porque nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum de nós morre para si mesmo. Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e, se morremos, também é para o Senhor que morremos.
O apostolo Paulo diz; “Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne antes a alimenta e sustenta como também o Senhor à igreja” Ef. 5. 29. Amar a si mesmo é o primeiro cuidado que devemos cultivar em nossa vida.
Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!” Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará.
Porque Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo?
Pois, em Cristo, Deus estava reconciliando consigo o mundo, não levando mais em conta os pecados das pessoas. E ele nos deu esta mensagem maravilhosa de reconciliação. Agora, portanto, somos embaixadores de Cristo; Deus faz seu apelo por nosso intermédio.
Existem sete coisas que o SENHOR Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.
Renunciar a si mesmo significa dar fim aos desejos pessoais, oferecer-se para ir aonde o Senhor quiser e dedicar-se completamente a realizar a vontade dEle. Também quer dizer tomar a sua cruz – a sua missão – e segui-Lo. Agora, grandiosa será a recompensa na eternidade.
E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará.