Um exemplo, retomando o título desse texto: tristeza se escreve com “eza” por ser um substantivo derivado do adjetivo triste (há uma regra, uma regularidade morfológico-gramatical, que define a forma de escrever, e isso vale para todas as palavras constituídas dessa forma).
Para dar as caras, o sufixo –eza faz uma exigência— formar substantivos abstratos derivados de adjetivos. É o caso de grande (grandeza), real (realeza), mal (malvadeza), cru (crueza), belo (beleza), safado (safadeza), sutil (sutileza), certo (certeza), limpo (limpeza).
A dúvida de escrita de “S” ou “Z” ocorre porque há também várias palavras que devem ser escritas com “Z” entre vogais. A consoante “Z” é utilizada: em palavras formadas com o sufixo -ez ou -eza: timidez, sensatez, pobreza, beleza, nobreza.
A grafia do vocábulo «cozinha» e seus derivados com «z» ter-se-á fixado nesta altura, surgindo o registo da palavra «cozinheira», apenas com «z», no Novo Diccionario da Língua Portuguesa, de Candido de Figueiredo, 3,ª ed., 1920.
O professor de Língua Portuguesa, Carlos André , explica que o sufixo "esa" destina-se a palavras femininas. Isto ocorre, por exemplo, com "princesa" por ser feminino de "príncipe" e com "francesa" por ser o feminino de "francês". O sufixo "eza" por sua vez está ligado a ideia de "qualidade de".
A palavra "tristeza" é escrita com "z" porque segue uma regra ortográfica do português que geralmente usa "z" para substantivos derivados de adjetivos ou verbos que terminam em "z," como "triste" e "tristemente." É uma convenção linguística que permite diferenciar palavras em português baseadas em suas origens ou em ...
Além disso, também vale relembrar a etimologia da palavra. Segundo o Dicionário Michaelis, “catequizar” deriva do grego “katēkhízō”, escrito com “z”. Então, anote aí para não esquecer mais: “catequese” é com “s”, mas “catequizar” é com “z”!
Para dar as caras, o sufixo –eza faz uma exigência — formar substantivos abstratos derivados de adjetivos. É o caso de grande (grandeza), real (realeza), mal (malvadeza), cru (crueza), belo (beleza), safado (safadeza), sutil (sutileza), certo (certeza), limpo (limpeza).
A letra Z é usada em substantivos abstratos terminados com o prefixo -ez/-eza, em verbos terminados por -izar e em substantivos terminados por -ização.
1a) O som de “z” entre vogais deve ser grafado sempre com a letra “s”. Isso não é verdade: azar, prazer, gozar, granizo... 2a) Que a letra “s” só representa o fonema “z” quando fica entre vogais.
A finalidade desse conjunto de planos é perceber a regularidade no uso do sufixo -eza em substantivos derivados de adjetivos e do sufixo -esa em títulos de nobreza e adjetivos pátrios femininos.