Porque em ti está o manancial da vida na tua luz veremos a luz?
9 Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz. 10 Estende a tua benignidade sobre os que te conhecem, e a tua justiça sobre os retos de coração. 11 Não venha sobre mim o pé dos soberbos, e não me mova a mão dos ímpios. 12 Ali caem os que praticam a iniquidade; cairão, e não se poderão levantar.
“Em ti está a fonte da vida e na tua luz vemos a luz” (Sl 36,10). Ao entardecer de mais um ano, queremos ver os acontecimentos e a nossa vida à luz da luz que vem de Deus.
O salmo inicia descrevendo a presença do mal na vida das pessoas, “O pecado fala ao perverso lá no fundo do seu coração. O perverso não aprende a temer a Deus. Ele se julga muito importante e pensa que Deus não descobrirá o seu pecado e não o condenará” (v. 1 e 2).
#SALMO 36. Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz. Salmos 36:9
O que significa manancial da vida?
O conceito de manancial como metáfora
Se considerarmos que um manancial proporciona água e a água é a substância fundamental para a vida, o manancial se torna uma imagem perfeita para transmitir ideias sugestivas. Nesta linha, fala-se do manancial da vida, do amor, da eterna juventude e da sabedoria.
Salmo 36, escrito por Davi e encaminhado ao mestre de canto, frisa o contraste entre a fidelidade e benignidade de Deus e a iniquidade e insolência do homem pecador. No cabeçalho deste Salmo, como também no Salmo 18, Davi é identificado como servo do Senhor.
O salmista está dizendo que Deus é o nosso abrigo, nossa fortaleza, nossa força, nosso poder e nosso socorro sempre presente. Ele não irá a lugar algum e estará sempre conosco. Portanto, não temos que deixar o temor nos sufocar e nos paralisar.
O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.
No entanto, a água desses reservatórios não é própria para o consumo humano, ou seja, não é potável. Vários poluentes ou microorganismos patogênicos podem ser encontrados nas águas dos mananciais.
O que significa manancial de águas vivas na Bíblia?
O livro de Jeremias apresenta-nos três revelações divinas: o manancial de águas vivas, que se refere ao suprimento inesgotável de Deus Pai; o Renovo de justiça, que é Cristo, e a nova aliança, que é o acordo que Deus fez com Seu povo mediante o Espírito.
Ser luz do mundo significa ter uma vida que glorifica a Deus e que leva outras pessoas a seguir Jesus. O simples fato de você se interessar por receber mais de Deus já faz de você alguém que glorifica a Ele.
Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti. Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti o SENHOR virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.
“Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro, onde brilha para todos” (Mt 5,14-15).
O que Davi estava passando quando escreveu o Salmo 23?
O Salmo 23 (ou, pela numeração da Septuaginta, o Salmo 22 não padronizado de acordo com biblia judaíca) é atribuído ao Rei David, conforme a tradição judaica, David teria escrito este salmo quando estava cercado num oásis, à noite, por tropas de um rei inimigo, daí o Salmo inserir tamanha confiança na Providência ...
É o povo que descansa no Senhor, como ovelhas no aprisco. O Salmo 23 nos leva à reflexão de como descansar, mesmo sob pressão. Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época. Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial.
Ao longo desse hino, Davi ensina alguns fatos importantes: (1) A fragilidade da vida de todos os homens. Davi buscou mais entendimento sobre a brevidade da vida: “Dá-me a conhecer, SENHOR, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade.
Quando ficou claro que todos tinham muito medo de lutar, Davi se voluntariou para enfrentar Golias. Foi dito a Davi que não havia como derrotar Golias — ele era muito jovem. Mas ele sabia algo que os outros não sabiam: sua força não vinha de seu corpo, mas de seu Deus.
Mais quatro mananciais estão com o armazenamento estável: Alto Tietê (18,9%); Guarapiranga (63%); Rio Grande (85,4%) e Rio Claro (38,5%). No Alto Cotia, houve queda com o nível passando de 40,8% para 40,7% da capacidade de operação.
Manancial de abastecimento público é a fonte de água doce superficial ou subterrânea utilizada para consumo humano ou desenvolvimento de atividades econômicas. As áreas contendo os mananciais devem ser alvo de atenção específica, contemplando aspectos legais e gerenciais.
As fontes de água usadas para abastecimento são conhecidas como mananciais e podem ser rios, lagos, ou represas – também chamados de fontes superficiais ou poços subterrâneos.