A inflamação faz parte do processo inicial de cicatrização normal da pele. Dessa forma, é normal e esperado que haja algum grau de vermelhidão, dor, desconforto e inchaço local. Em um período inicial forma-se um tecido cicatricial mais rígido, fibroso, com consistência mais endurecida.
Ela é uma cicatrização interna de um tecido formado por colágeno, que está presente em cada local que a cânula da lipo passou, entre a pele e o músculo. A fibrose deixa a pele com uma aparência irregular e endurecida.
Bom dia, é normal apresentar áreas mais endurecidas, você tem pouco tempo de pós operatório. Fique tranquila, continue com as drenagens, ultrassom ajuda muito e retorne no seu médico!
O endurecimento ao redor de uma ferida cirúrgica pode ser normal ou pode sinalizar alguma complicação local, atrasando a cicatrização. Essa região precisa ser examinada por um cirurgião para ver se é necessário algum tratamento ou exame específicos.
No caso da lipo, pode durar um pouco mais que os outros. Geralmente, o inchaço desaparece entre 4 a 6 semanas, podendo perdurar ainda por cerca de 6 a 8 meses. Tudo vai depender dos cuidados que forem tomados depois da lipoaspiração.
Clube da Plástica: O abdome ficou duro após a cirurgia plástica?
Quanto tempo leva para a pele cola depois da lipo?
O tempo é variável entre 10 a 20 dias, dependendo do volume da lipoaspiração e da sua localização. Volumes grandes e áreas extensas necessitam de um tempo maior para recuperação. De qualquer forma a cinta devera ser utilizada pelos primeiros 60 dias e o resultado final ocorre após o fim do período de edema.
Dessa forma, é normal e esperado que haja algum grau de vermelhidão, dor, desconforto e inchaço local. Em um período inicial forma-se um tecido cicatricial mais rígido, fibroso, com consistência mais endurecida. Com o tempo de maturação da cicatriz, esse endurecimento vai se desfazendo.
– Cremes e Pomadas Tópicas: existem cremes e pomadas disponíveis no mercado que contêm ingredientes como silicone, corticosteróides ou agentes clareadores. Esses produtos podem ser aplicados diretamente na cicatrização e podem ajudar a amaciar e limpar a área.
A infusão de dióxido de carbono (terapia de CO2 ou carboxiterapia) na fibrose cicatricial pós-operatória sob a pele também ajuda na cura. Ao melhorar a circulação e alongar a fibrose, o dióxido de carbono permite a reabsorção e laceração da cicatriz.
Fibrose pode ocorrer após a lipoaspiração. A fibrose pode se desfazer com o tempo, caso contrário podemos recorrer a tratamento especializado. Entre outros procedimentos, os corticosteróides injetáveis localmente ajudam a melhorar a fibrose localizada. Este tratamento é realizado pelo cirurgião plástico.
Mas, muitos se perguntam: “Quanto tempo dura essa dor após a lipoaspiração?” Normalmente, a dor é mais acentuada nos primeiros dois dias e tende a ser moderada durante um período de 7 a 10 dias. Depois desse tempo, o desconforto tende a diminuir. Outra preocupação comum é a dor nas costas.
Os resultados do Lipo HD começam a aparecer nas primeiras semanas, mas o processo completo pode levar seis meses. Inicialmente, você notará uma redução no inchaço e uma definição gradual dos contornos corporais. No entanto, a forma final do seu corpo só será completamente visível após esse período de recuperação.
O que acontece se não usar a cinta depois da lipo?
A cinta pós lipoaspiração é um dispositivo importante para ajudar na recuperação após uma cirurgia de lipoaspiração. Ela ajuda a minimizar o inchaço, a dor e o desconforto, além de promover uma cicatrização mais rápida e reduzir o risco de flacidez.
Quanto tempo se usar as placas de contenção pós lipo?
Então, ela não deve ser nem muito apertada, nem muito frouxa. A dica é vestida, para evitar quedas de pressão. O seu uso deve ser de 24 horas, retirando-se apenas para tomar banho. Sempre, ela é usada por, no mínimo, 30 dias - e após esse período pode ser retirado para dormir, seguindo o uso por até 3 meses.
A região operada só vai desinchar completamente depois de 6 meses. Após a lipo as pacientes apresentam edema intenso nos primeiros 10 dias, que vai regredindo progressivamente com o passar dos meses. Estima-se que com 30 dias 60% do edema desapareça; com 3 meses 80%; com 6 meses 100% do edema já regrida.
Alguns estudos mostram que, quando a região com fibrose é submetida à uma massagem mais vigorosa, como é o caso da massagem modeladora, o profissional está impedindo o organismo de evoluir com as fases de cicatrização (resposta fisiológica para cicatrizar a região operada).
Os tratamentos usados pela fisioterapia podem envolver aparelhos como laser e ultrassom, além de técnicas de liberação cicatricial manual. Também tecnologias como a radiofrequência e o ultrassom melhoram a mobilidade do tecido da cicatriz, diminuindo ondulações.
Mas a curto prazo, o alongamento pode contribuir muito para diminuir a tensão do tecido muscular e, associado a manobras muito utilizadas hoje na Terapia Manual, por fisioterapeutas, pode auxiliar no tratamento de fibroses musculares.
As CICATRIZES HIPERTRÓFICAS são rígidas, avermelhadas e apresentam um relevo ou inflamação. As CICATRIZES QUELOIDES são rígidas, volumosas e estendem-se para além dos limites da ferida original.
Isso acontece devido a cicatriz gerada após uma incisão que em algum ponto não cicatrizou adequadamente. Assim, nota-se o surgimento de um nódulo na incisão ou próximo a ela. Em geral, a causa do problema está associada à prática prematura de exercícios ou outros tipos de esforço físico após a cirurgia.
Você precisa fazer tratamentos com fisioterapeutas experientes. Pôde-se usar carboxiterapia, vacuo-sucção, infiltração de enzimas, etc. você deve passar em avaliação numa boa clínica de fisioterapia pós-operatória. Em alguns casos realmente pode-se eliminar as fibroses com procedimentos não cirúrgicos.
O que se pode fazer em casa para soltar a aderência da cicatriz é massagear a região com um pouquinho de óleo de amêndoa ou rosa de mosqueta, por exemplo, com movimentos circulares, de um lado para o outro, para cima e para baixo, pressionando a pele na direção oposta e também na mesma direção.