Porque Jesus disse a Marta que Maria escolheu a melhor parte?
Marta chegou, então, e cobrou Jesus, para que ele dissesse a Maria para ajudá-la no serviço. Acho que ela até esperava um elogio de Jesus, mas Jesus fez o contrário, dizendo para Marta que Maria tinha escolhido a melhor parte, porque ela estava escutando seus ensinamentos.
O que Jesus quis dizer quando disse que Maria escolheu a melhor parte?
Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada” (Lc 10,41s). A “melhor parte” da nossa vida de fé não consiste em “fazer” muitas coisas para Deus ou para o próximo, mas sim em estar com o Senhor: ouvi-lo, contemplá-lo e, desse modo, amá-lo. Esta é, segundo Jesus, “a única coisa necessária”!
Ao destacar a escolha de Maria como “boa parte”, Jesus nos convida a direcionarmos nosso coração para as coisas que realmente importam: nosso relacionamento com Deus e a atenção às suas palavras. Devemos buscar a comunhão com Ele, priorizando a adoração, o estudo da Palavra e a comunhão com outros irmãos em Cristo.
Escolher a melhor parte é eleger como foco a parte fundamental da experiência e não as partes acessórias. Parece óbvio e simples e o é, mas não é fácil. Um grande objetivo dentro do trabalho que fazemos no coaching é ajudar as pessoas a encontrarem e a escolherem a melhor parte nas suas vidas, de forma geral.
O que Jesus quis dizer quando ele disse Marta Marta?
Jesus pronunciou estas palavras para uma mulher aflita, de coração sincero, que desejava dar o seu melhor para o Senhor, mas que apesar de tanto esforço, acabou errando o alvo.
Maria escolheu a boa parte e não lhe será tirada. | Pregação sobre Marta e Maria | Paulo Seabra
Por que Marta escolheu a melhor parte?
Marta chegou, então, e cobrou Jesus, para que ele dissesse a Maria para ajudá-la no serviço. Acho que ela até esperava um elogio de Jesus, mas Jesus fez o contrário, dizendo para Marta que Maria tinha escolhido a melhor parte, porque ela estava escutando seus ensinamentos.
Nessa história, o Salvador nos ensina a mostrar misericórdia pelo próximo, oferecendo alimento, abrigo e cuidados a qualquer pessoa necessitada (ver Lucas 10:30–37). Os atos de Marta ocupada com “muito serviço” (Lucas 10:40) indicam sua aceitação e interpretação desse princípio conforme ela colocava a fé em ação.
Quer de Jesus que ordene a ela que volte a ocupar o papel de antes. Mas a resposta de Jesus é surpreendente! Ele legitima a escolha de Maria ao reiterar a Marta que sua irmã escolheu a melhor parte: ser discípula. E o interessante é que foi escolha de Maria.
Geralmente este tipo de pessoas, como Marta, são extremamente zelosas e perfeccionistas. Elas fazem muito, e quando alguma pessoa à sua volta não está colaborando com os serviços, estas pessoas são tomadas de indignação por aquela que não ajuda. A advertência foi grave, Jesus repete o nome dela por duas vezes.
Marta é irmã de Maria e de Lázaro de Betânia. No evangelho aparece em apenas três episódios (Lc 10, 38-42; Jo 11, 1-44; Jo 12, 1-11). É uma mulher dinâmica, que acolhe desveladamente Jesus. Maria, também aparece apenas três vezes em cena, nos evangelhos, (Lc 10; Jo 11; Mt 26).
A referência a Maria, que escolheu estar aos pés de Jesus e ouvir suas palavras, é uma alusão à passagem bíblica de Lucas 10:42, onde Jesus afirma que Maria escolheu 'a boa parte', que não lhe será tirada.
Ela reconhece Jesus como vida de Deus que está presente sobre o mundo. Ela é, segundo o Evangelho de João, a primeira que confessa sua fé (Sim, Senhor) em Jesus como “ressurreição e vida”.
Ela tinha uma irmã chamada Maria, que, sentada aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Entretanto, Marta atarefava-se com muito serviço. Interveio então e disse: «Senhor, não Te importas que minha irmã me deixe sozinha a servir?
O que significa que Maria escolheu a melhor parte?
Muitas vezes é Maria que prevalece, quando tomamos consciência de que precisamos morrer para o nosso próprio egoísmo e ressurgir na atitude de quem se põe aos pés de Jesus, para escutar, com mais atenção, sua palavra. É assim que devemos conduzir nossa vida. É assim que faremos bem todas as coisas e seremos felizes.
TANTO MARTA QUANTO MARIA AMBAS TEM PONTO RIQUISSIMOS PARA NOS ENSINAR, NOS DIAS ATUAIS TEMOS QUE ENCONTRAR O EQUILIBRIO ENTRE ESSAS DUAS FILHAS DE DEUS; QUE O SENHOR NOS AJUDE A ACHEGARMOS MAIS A ELE E COMO MARIA E ADORÁ-LO E COMO MARTA SERMOS RESPONSÁVEIS NA PRESENÇA DE DEUS.
“E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” Lucas 10:41-42. _________
Marta acumulou uma coleção impressionante de prêmios ao longo de sua carreira: Seis vezes Melhor Jogadora do Mundo (2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2018) pela FIFA, um recorde entre homens e mulheres.
Há duas décadas, María Marta García Belsunce foi encontrada morta por seu marido no banheiro de sua casa, no Country Carmel —um condomínio de luxo nos arredores de Buenos Aires. O que parecia ser um acidente doméstico logo se revelou um crime premeditado.
Sua irmã, Maria, sentou-se aos pés de Jesus e ouvia o que ele ensinava. Marta, porém, estava ocupada com seus muitos afazeres. Foi a Jesus e disse: “Senhor, não o incomoda que minha irmã fique aí sentada enquanto eu faço todo o trabalho? Diga-lhe que venha me ajudar!”.