Maria de Betânia, a irmã de Marta e Lázaro, ungiu os pés de Jesus como um símbolo de Sua iminente morte e de Seu sepultamento. No dia seguinte, Jesus fez Sua entrada triunfal em Jerusalém e predisse Sua morte. Apesar de Seus milagres, algumas pessoas não acreditaram que Ele era o Salvador, o Messias prometido.
Judas, um dos discípulos de Jesus, repreende Maria por considerar o ato como um “desperdício” de recursos que poderiam ser empregados em benefício dos menos afortunados.
Onde na Bíblia fala que Maria ungiu os pés de Jesus?
Resumo. O Evangelho segundo João narra como “Maria, tendo tomado uma libra de perfume de nardo puro e muito caro, perfumou os pés de Jesus e, com seus cabelos, enxugou os pés dele”, sendo que “a casa ficou repleta do odor do perfume” (Jo 12,3).
Era uma forma de consagrar os objetos para o culto a Deus. (Êxodo 29:36-37; 30:25-29). Os objetos ungidos se tornavam santos ao serviço do Senhor. O Antigo Testamento também fala da Unção de Pessoas.
MARIA UNGE OS PÉS DE JESUS | SERIE PANORAMA BÍBLICO | Podcast LPC - EP 01
Porque Maria quebrou o vaso de alabastro?
Ela não lavou os pés de Jesus com uma bacia de água. Em vez disso, ela lavou os pés do Mestre com suas lágrimas. Ela secou os pés Dele com seus cabelos compridos. Então, ela quebrou o vaso de alabastro com aquele caro e fragrante perfume sobre a cabeça de Jesus.
Maria de Betânia, a irmã de Marta e Lázaro, ungiu os pés de Jesus como um símbolo de Sua iminente morte e de Seu sepultamento. No dia seguinte, Jesus fez Sua entrada triunfal em Jerusalém e predisse Sua morte. Apesar de Seus milagres, algumas pessoas não acreditaram que Ele era o Salvador, o Messias prometido.
O perfume possui várias finalidades, desde as espirituais e religiosas às sociais... O perfume tem que ver com o nome original, do latim per fumum, que significa 'através da fumaça', numa referência a invocar Deus através da fumaça.
O Óleo essencial de Nardo Vermelho GT Índia da Laszlo, também conhecido como Jatamansi é considerada uma erva sagrada desde os primórdios, usada no passado para besuntar os pés de pessoas reverenciadas.
Com uma combinação única de notas oriental especiada, essa essência é profundamente espiritual e introspectiva. Ideal para meditação, momentos de paz e presentes que buscam evocar a mística das antigas tradições.
No entanto, o nardo puro é mencionado em alguns versículos, como em João 12:3, onde Maria unge os pés de Jesus com nardo puro. Essa passagem é interpretada como um gesto de amor e adoração.
Quando Jesus estava em Betânia, reclinado à mesa na casa de Simão, o leproso, aproximou‑se dele uma mulher com um frasco de alabastro que continha um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus.
Quando Jesus foi tirado da cruz e colocado num túmulo, “Maria Madalena estava ali, e a outra Maria, sentadas em frente ao sepulcro” (Mateus 27:61). Maria sem dúvida segurava o mesmo vaso de alabastro que usou para ungir Jesus na casa de Simão. Ela estava pronta para ungir seu salvador novamente.
Tivemos a curiosidade de transformar 300 denários, que é o valor mencionado na Biblia, ao valor corresponde em REAIS nos dias atuais. Descobrimos que esse valor correspondia a 300 dias de trabalho que equivalem a bagatela de R$ 15.000,00 (Quinze mil reais)😱
Portanto, ela não é nenhuma das mulheres anônimas dos Evangelhos, como a anônima “pecadora da cidade” de Lucas (7,36-50) que, em busca de perdão, lavou os pés de Jesus com as suas lágrimas, ou a “mulher anônima apanhada em adultério” de João (8,1-11).
Desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada do pecado pela graça de Deus. Ela sempre foi cheia da graça divina. O dogma declara também que a vida da Virgem Maria transcorreu completamente livre de pecado.
Em 1969, Papa Paulo VI removeu a identificação de Maria Madalena com Maria de Betânia e a "mulher pecadora" do Calendário Romano Geral, mas a visão dela como uma ex-prostituta persistiu na cultura popular.
Vaso de alabastro ❤️🔥 O vaso de alabastro é conhecido entre os cristãos por ter sido o tipo de recipiente utilizado para portar óleos ou essências em algumas passagens do Novo Testamento.
Então Maria tomou um frasco de perfume caro feito de essência de nardo e derramou-o sobre os pés de Jesus, enxugando-os com os cabelos dela. A casa encheu-se com a fragrância do perfume. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que haveria de trair Jesus, disse: “Esse perfume vale trezentos denários.
Entenda o significado do momento em que, ao encontrar Jesus, Maria Madalena se lança aos pés d'Ele e derrama sobre Ele seu perfume. Madalena entra na sala onde Jesus se encontra com os fariseus e, ao se lançar aos pés do Senhor, chora e derrama sobre Ele o perfume mais caro, provavelmente, o melhor que ela tinha.
Para que serve o óleo de unção? Na prática religiosa ungir é aplicar óleos consagrados como parte de um ritual, no intuito de exercer influência espiritual com a finalidade de abençoar, em pessoas, templos, bens materiais ou em tudo que se deseja santificar, curar ou proteger.