Uma das propriedades mais conhecidas do poliestireno expandido (EPS) é a de isolamento térmico, e isso acontece porque o material é constituído por cerca de 98% de ar em estruturas de células fechadas.
A Placa ( Eps ) Isopor 10mm também possui um poderoso isolamento térmico que mantém sua casa fresca no verão e quentinha no inverno. Seu modelo versátil permite usar tanto nos forros quanto nas paredes ou lajes.
Com o uso dos Forros com aplicação de manta térmica a temperatura interna do telhado pode ser reduzida em até 18ºC. Além de ser um ótimo aliado em dias de calor, faz toda a diferença em dias frios, pois mantém a temperatura interna do ambiente.
A escolha dos melhores materiais para isolamento térmico
Entre os principais isolantes térmicos utilizados atualmente estão a cerâmica, a lã de vidro e o poliestireno expandido (EPS Isopor®), sendo o terceiro o mais recomendado em todos os tipos de construção, tanto no Brasil como no mundo todo.
Este isolamento é a versão natural e ecológica dos isolamentos lanosos. Diferentemente da lã de rocha ou da lã de vidro, a lã de ovelha é obtida de forma natural e não necessita, obviamente, de tratamento a altas temperaturas para ser produzida.
A única desvantagem que o isopor apresenta pode ser uma vantagem, dependendo do descarte que for dado às embalagens. Isso se deve ao fato de que, ao mesmo tempo que o isopor é 100% reciclável, ele também é um dos piores poluidores do planeta, se deixado para decompor na natureza.
Este material frequentemente gera dúvidas sobre sua reciclabilidade. Ele é um material plástico leve e resistente, amplamente utilizado em embalagens e produtos descartáveis. Por ser altamente poluente e de difícil decomposição, o seu descarte correto é fundamental para evitar danos ao meio ambiente.
O balde de isopor mantém o refrigerante gelado porque o isopor é um material de baixa condutividade térmica, ou seja, ele não permite a transferência fácil de calor entre o ambiente externo e o interior do balde.
Uma das propriedades mais conhecidas do poliestireno expandido (EPS) é a de isolamento térmico, e isso acontece porque o material é constituído por cerca de 98% de ar em estruturas de células fechadas.
Por exemplo, o gelo é a fonte principal de refrigeração, portanto, deve ser distribuído para garantir uma temperatura estável. Dessa forma, a caixa térmica de EPS Isopor® consegue manter os alimentos refrigerados e em bons estados para consumo por até 12 horas.
A fabricação de EPS Isopor® atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos, gera o mínimo possível de dejetos e não emite gases prejudiciais à atmosfera. Além disso, o material é atóxico e previne a proliferação de microrganismos, portanto, não contamina a água, o solo ou os lençóis freáticos.
São respectivamente classificadas e enumeradas da seguinte forma: T1, T2, T3, T4, T5, T6 E T7. Sendo assim, quanto maior a sua classificação, maior a quantidade de poliestireno expandido dentro de 1m³ de isopor, e quanto mais denso ele for, maior sua resistência e peso.
Em incêndios, o poliestireno expandido (EPS), popularmente conhecido como “isopor”, é aliado no combate à propagação das chamas. Isso ocorre porque ele encolhe e retorna ao formato e volume iniciais da matéria-prima quando exposto ao calor elevado.
EPS é a sigla internacional do Poliestireno Expandido. No Brasil, é mais conhecido pela marca "Isopor". É um produto sintético proveniente do petróleo e deriva da natureza, tal como o aço. Só 0,1% do consumo total de petróleo é utilizado para a fabricação de EPS.
A agência descobriu que a exposição permanente ao poliestireno - que libera gases tóxicos - causa dores de cabeça, perda auditiva e problemas neurológicos.
A Bioespuma pode substituir o isopor, que não é biodegradável e constitui um sério problema ambiental quando descartado nos lixões. Além disso, produz gases tóxicos ao ser incinerado. A reciclagem do isopor é possível, mas a baixa densidade do material constitui um empecilho para o seu reaproveitamento.
O material, quando exposto a radiação ultravioleta, presente nos raios solares, se torna uma plataforma para a proliferação de bactérias e vírus nocivos à saúde. Foi observado que alguns dos químicos, presentes no isopor, resultam na resistência antimicrobiana de bactérias.
Lucas Marreiros, g1 – Imóveis construídos com painéis de EPS (Poliestireno Expandido), mais conhecido como isopor, revestidos em concreto, têm driblado o calor e reduzido a temperatura interna desses ambientes em mais de 20° C em relação ao ambiente externo.
O ideal para o isolamento térmico são materiais porosos ou fibrosos, devido a capacidade de imobilizar o ar e evitar o aumento de umidade. E, também, os materiais sólidos, como as lãs de vidro. Com eles, além de obter um ambiente confortável e sustentável, você ainda garante economia em gastos com climatização!
O sistema mais comum de isolamento é com revestimento de argamassa sobre placas isolantes, e o melhor material para esse isolamento são as placas de EPS.
Você pode substituir a manta por qualquer tecido poroso, de preferência que tenha alguma coisa sintética na composição, caso contrário, terá se decomposto com o tempo.