O sal no tempo de Jesus (como também nos nossos tempos) era usado no alimento para dar-lhe sabor e usado como adubo na terra para produzir fertilidade. O “sal” tornou-se um símbolo da “sabedoria bíblica”, que justamente era a arte de “dar sabor e fertilizar” a criação.
Em Mateus 5:13 vemos a frase “Vós sois o sal da terra…“. Esse condimento tem o poder de mudar todo o sabor da comida e realçar as qualidades do alimento. Dessa maneira, você foi chamado para mudar o sabor das coisas.
Mt 5, 13-16) o Senhor fala-nos da nossa responsabilidade perante o mundo: Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo. E diz isso a cada um de nós, àqueles que queremos ser seus discípulos. O sal dá sabor aos alimentos, torna-os agradáveis, preserva da corrupção e era, no passado, um símbolo da sabedoria divina.
Jesus não tinha a intenção de falar dos conceitos físicos do sal e da luz, mas de usar estes elementos para comparar os seus efeitos à vida das pessoas. No sentido que Jesus usou, podemos dizer que o sal significa graça, vivacidade e luz significa brilho, fulgor.
Ser sal da terra significa então ser a presença de Deus em meio à vida terrena. Salgar o caminho por onde passamos com o Evangelho, temperar com o amor de Deus quem nunca provou o seu sabor e ser esse fator fundamental que mesmo sem vê-lo, faz a diferença por onde passa.
2/ O Sal e a Bíblia. Exactamente pelo que significa, o sal é símbolo da eficácia e da estabilidade11 . Por essa razão, mistura-se sal nos sacrifícios (“Na tua oferta não deixarás faltar o sal da aliança do teu Deus”, Lv. 2,13; Ez.
“Eu vos concedo serdes o sal da terra; mas se o sal perder o sabor, com que será a terra salgada? O sal então para nada mais prestará, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens” (3 Néfi 12:13; grifo nosso).
O sal é uma substância vital para os seres humanos; nosso corpo possui sais que são regulados pelos rins e pela transpiração. O sódio está envolvido na contração muscular, incluindo os batimentos cardíacos, nos impulsos nervosos e na ingestão de proteínas.
Em altas concentrações, o sal inibe a proliferação de micro-organismos e aumenta a vida útil dos perecíveis. A indústria, que afirma que hoje a produção mundial do mineral já ultrapassa as 210 milhões de toneladas anuais, propagandeia outros 13.987 usos para o produto.
Como podemos ser sal segundo o pedido que Jesus nos faz?
“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 'Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens'.
e Eliseu foi até a fonte, jogou o sal na água e disse: — O que o SENHOR Deus diz é isto: “Eu fiz esta água ficar pura, e ela não provocará mais mortes nem abortos.”
De modo simplificado podemos dizer que ser sal da terra e luz do mundo representar ter uma vida que glorifica a Deus e leva outras pessoas a seguir Jesus. Dessa maneira, todo cristão recebe esse chamado, pois ele é convocado para transformar a vida das pessoas que estão ao seu redor.
Para ser sal da terra é preciso viver ciente de que estamos no mundo, mas que não somos dele, e o que preserva nosso sabor, nosso testemunho autêntico duma cristã, é a renovação contínua do encontro com Deus, é conhecê-lo cada dia mais.
O sal no tempo de Jesus (como também nos nossos tempos) era usado no alimento para dar-lhe sabor e usado como adubo na terra para produzir fertilidade.
Lembre-se de que também não podemos viver sem sódio. É possível levar uma dieta sem sal de mesa ou produtos muito salgados, já que existem alimentos que levam sódio em sua preparação como pão, queijo, etc.
O sal tem como principal função no organismo garantir o equilíbrio dos fluidos corporais, assim como regular o ritmo cardíaco, o volume de sangue, a transmissão de impulsos nervosos e as contrações musculares e outros.
Quem tem sido um bom exemplo de uma vida de retidão para você? Como o exemplo dessa pessoa fez você se aproximar de Deus? Depois de ensinar as bem-aventuranças, que nos ajudam a compreender a natureza e o caráter de Deus, Jesus Cristo ensinou que nosso exemplo de retidão pode abençoar outras pessoas.
Foi nesse ponto que a Bíblia diz que a mulher de Ló olhou para trás e convertida em uma estátua de sal. Ela desobedeceu a ordem expressa pelo Senhor através de seus mensageiros. Ela preferiu deixar de olhar para frente e contemplar a salvação de sua vida, para olhar para trás e contemplar destruição e a morte.
Seu uso culinário é normalmente o de reforçador dos sabores dos diversos alimentos. O sal extraiu-se principalmente da evaporação da água marinha e da extração mineira de rochas com cloro sódico (halita). Hoje em dia o sal é um ingrediente comum mais na comida.