A educação ambiental deve ajudar a desenvolver uma consciência ética sobre todas as formas de vida com as quais compartilhamos este planeta, respeitar seus ciclos vitais e impor limites à exploração dessas formas de vida pelos seres humanos.
Qual é a importância de estudar educação ambiental?
A importância de pensar na educação ambiental
Isso é fundamental, porque o impacto do homem nos ecossistemas gera problemas, como desmatamento, poluição, escassez de recursos, perda de habitat para os animais, extinção de espécies e geração de resíduos poluidores e contaminantes.
Qual é o principal objetivo da educação ambiental?
A Educação Ambiental compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Qual a importância da educação ambiental para a formação profissional?
A educação ambiental possibilita a construção do pensamento crítico consciente que fomenta uma nova postura do homem perante o meio ambiente que ela está inserido, o homem passa a ter a percepção que pode manter uma relação positiva com os bens existentes na natureza e mais, consegue construir pontes entre os seus ...
Fortalecimento de uma mentalidade centrada no meio ambiente; Incentivo de ações que diminuam o aquecimento global; Refletir sobre atitudes prejudiciais ao meio ambiente; Incentivar a sociedade sobre consciência ecológica.
“A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos.
Qual o principal papel da educação ambiental nos dias atuais?
Assim, inserir a educação ambiental nas escolas é capacitar estudantes com pensamento crítico para que saibam se posicionar sobre as questões que envolvem a relação com o meio ambiente e que, certamente, impactarão a sociedade a longo prazo.
O que a educação ambiental busca desenvolver nos indivíduos?
Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação.”
A educação ambiental é muito ampla, se estendendo por vários conceitos relacionados ao meio ambiente, como sustentabilidade, regeneração, circularidade, reciclagem, preservação, conservação, biodiversidade, flora e fauna, entre outros assuntos.
Conforme a PNEA, são objetivos fundamentais da educação ambiental: o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos; a garantia de democratização ...
A educação ambiental na escola exerce uma função de destaque na formação de cidadãos do futuro. O motivo é que esse conhecimento ajuda a desenvolver uma consciência sustentável desde cedo, transformando os estudantes em agentes de mudança capazes de construir um mundo mais verde.
Qual a importância da educação ambiental no currículo escolar?
A inserção da Educação Ambiental no currículo escolar tem por finalidade levar os estudantes a compreender determinados conceitos relacionados ao meio ambiente, a sustentabilidade, a preservação e a conservação do ambiente onde o indivíduo está inserido de forma consciente e crítica, fortalecendo práticas diárias no ...
A realização desses estudos é fundamental para garantir a proteção do meio ambiente e da saúde humana, e para evitar problemas futuros, como danos ambientais, prejuízos financeiros, e conflitos socioambientais.
A educação ambiental traz mudanças de mentalidade em relação às escolhas que fazemos em nossa vida, levando em conta nossa relação com a natureza. Ela traz opções de vida mais saudáveis e equilibradas, conosco, com os outros e com o ambiente, a começar pelo local de trabalho e doméstico.
Qual a importância da educação ambiental no ensino fundamental?
Ela é a base para a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com a preservação do meio ambiente e com a construção de um futuro sustentável. Nas salas de aula do Centro de Estudos, a Educação Ambiental vai muito além de discutir os problemas ambientais atuais.
Como o professor deve trabalhar a educação ambiental?
O professor pode pedir ao aluno refletir sobre o espaço ao seu redor, para identificar a poluição que os cercam, com o intuito de promover o debate sobre alternativas de preservação ambiental. Pode ser usado como material de apoio para as aulas, notícias de jornais ou revistas sobre temas ambientais.
Enfim, a educação ambiental desperta no discente a consciência de preservação e de cidadania. O ser humano deve passar a entender, desde cedo, precisa cuidar, preservar e que o futuro depende do equilíbrio entre homem e natureza e do uso racional dos recursos naturais.
Qual o objetivo de trabalhar o meio ambiente com os alunos?
Trabalhar o Dia do Meio Ambiente na escola é uma oportunidade de apresentar às crianças essa realidade e incentivá-las a preservar os recursos naturais, para construir um futuro mais saudável e com consciência ambiental.
E esse é o grande desafio colocado para a Educação Ambiental: a sensibilização para ações de transformação objetiva, em que os esforços sejam síncronos e conjuntos, uma vez que não podem ser realizados isoladamente.
Para tanto, a Educação Ambiental mostra-se um instrumento necessário e modificador, visando a melhorar a relação do homem com a natureza, promovendo reflexões acerca dos problemas ambientais e mostrando que a qualidade de vida e as futuras gerações dependem de um desenvolvimento sustentável.
“Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltados para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.