Sobrecarga, lesões, traumas e fissuras nas articulações e ossos são alguns exemplos dos problemas que podem ser indicados pelos estalos, assim como a artrose, doença que ataca as articulações desgastando a cartilagem que cobre as extremidades dos ossos e danifica os ligamentos.
Mas, os estalos que ocorrem de maneira sutil e com uma frequência normal não são sinais de alerta. Vale ainda destacar que é preciso observar com mais atenção quem já tem idade mais avançada. Isso porque, o passar do tempo também tem impacto em nosso corpo e as articulações se desgastam.
Quando os estalos aparecem com freqüência, pode ser da artrose. “Com o passar do tempo, as articulações vão se desgastando e fazem sons causados pela perda da cartilagem lisa e formação de rugosidades em sua superfície articular”, diz o especialista.
Em vez de tentar “aliviar” constantemente as articulações, alongue cuidadosamente os músculos; isso pode melhorar a tensão, eliminando a vontade de estalar. Faça movimentos controlados e lentos, respirando fundo durante os alongamentos.
O ato de estalar não faz mal, quando ocorre ocasionalmente ou espontaneamente, mas quando repetido com freqüência e com força na articulação estressam consideravelmente os tendões, cápsulas, cartilagens e ligamentos.
Articulações desgastadas (artrose/artrite) fazem sons pela perda da cartilagem lisa articular. As superfícies das juntas ficam mais ásperas e barulhentas. Os barulhos não são necessariamente sinais ruins! Se houver dor ao estalar uma junta um médico ortopedista deve ser consultado.
Para isso, recomenda-se o uso de medicamentos (anti-inflamatórios e/ou condroprotetores), fisioterapia e prática de atividades físicas que promovam a perda de peso e fortalecimento muscular.
Mas fique tranquilo: aquele estalo durante o ajuste da coluna vertebral é completamente normal. Durante o ajuste das vértebras, sua articulação é submetida a uma tração rápida e suave, e você pode ouvir um estalo. Isso é causado por uma pequena bolha no fluido que envolve as articulações, chamada de líquido sinovial.
Sobrecarga, lesões, traumas e fissuras nas articulações e ossos são alguns exemplos dos problemas que podem ser indicados pelos estalos, assim como a artrose, doença que ataca as articulações desgastando a cartilagem que cobre as extremidades dos ossos e danifica os ligamentos.
procure um profissional que seja quiropraxista ou osteopata . Eles são os mais indicados . A Terapia manual é um conjunto de técnicas utilizadas para prevenir e tratar as mais variadas disfunções. Quem trabalha com ajustes "estalar as articulações" são os osteopatas e ou quiropraxistas.
Estalos nas articulações fazem mal? Devo me preocupar? Não. Os estalos nas articulações, ou crepitação articular, não são um problema de saúde e não devem trazer preocupações aos pacientes, desde que não sejam frequentes ou acompanhados de dor ou “fisgada”.
Carvalho conta que, se o barulho do estalo nas articulações é frequente, ou vem acompanhado de algum tipo de incômodo ou dor, o ideal é procurar imediatamente um médico especializado. “Este rangido pode ser ocasionado por problemas de artrose, artrite, sinovite e condromalácia patelar, por exemplo”, revelou.
Os estalos, por mais altos ou frequentes que sejam, não tendem a desenvolver danos graves. Porém, todo excesso, por mais que não seja doloroso, pode eventualmente ocasionar um problema sério no tecido mole da articulação.
Os estalos no pescoço são recorrentes para quem deseja aliviar dores e tensões, mas têm sérios riscos à saúde e podem ser cessados com acupuntura e fisiatria. Muitas pessoas, no entanto, desconhecem os possíveis riscos dessa prática, que pode ser um sintoma de diversos tipos de distúrbios osteoarticulares.
No momento em que a pressão passa, a musculatura em volta da articulação relaxa, e isso confere a sensação de alívio na região. Por conta disso, várias pessoas acreditam que o estalo é uma forma de tratamento para dores na coluna.
Os ligamentos são como cordas que amarram os ossos, e o líquido faz seus dedos se dobrarem deslizando um osso sobre o outro. Quando você estala os dedos, a articulação estica muito e os gases existentes ali acabam se soltando do líquido, produzindo o barulho que a gente escuta!
Manter uma boa postura ao sentar, ficar em pé e realizar atividades diárias pode ajudar a distribuir uniformemente o peso e reduzir a pressão sobre as articulações. Evitar movimentos repetitivos excessivos: Se envolver em movimentos repetitivos excessivos pode aumentar o desgaste nas articulações.
A fibromialgia é caracterizada por sono inadequado, fadiga, névoa mental, dor e rigidez generalizada nos tecidos moles, incluindo músculos, tendões e ligamentos. Sono inadequado, estresse, distensões, lesões e, possivelmente, certas características da personalidade podem aumentar o risco da fibromialgia.
Vitamina C: Contribui para a formação do colágeno, uma proteína importante para a saúde dos tecidos conjuntivos. Ajuda na reparação e regeneração das cartilagens, sendo encontrada em frutas cítricas, morangos, pimentões e vegetais verdes.
A resposta é não. Segundo uma publicação da Harvard Medical School, diversos estudos compararam pessoas que estalavam os dedos com outras que não tinham esse hábito. Ao final do acompanhamento, não houve relação entre estalar e o desenvolvimento de artrite.
Exames de imagem podem auxiliar na detecção da artrose, sendo eles: Raio X: Mesmo que a cartilagem não seja visível no raio-x, a perda é revelada pela redução do espaço articular entre os ossos de seu conjunto. Também é capaz de mostrar a presença de osteófitos ao redor da articulação.