O principal motivo para os profissionais de saúde usarem branco é demonstrar higiene. Nem sempre foi assim, houve um tempo que a sujeira na roupa do médico era considerada de símbolo de status e muito trabalho.
Possivelmente o uso do branco tornou-se mais habitual a partir da introdução de medidas de assepsia para prevenir as mortes no ambiente hospitalar. Até os primeiros anos do século XIX as causas das doenças eram pouco conhecidas. Os estudos sobre parasitas e bactérias eram incipientes e alvo de controvérsias.
Esse acessório de segurança funciona como uma barreira contra micro-organismos nocivos à saúde humana que podem estar presentes em ambientes como clínicas e laboratórios. Normalmente, essa vestimenta é branca, permitindo identificar o seu grau de sujeira e, assim, providenciar a sua higienização.
Qual o significado das cores das roupas dos médicos?
Azul - Uso exclusivo para Enfermagem; Bege - Uso exclusivo para Equipe Multidisciplinar; Verde - Uso exclusivo para Médicos no Centro Cirúrgico e UTI viValle; Cinza - Uso exclusivo para demais pessoas no Centro Cirúrgico.
Somente no século 19, quase ontem, que, em detrimento dos diversos avanços da epidemiologia, provou-se que a assepsia em hospitais era fundamental ao combate às doenças. Por esses fatores, foi então adotada a obrigatoriedade do uso de um jaleco na cor branca e devidamente higienizado.
Mas foi por volta do século XIX que o que a ideia do uso de jaleco branco foi plantada pelas mãos de Semmelweis, um médico húngaro que descobriu a importância da assepsia, como, por exemplo, o simples fato de lavar as mãos durante uma cirurgia e outra ou esterilizar suas ferramentas de trabalho.
O jaleco branco se tornou um símbolo de respeito, confiança e autoridade na prática médica. Ele representa o compromisso do profissional com a saúde e o bem-estar dos pacientes, além de transmitir uma imagem de seriedade e competência.
Para escolher a cor do seu jaleco você deve considerar: o seu ambiente de trabalho; o nível de concentração para realizar suas tarefas; como as cores se combinam o se anulam (por exemplo: o laranja neutraliza o azul e vice-versa; o verde neutraliza o vermelho e vice-versa; a violeta neutraliza o amarelo e vice-versa);
O Jaleco Preto é ideal para algumas profissões, que se utilizam de tinta e compostos que sujam facilmente um jaleco mais claro. Tatuadores, esteticistas, áreas de produção dentre outros são os mais indicados para uso de jalecos pretos e cores mais escuras.
Verde. O verde é uma cor que remete à natureza, portanto, é uma cor muito usada por cursos da área da saúde em geral, como Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física e Medicina Veterinária.
Na área da saúde, onde a higiene e a prevenção de contaminação são essenciais, existem diversos tipos de jalecos que são amplamente utilizados. Entre os mais comuns, podemos destacar: Jaleco branco clássico: utilizado por médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde.
Efeito do jaleco branco é o termo utilizado para as pessoas que não tem doença de pressão alta mas toda vez que vai ao médico ou em outro profissional de saúde para avaliar a pressão arterial, ela se encontra alta, ou seja, igual ou acima de 140x90 mmhg.
Scrubs são as roupas sanitárias utilizadas por médicos, enfermeiros, dentistas e outros trabalhadores envolvidos no atendimento ao paciente ou em outras áreas da saúde.
Porque são cores opostas ao vermelho. Os médicos e enfermeiros passam muito tempo olhando para sangue e órgãos, o que tira a sensibilidade da visão para as nuances róseas do interior do corpo. Olhar para o verde ou o azul de vez em quando dá uma calibrada nas retinas e aumenta o contraste.
Sem dúvida, a roupa branca para profissionais de saúde é o uniforme da indústria, com ou sem traje corporativo. Mesmo sem as roupas fornecidas pela agência, muitos profissionais de saúde não desistiram de usar branco no trabalho.
Não é, sempre, obrigatório, o jaleco ser branco. Tanto que alguns profissionais usam jalecos estampados ou coloridos. Algumas instituições têm regras bem definidas quanto à cor das roupas. O branco é usado principalmente nas funções e ambientes que a higiene é mais importante.
Sendo assim, quem se formou na faculdade de Enfermagem tem direito a usar o título. Essa possibilidade, no entanto, esbarra na questão da tradição. Os pacientes estão acostumados a chamar os médicos de doutor e não os enfermeiros, e por isso não é tão comum vermos pessoas se referindo a esses profissionais pelo título.
Verde: esperança e serenidade. Azul: paz, tranquilidade e equilíbrio. Lilás: feminilidade e espiritualidade. Rosa: amor eterno e felicidade, além de ser a cor da beleza.
Tons de azul são usados nas salas de operação para ajudar a proteger a visão dos profissionais. O jaleco branco é a marca registrada dos profissionais de saúde – pelo menos no Brasil. Sempre que lembramos, ou até nos fantasiamos em alguma festa de médicos ou enfermeiros, lá está ele como parte essencial da vestimenta.
A resposta é sim, é errado. Profissionais de saúde não podem usar jaleco fora do ambiente de trabalho, e isso inclusive virou Lei, devido ao grande número de trabalhadores que fazem uso desse EPI em ambientes nada higiênicos, o que pode aumentar os riscos de contaminação para os pacientes e os próprios profissionais.
Embora a cor branca seja a mais comum para os jalecos de enfermeiros, os modelos femininos podem ter estampas ou cores diferentes, como rosa, lilás ou azul claro.
É usada obrigatoriamente em unidades cirúrgicas, como: Centro Cirúrgico, Hemodinâmica, Centro Obstétrico e Centro Cirúrgico da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ). A cor da roupa é azul e é identificada com o nome do setor em vermelho.
Isso se chama Hipertensao do jaleco branco, ocorre não se sabe exatamente o porque mas deve estar correlacionado a ansiedade do momento ou medo da avaliação. Converse com seu cardiologista sobre esse achado. Existem exames para anular esse efeito do jaleco branco.
De acordo com levantamentos o primeiro a usar este traje foi Charles de Lorme, médico da família real e que teve contato com muitos infectados. Posteriormente em 1875, já tem registros em pinturas de médicos usando um Sobretudo preto, mais parecido com o nosso atual smoking.
A túnica ou alva é conhecida como a indumentária que os clérigos (diáconos, sacerdotes e bispos) trazem sob os demais paramentos para oficiar sacramentos e sacramentais. Não é um traje ordinário, de uso corriqueiro, mas destinado especificamente para a ação ritual-celebrativa. A túnica deve ser alva, isto é, branca.