Sentar-se à direita do Pai significa a inauguração do Reino messiânico, cumprimento da visão do profeta Daniel a respeito do Filho do Homem: «Foi-Lhe entregue o domínio, a majestade e a realeza, e todos os povos, nações e línguas O serviram.
No Credo, encontramos a afirmação que Jesus «subiu ao Céu, está sentado à direita do Pai». A vida terrena de Jesus culmina com o evento da Ascensão, ou seja, quando Ele passa deste mundo para o Pai e é elevado à sua direita.
Enquanto Deus, diz-se que Cristo está sentado à direita de Deus, porque é igual ao Pai; enquanto homem, diz-se que Cristo está sentado à direita do Pai, porque goza dos melhores bens.
A Lado direito de Deus ou Destra de Deus (em latim: dextera Domini) ou ainda À direita de Deus é uma expressão utilizada para designar o lugar ao lado de Deus no céu, tradicionalmente uma posição de honra mencionado no Novo Testamento como sendo o lugar de Cristo (por exemplo em Marcos 16:19, Lucas 22:69, Mateus 22:44, ...
Assim também entendei o morar de Cristo à destra do Pai”, diz o santo. Nesse sentido, Santo Agostinho afirma que nessa condição, Jesus “é bem-aventurado e pela beatitude lhe compete o nome de 'destra do Pai', pelo fato de que 'destra do Pai' significa exatamente felicidade”.
#1729 Se o Filho e co-igual com o Pai, por que esta a direita do Pai?
Quem está à direita de Deus Pai?
Doravante, Cristo está sentado à direita do Pai: «Por direita do Pai entendemos a glória e a honra da divindade, em cujo seio Aquele que, antes de todos os séculos, existia como Filho de Deus, como Deus e consubstancial ao Pai, tomou assento corporalmente desde que encarnou e o seu corpo foi glorificado» ( 601 ). 664.
Após quarenta dias de sua ressurreição, Jesus elevou-se ao céu, onde está sentado à direita do Pai, sendo a sua entrada na glória de Deus. É também a exaltação da natureza humana, a vitória humana sobre o pecado e a morte pela vida de Jesus.
— A objeção colhe, entendendo-se que Cristo está materialmente sentado à direita do Padre. Por isso diz Agostinho: Se entendermos que Cristo está corporalmente sentado à direita do Pai, então lhe estará à esquerda.
Na Bíblia, o lado direito é considerado o lado da honra, da proteção, do poder, enquanto o lado esquerdo é o lado do mal, da desgraça: “O Senhor, tenho-O sempre à minha presença; estando Ele à minha direita, não serei abalado” (Sl 16:8).
Dessa vez, Tiago e João, dois irmãos do grupo mais íntimo de Jesus pedem postos importantes no reino – um sentar-se à direita e outro à esquerda. Não sabem que quem estará à direita e à esquerda de Jesus serão dois ladrões e estarão crucificados com ele.
Somos profeticamente declarados por Deus no sacrifício de Cristo, Sua posteridade ou seja, somos continuadores de sua obra aqui na terra. Nos foi prometido longevidade, viver e viver em abundância e ver a vontade do Senhor prosperar em nossas mãos.
Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus pai, Vós que tirais os pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.
A direita é, pois, o lado que simboliza o status de estar com Deus e ser Deus (Marcos 16:19, Colossenses 3:1, I Pedro 3:22, Morôni 9:26); o lado que representa o poder de Deus – “eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra de minha justiça” (Isaías 41:10; João 21:6; Atos 2:25 e 33, 5:31); o lado que deduz a ...
As mãos direita e esquerda pertencem ao que está circunscrito. Mas entendemos que a mão direita do Pai é a glória e a honra da Divindade em que o Filho de Deus, que existia como Deus antes dos séculos, e é da mesma essência do Pai, e no final Se tornou carne, tem um assento no corpo, Sua carne, participando da glória.
Dificilmente haverá outra superstição de maior universalidade que a valorização do lado direito. Ao longo dos séculos, o Direito passou a ser a razão, a justiça, o bem, a bondade, a compreensão.
Mau ladrão ou ladrão impenitente foi um dos dois ladrões que foram crucificados ao lado de Jesus. Segundo os Evangelhos, ele teria desafiado Jesus a salvar a si mesmo enquanto que o bom ladrão pediu perdão pelos seus pecados.
Que mãe pediu a Jesus que seus filhos estivessem a sua direita e esquerda na glória?
Então, se chegou a mulher de Zebedeu, com seus filhos e, adorando-o, pediu-lhe um favor. v. 21 – anacronia (prolepse externa): Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda.
Jesus ressuscitou e está vivo. Por isso, Ele segue atuando e o mesmo que fez com Tomé, dois mil anos atrás e com os outros discípulos, Ele está fazendo ainda com todos seus seguidores e aqueles que decidimos apostar nossa vida Nele.
Subiu aos céus está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
Ele quer que os dois sejam irmãos um do outro, revelando assim que Deus é nosso Pai, Abba, Papai. O máximo de ternura Jesus revelou quando estava sendo pregado na cruz. Ele rezou pelo rapaz que lhe atravessava as mãos e os pés com os pregos (Lc 23,34).
Jesus lhe diz: “Se me conhecêsseis, conheceríeis também o Pai” (Jo 14,7). Portanto, quem conhece Jesus já conhece o Pai. Os apóstolos já conhecem o Pai e, de alguma maneira, viram-No no Filho, no seu dom de amor.