Quarto, o Espírito Santo desceu sob a forma de pomba sobre o Senhor batizado, para mostrar o efeito comum do batismo, que é a construção da unidade eclesiástica.
Porque Deus enviou o Espírito Santo em Pentecostes?
Padre Ricardo — O Espírito Santo veio como um marco. Após a ascensão de Jesus aos céus, Ele envia seu próprio Espírito — o Espírito de Deus —, ali em Pentecostes. E a missão, a ação do Espírito é consolar os homens, dar a esperança, então Ele derrama os seus dons sobre o homem.
Por que Jesus nos enviou o Espírito Santo? Nova aula de “Catequese para Adultos”!
Qual foi o objetivo da descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes?
Nesta solenidade, a Igreja faz memória do cumprimento da promessa de Jesus Cristo a seus discípulos. De acordo com o livro dos Atos dos Apóstolos, no dia de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em Jerusalém quando o Espírito Santo veio sobre eles em forma de línguas de fogo.
O Espírito de Deus, o Espírito Santo esteve em Jesus para a missão de evangelização e para a salvação da humanidade, em unidade com o Pai. Pela presença do Espírito, Jesus cumpriu a vontade do Pai, doando a sua vida por cada um de nós.
Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança. Por meio de Seu poder, seremos santificados se nos arrependermos, recebermos as ordenanças salvadoras e guardarmos nossos convênios.
Pode-se dizer, como o fazem muitos teólogos, que o Espírito Santo é para Jesus aquilo que Jesus foi para o Pai. O Espírito Santo foi enviado por Jesus, tal como Jesus foi enviado pelo Pai; ele dá testemunho de Jesus, tal como Jesus deu testemunho do Pai; glorifica a Jesus, tal como Jesus glorifica ao Pai.
Jesus não foi batizado para se purificar, mas para nos purificar! Ao ser batizado, Jesus purificou a água e lhe conferiu a virtude de santificar os que depois dele viriam ser batizados. Jesus assumiu a nossa condição, sendo em tudo semelhante a nós, exceto no pecado.
Qual é o papel do Espírito Santo na vida de Jesus?
O Espírito Santo é tanto Deus quanto Jesus e possui os mesmos poderes de Deus Pai e Deus Filho, mas também é uma Pessoa e tem como missão, convencer o homem do pecado e revelar a eles a necessidade de um Salvador.
O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.
E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: Tu és meu filho amado, em ti ponho o meu bem-quer”. É como se Deus dissesse a Jesus, “você é minha alegria”.
Atualmente o 50 º dia após a Páscoa é considerado pelos cristãos como o dia de Pentecostes, e também foi o dia da descida do Espiríto Santo (Espírito de Deus) sobre os apóstolos.
Quem foi a primeira pessoa que recebeu o Espírito Santo?
A primeira que acreditou, Maria, junto com os discípulos no cenáculo, encorajava-os a perseverar na oração e numa fé expectante da promessa de Jesus : “Não vos afasteis de Jerusalém. Dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo” (Atos 1,4).
O que acontece quando a pessoa recebe o Espírito Santo?
Todas as pessoas boas podem sentir a influência do Espírito Santo, mas somente aqueles que são batizados e que recebem o Espírito Santo têm o direito a Sua constante companhia durante toda a vida. O Espírito Santo o ajuda a reconhecer e entender a verdade. Ele lhe dá força espiritual e inspiração.
Quando o Espírito toca o coração, ele sofre uma mudança. Quando o indivíduo (…) sente o Espírito trabalhando nele, ou quando vê uma evidência do amor e da misericórdia do Senhor em sua vida, ele é edificado e fortalecido espiritualmente, e sua fé Nele aumenta.
Quando aceitamos a Cristo, o Espírito Santo vem habitar em nós (ver João 14:17). Deus escolhe se mudar para o nosso espírito — bem no centro das nossas vidas — onde Ele pode estar mais perto de nós que qualquer outro ser vivo.
Temos que rogar a Deus com fé. É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Temos de acreditar com fé que Deus, o Pai, o Criador de todas as coisas, vive e quer que tenhamos o Espírito Santo, que Ele quer enviar-nos o Consolador.
Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador e pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança. Por meio de seu poder, seremos santificados se nos arrependermos, recebermos as ordenanças salvadoras e cumprirmos nossos convênios.
4. João 15:26: O Espírito Santo testifica de Jesus Cristo. Jesus ensinou que “quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, a saber, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.” (João 15:26).
O Espírito Santo de Deus é aquele mesmo que soprou vida nas narinas do primeiro homem, sendo assim é também aquele que “sopra” sobre a nossa vida espiritual, a fim de nos assemelhar a Cristo — fim último de nossa vida. A Igreja é o Templo do Espírito Santo.