No relato bíblico, Jesus surpreendeu seus discípulos ao assumir o papel de um servo e lavar-lhes os pés durante a Última Ceia, um gesto que era reservado aos criados. Essa ação exemplar de humildade e serviço foi acompanhada de um convite para que os discípulos seguissem seu exemplo.
Neste texto João descreve um dos momentos mais significativos do ministério de Jesus, o “Lava Pés”. Lavar os pés dos discípulos não somente revela o coração de servo de Cristo, como demonstra o Seu desejo de se identificar com as pessoas de igual para igual “nenhum escravo é maior que seu senhor”.
Mas Jesus vira o mundo de cabeça para baixo e, ao lavar os pés de seus apóstolos, traduz em gestos concretos qual é o papel do seguidor de seus ensinamentos: servir a todos, independentemente de qualquer condição social! Ser cristão é ser servidor: esse é o ensinamento central da vida de Jesus Cristo.
O que significa o ato de lavar os pés para os judeus?
A lavagem dos pés é um dos maiores gestos de amor de Deus. Foi assim que aconteceu e como se repete todos os anos entre os ritos da Quinta-feira Santa. Há um episódio particular que é recontado em apenas um dos quatro Evangelhos.
Lavação. Ao lavar bem os pés, se evita o aparecimento de outros problemas como mau cheiro e micoses. Não se deve negligenciar essa parte do corpo na hora do banho. Ao lavar os pés, passe uma esponja entre os dedos e seque bem.
O lava-pés no casamento é mais do que um simples gesto ritualístico; é uma representação tangível do compromisso e do amor mútuo entre os noivos. Ao se curvarem para lavar os pés um do outro, os noivos demonstram humildade, serviço e cuidado mútuo, essenciais para uma união duradoura e feliz.
Resumo. O Evangelho segundo João narra como “Maria, tendo tomado uma libra de perfume de nardo puro e muito caro, perfumou os pés de Jesus e, com seus cabelos, enxugou os pés dele”, sendo que “a casa ficou repleta do odor do perfume” (Jo 12,3).
Unção nos pés O azeite simboliza a presença do Espírito Santo, logo, a unção é a manisfestação do poder de Deus, a ministração das bênçãos e a direção divina sobre o ungido.
Como fazer? Coloque as ervas na bacia que você escolheu, depois despeje a água quente lentamente sobre as ervas e o sal, quando a temperatura estiver agradável mergulhe seus pés e permaneça assim. A sua duração deve ser por cerca de 10 a 20 minutos, no máximo.
Essas adaptações e ampliações do ritual do lava-pés destacam a contínua relevância e poder simbólico desse gesto de humildade e serviço na tradição católica, convidando os fiéis a seguirem o exemplo de Jesus Cristo em seu compromisso com o amor, a compaixão e o serviço aos outros.
E a sua principal função é absorver a energia do sol, alimentar a aura energeticamente e espiritualmente. E um dos pontos menos conhecidos e explorados são os Chakras nos pés. Conhecidos como centros de energia secundários, eles também oferecem equilíbrio ao corpo e merecem ser cuidados.
O Papa decidiu que seja modificada a prescrição do Missal Romano segundo a qual as pessoas para receber o lava-pés devem ser rapazes ou homens. De agora em diante, os pastores da Igreja podem escolher os participantes para o rito entre todos os membros do Povo de Deus, dispõe o Papa.
O pé se confronta diretamente com a cabeça, a mais baixa parte do corpo com a mais alta, o símbolo da opressão com o símbolo do humano. Os pés, por sua funcionalidade: locomoção, equilíbrio, pressão, proximidade com a terra etc. geram uma extensa gama de expressões, metáforas e comparações.
Ele exerce várias funções, importantes para a postura e a boa execução dos movimentos do corpo. Para que cumpra todas elas, é importante mantê-lo em atividade - o pé enfraquece como qualquer outra parte do corpo.
Está associada não tanto à estabilidade quanto ao movimento. Pés descalços, por tradição, indicam humildade e símbolo de lamentação”. A ligação dos pés à terra é vista não só como lamuria, mas sinal de reverência e adoração.
Antigamente, no tempo de Jesus, as pessoas caminhavam pelas estradas empoeiradas. Por isso, o costume de lavar os pés acontecia sobretudo em vista de uma refeição. A Santa Ceia é uma cerimônia estabelecida por Jesus, em vista da celebração da Páscoa e, por tradição, era acompanhada pelo lava-pés.
Evidências da prática neste dia remontam pelo menos o século XII, quando "o papa lavou o pé de doze subdiáconos após sua missa e de treze pessoas pobres após sua ceia."
Onde fala na Bíblia que Jesus lavou os pés dos discípulos?
Em João 13:9, o que aprendemos sobre Pedro com sua resposta ao que o Senhor lhe disse? Ao lavar os pés dos apóstolos, o Salvador não só realizou um lindo ato de serviço, mas cumpriu também uma parte da lei de Moisés e instituiu uma ordenança sagrada para ajudar Seus discípulos a ficarem limpos do pecado.
O lava-pés no casamento normalmente é realizado por aqueles que seguem uma fé cristã ou católica, trazendo esta simbologia como uma forma de unir o matrimônio à fé.