Essa técnica é comumente empregada para tratar lesões dermatológicas, eliminar verrugas, interromper sangramentos ou remover áreas patológicas. Dependendo da necessidade, a cauterização pode ser realizada utilizando métodos químicos, elétricos ou térmicos, cada um com suas particularidades e indicações.
O procedimento de cauterização do colo do útero normalmente é realizado em mulheres que tenham sofrido lesões uterinas causadas pelo HPV, bem como infecções vaginais, alterações hormonais, sangramento excessivo ou corrimento após as relações sexuais.
A cauterização é um dos tratamentos para que a lesão não progrida e evolua para um câncer de colo de útero no futuro. Estima-se que 25% das mulheres sexualmente ativas estejam infectadas pelo vírus HPV, que pode ser transmitido pelo contato direto com a pele nas relações sexuais.
A principal função da cauterização no cabelo é restaurar a saúde e a vitalidade dos fios de cabelo que tenham sido danificados por procedimentos químicos, exposição a elementos externos, calor excessivo, ou outros tipos de agressões capilares.
“A cauterização reconstrói a massa capilar, recupera as fibras e a elasticidade. Ela dá um efeito de saúde aos fios e alinha também as estruturas capilares, deixando o cabelo mais 'domado' e livre de frizz”, explica Kamura. Após a cauterização no cabelo, ele fica mais forte, alinhado, brilhante e macio.
Para quem é indicado a cauterização capilar? O tratamento é indicado para pessoas que tiveram o cabelo danificado por química, estão com os fios frágeis, quebradiços e cutículas abertas.
A cauterização do colo do útero é um tratamento feito pelo ginecologista, indicado nos casos de feridas no útero provocadas por HPV, alterações hormonais ou infecções vaginais, por exemplo, assim como em casos de corrimento ou sangramento excessivo após o contato íntimo.
Embora a cauterização química seja um procedimento minimamente invasivo, ainda assim pode causar uma ruptura na pele, deixando-a exposta e propensa a infecções.
Quantos dias tem que ficar de repouso depois da cauterização?
Depende da quantidade de lesões, mas geralmente pode voltar as atividades habituais no mesmo dia ou no dia seguinte. Converse com o seu urologista sobre o tempo recuperação da cauterização. Não há restrição de alimentos.
Como é feito o tratamento? De modo geral, as feridas não necessitam de tratamento. No entanto, quando se trata de lesões de alto grau que podem progredir para câncer, o indicado é a realização de um procedimento cirúrgico conhecido como cirurgia de alta frequência (CAF) ou conização.
As feridas no colo do útero podem ocorrer por: _alterações hormonais ao longo da vida reprodutiva da mulher decorrentes principalmente da ação do hormônio estrogênio. _pílulas anticoncepcionais com altas doses de hormônios.
Quais são os cuidados após a realização da cauterização do colo uterino? A região cauterizada pode ficar mais sensível, sendo comum o surgimento de dor local, sangramento ou corrimento após a cauterização.
Quanto tempo demora para cicatrizar uma cauterização no útero?
Quanto tempo demora para cicatrizar? Esse é um procedimento simples, no qual não é necessário realizar repouso, apenas abstinência sexual por 24 a 48 horas. Em torno de três a quatro semanas após o procedimento, já é possível observar a redução da área de ferida no colo do útero.
A ferida no colo do útero, também chamada de ectopia cervical, é a presença do revestimento do interior do útero no colo uterino, podendo causar sintomas como corrimento branco ou amarelado, sangramento vaginal ou dor no pé da barriga.
Quantos dias de atestado para cauterização no colo do útero?
Sua recuperação é rápida e demanda poucos cuidados, o ferimento cicatriza em até 15 dias e não necessita de pontos. Por isso, o paciente pode retomar suas atividades no mesmo dia, apenas recomenda-se não se expor ao sol no local do procedimento por pelo menos dois meses.
Um dos sinais de infecção por HPV são algumas verrugas dolorosas nos órgãos genitais, que podem estar isoladas ou agrupadas. Além disso, se você tiver essa infecção, o pênis, vagina, ânus, vulva, colo do útero podem ficar irritados e coçando, e podem aparecer lesões nos genitais, assim como na garganta e na boca.
Eletrocauterização (cauterização elétrica): nessa técnica o calor elimina a lesão genital, sendo utilizado um aparelho que emite ondas elétricas (eletrocautério). O uso da energia elimina as células superficiais do epitélio e impede que haja a proliferação do vírus HPV para camadas mais profundas da pele.
A quantidade de sessões de cauterização de condilomas, depende de cada indivíduo e do tipo de vírus causador. Algumas lesões, desaparecem em única sessão. Outras, precisam de repetição. Não existe uma regra em relação ao número de sessões.
Esse procedimento pode ser realizado no próprio consultório do médico ginecologista e, com a aplicação de anestesia local, ele se torna indolor. Entretanto, é normal que algumas mulheres sintam algum tipo de desconforto no momento em que o ginecologista está efetuando a cauterização.
Cauterização contém formol? Não! O formol é uma substância usada, normalmente, em escovas progressivas e métodos alisantes. Sua principal ação é na fibra capilar – ele ataca as pontes de dissulfeto, responsáveis por dar a forma natural dos fios.
AUSENCIA DE FLUXO MENTRUAL; NÃO TER RELAÇÃO SEXUAL 48 HORAS ANTES DO EXAME. NÃO ESTAR UTILIZANDO NENHUMA MEDICAÇÃO VAGINAL. LEMBRE-SE: NUNCA REALIZAR DUCHA HIGIÊNICA.