Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.
Usa-se o acento agudo nas palavras oxítonas com os ditongos abertos éis, éu(s) ou ói(s): anéis, corcéis, fiéis, papéis; céu, chapéus, ilhéus, véu; constrói, corrói, destrói, herói, sóis. 4. Terminação em I e U.
Pois então. Segundo a nova ortografia, as paroxítonas cujo acento recaía sobre o “u” (quando este fazia hiato com o ditongo anterior) perderam o acento.
Acentuam-se todas as oxítonas terminadas em “a”, “e”, “o” e “em”, seguidas ou não de “s”. * Paroxítonas: Acentuam-se todos os vocábulos terminados em: -l: afável, incrível, útil...
Todas as palavras oxítonas (as que têm sílaba tônica na última sílaba) terminadas em EM e ENS recebem acento agudo se tiverem mais de uma sílaba: RECÉM, PORÉM, ALGUÉM, NINGUÉM, ARMAZÉNS, PARABÉNS, (tu) INTERVÉNS, (tu) DETÉNS, etc.
«O avião levantou voo» ou «O avião levantou vôo»? A forma correta é voo. É um nome que não necessita de acento circunflexo para assinalar a vogal tónica o, fechada, na penúltima sílaba. O mesmo se aplica a outros casos, como, por exemplo, à palavra enjoo.
Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.
Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.
“Assembleia“, “ideia”, “colmeia”, entre outras deixaram de ser acentuadas, uma vez que o novo acordo eliminou o acento das paroxítonas com ditongo aberto. Segundo essa nova regra, as palavras paroxítonas — aquelas que têm a penúltima sílaba tônica — que contêm ditongo aberto tônico ÉI ou ÓI não são mais acentuadas.
Como se escreve: plateia ou platéia? Segundo a nova regra pós-reforma ortográfica, as palavras paroxítonas — aquelas que têm a penúltima sílaba tônica — que contêm ditongo aberto tônico não são mais acentuadas. Então, se você escolheu “plateia“, acertou!
A palavra Heróico , é errada, e perdeu o acento desde o novo acordo ortográfico, que eliminou os acentos agudos de ditongos abertos (oi e ei) em palavras paroxítonas. Heroico é um adjetivo usado para exemplificar um ato grandioso , “digno de herói” .
"O primeiro grupo de acentos que caiu foi o das duplinhas EEM e OO. Por exemplo: Leem, veem, deem, creem, deem, perdoo, voo, abençoo. São hiatos que antes tinham acento. Agora ficaram sem acento".
Como se escreve: enjôo ou enjoo? Antes das novas regras ortográficas, de fato, escrevia-se enjôo. Porém, depois da reforma, a regra dos hiatos terminados em –oo(s) e –eem acentuados foi abolida. Então, enjoo não tem mais acento.
Em verdade, polícia (com a sílaba tônica li) tem acento gráfico porque é um vocábulo paroxítono terminado em ditongo; já na palavra policia, a sílaba forte é ci, e esse fato não gera razão alguma para que exista acento gráfico no mencionado vocábulo.
Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.
Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em a, as, e, es, o e os: já, gás, fé, crê, pés, mês, Jô, Jó, nós, pôs, dá-lo, fá-lo-ia, vê-las, pô-los. a) O acento permanece nos prefixos pós, pré e pró: pós-operatório, pré-história, Pró-Memória.