Se as serpentes não existissem ou fossem extintas, faltaria alimento para alguns animais e infestação de outros. Lembre-se: vivemos no mesmo mundo e precisamos preservar todos os demais para continuarmos aqui. A saúde da humanidade depende diretamente da saúde dos animais e da saúde do meio ambiente: é a Saúde Única!
As serpentes vivem predando os animais que formam a base da cadeia alimentar, como roedores, pássaros, morcegos, peixes e até moluscos. "Elas são mesopredadores, o que significa que tanto servem de alimento para os predadores de topo quanto consomem os que estão abaixo.
Caso não existissem cobras faltaria alimento para algumas aves e a probabilidade de haver uma infestação de ratos era maior, fazendo estes animais parte do ecossistema das matas e dos espaços verdes no qual desempenham um importante papel no seu equilíbrio, quer através do controlo de pragas e como da propagação de ...
Mas as cobras são essenciais para o equilíbrio ecológico de diversas maneiras. Uma delas está associada à diminuição de doenças transmitidas pelos ratos, já que estes fazem parte da sua alimentação.
Sua história é encontrada no livro de Gênesis. A serpente foi o animal mais astuto que Deus criou. Disfarçado na aparência deste animal estava o próprio Satanás. Ele se posicionou na árvore do conhecimento do bem e do mal.
Existem mais de três mil espécies de cobras no planeta e elas são encontradas em todos os lugares, exceto na Antártida, Islândia, Irlanda, Groenlândia e Nova Zelândia.
História 2: Ao tentar matar uma serpente, se ela não morrer, ela voltará para se vingar. Fake de novo! As serpentes não têm essa capacidade de lembrar da sua carinha e nem têm esse desejo de vingança, pode ficar tranquilo! Mais uma vez: elas só vão atacar caso se sintam ameaçadas.
Uma serpente com oito a dez anos já está ficando idosa, às vezes adoece, começa a diminuir a alimentação e para de engordar. Jararacas vivem em média nove ou dez anos. Cascavéis podem chegar a 15 anos em média.
São carnívoras e se alimentam dos mais variados animais, desde aranhas e insetos, até vertebrados como roedores e anfíbios. Portanto, elas têm importante papel no equilíbrio ecológico, sendo co-responsáveis pela manutenção do tamanho de certas populações de pragas e servindo de alimento para mamíferos e aves.
Numa relva curta as cobras e serpentes sabem que estão muito mais expostas aos predadores, e por isso evitam-na. Evite regar demasiado a relva. A humidade atrai vermes, minhocas, rãs, lesmas e outros insetos que são alimento de cobras, serpentes e outros répteis. Pode os arbustos e as árvores.
De forma geral, porém, todas as espécies de cobras têm um hábito alimentar em comum. Todas as cobras são carnívoras. Isso significa que a necessidade energética e nutricional desses bichinhos só pode ser suprida por meio do consumo de outros animais.
No capítulo 3 do livro do Gênesis temos, nos versículos 14 e 15, a maldição da serpente. Deus diz, então, que a cobra será o mais amaldiçoado dos animais silvestres e que, assim, passará a andar arrastando-se sobre o ventre. Antes dessa maldição cobra tinha pernas?
A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.
É importante lembrar que as serpentes só atacam se se sentirem ameaçadas ou se forem provocadas. Por isso, é importante tomar algumas medidas de precaução para evitar encontros indesejados com esses animais.
Aves de rapina como águias, falcões, corujas e aves secretário se alimentam de serpentes, assim como seriemas e emas. Embora muitas aves ocasionalmente se alimentem de serpentes, as espécies verdadeiramente especializadas são raras: todas pertencem ao grupo das aves de rapina.
O mês de maio é conhecido na nossa região também como o “Mês das Cobras”. Com certeza você já ouviu isso de algum parente mais idoso. A percepção popular é de que as serpentes seriam vistas com mais frequência nesse período.
A picada de cobra é muito dolorosa e, caso a serpente seja venenosa, a preocupação aumenta: além de dor e inchaço no local, podem ocorrer sangramentos em outras partes do corpo, dores musculares e alguns sintomas neurológicos, como visão dupla e pálpebras caídas, dependendo do gênero da serpente.
Queimada Grande é a segunda ilha com maior densidade populacional de cobras no planeta. Três mil cobras numa área de 430 mil m². Ou seja, 143 cobras a cada mil m².
Desde 1997, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) permite criar serpentes não peçonhentas como animal de estimação no Brasil. Mas, para ter uma delas em casa, é preciso que o animal seja comprado em criadores legalizados e com registro no Ibama.
A Drymarchon Corais é conhecida por devorar outras serpentes, além de ovos e pintinhos em galinheiros de fazendas. A cobra pode chegar a até 3 metros de comprimento.