A Fiat lançou nesta semana o Cronos, seu novo sedã compacto. Com design semelhante ao hatch Argo, o novo carro da marca é o sucessor do Siena, modelo que chegou ao mercado em 1997 e que em 2013 ganhou uma segunda geração batizada de Grand Siena.
Ele toma o lugar do Grand Siena, que foi descontinuado na virada do ano. Por isso, na linha 2023, o Cronos ganhou duas versões com o motor tricilíndrico: a de entrada (sem nome) e a Drive, apresentada aqui.
Outras versões foram criadas até o grande marco do modelo: o Grand Siena, lançado em março de 2021 com muito mais espaço e tecnologia. Esse foi o último lançamento do carro, que saiu de linha para dar lugar ao Fiat Cronos.
O Fiat Grand Siena teve sua produção encerrada no final de 2021 e só ganhou um substituto seis meses depois: o Fiat Cronos 1.0. O sedã mais moderno e completo ganhou o três-cilindros 1.0 de 77 cv em sua nova versão mais acessível.
Sedã mais vendido da fabricante no Brasil, o Cronos ganhará motor 1.0 turbo e câmbio CVT. Modelos sedã de gerações distintas, os Fiat Cronos e Grand Siena atualmente disputam o mesmo mercado no Brasil.
Qual foi o carro que saiu no lugar do Grand Siena?
É exatamente essa a tarefa do Fiat Cronos 2023 equipado pela primeira vez com o motor 1.0 Firefly (75 cv/10,7 kgfm). Ele toma o lugar do Grand Siena, que foi descontinuado na virada do ano.
pois a Fiat optou por não atualizar o motor 1.8 E. torQ para atender às novas normas de emissões. Já o Grand Siena, que poderia receber o motor Fire atualizado, saiu de linha pela idade e por precisar de atualizações no tanque de combustível para atender à norma de emissões evaporativas.
A Fiat deverá abandonar o seu motor que fez história no Brasil ainda em 2024. A montadora deve anunciar em breve que o compacto Mobi não irá vir equipado com o motor Fire 1.0.
Nesse sentido, o Argo será substituído pela nova geração do Panda, com um porte maior do que o modelo atual. A ideia é otimizar o espaço e a luminosidade na cabine, além de alcançar a leveza estrutural. Ele ainda usará bambu e outros materiais reciclados e sustentáveis.
Os últimos a deixar o mercado são Doblò e Grand Siena, que sumiram do configurador da Fiat depois da virada do ano. Já era certo que o Doblò sairia de linha, afinal, além de ser um projeto antigo, o baixo volume de vendas não compensaria a sua continuidade. Outro ponto é o motor 1.8 E.
O Fiat Grand Siena 2021 é um sedã compacto que oferece espaço interno e conforto para os ocupantes. É uma versão alongada do Fiat Siena e foi projetado para acomodar até cinco passageiros com conforto. O Fiat Grand Siena apresenta um design elegante e contemporâneo, com linhas suaves e aerodinâmicas.
O Fiat Argo veio para substituir os irmãos Palio, Punto e Bravo, mas sua munição para brigar com os rivais sempre chegou atrasada. O ano era 2017, e a Fiat precisava substituir três modelos em um único golpe.
A Fiat lançou discretamente a linha 2021 do Grand Siena com uma novidade. Agora o sedã traz uma inédita versão de entrada que parte de R$ 51.290 com motorização 1.0 e R$ 55.790 com o motor 1.4.
Com o fim do Grand Siena a partir de 2022, a Fiat deverá colocar em seu lugar uma versão mais simplificada do Cronos, mas equipada com o motor 1.0 Firefly de três cilindros que hoje já equipa o seu respectivo hatch, o Argo.
A Fiat deve deixar o segmento de carros mais simples até mesmo no Brasil, a partir de 2026, quando o subcompacto Mobi e o compacto Argo deverão deixar de serem oferecidos.