Já que fermento em excesso mais atrapalha que ajuda. Isto é desenvolve uma quantidade muito maior de ar que a estrutura da massa não aguenta. Como resultado temos um bolo que irá deformar, ficar afundado, rachado e cheio de buracos.
A temperatura do seu forno é importante para que o fermento possa agir dentro da sua massa e fazer seu bolo crescer. Junto a isso, é importante que a estrutura do bolo se forme no momento certo senão, o ar em excesso sem alguém para segurar esses carinhas vai fazer seu bolo afundar.
Isso acontece com mais frequência devido à mistura excessiva da massa antes de assar. Isso faz com que o glúten se desenvolva na massa e resulta na formação de buracos durante o cozimento porque qualquer glúten que se desenvolveu está prendendo o ar que o fermento libera, resultando nesses túneis.
Tente alcançar um cozimento uniforme untando bem as formas e colocando-as no meio do forno, e não perto do elemento de aquecimento. ✔Massa batida em excesso Uma massa que foi muito batida pode resultar em um bolo rachado.
Segundo a especialista, isso pode acontecer quando ultrapassa o tempo de cocção. "Se ele fica no forno por mais tempo do que o indicado para a receita, o risco de a massa ressecar e rachar devido ao excesso de calor aumenta, por isso, é importante sempre se manter atento aos fatores: temperatura e tempo”, explica.
Isso acontece por haver um desequilíbrio durante a liberação de gás carbônico na fermentação (sim, o fermento é chato e cheio de frescura!). Primeira coisa é saber que a temperatura de cocção de um bolo vai variar entre 155 e 180oC, dependendo da receita.
Por que o bolo fica com furos? Porque o fermento não foi bem misturado na massa. Então, ou mexeu muito a massa, ou mexeu pouco. É para misturar o fermento, incorporar bem e delicadamente, mas não excessivamente, ok?
Um dos principais fatores que podem contribuir para o “desabamento” do seu bolo é a mudança brusca de temperaturas. Portanto, os cuidados mais necessários são realizados na hora de assar o bolo. É importante, por exemplo, sempre untar a forma antes com manteiga e farinha de trigo.
Se o bolo não assa no meio, este pode ser um dos principais problemas: a temperatura do forno! E, geralmente, acontecet porque o forno está a uma temperatura demasiado elevada. Sim, é verdade que queremos terminar o mais rapidamente possível, mas a pressa é inimiga da perfeição…
“Outros fatores podem estar relacionados ao não crescimento da massa de um bolo: não seguir as orientações da receita, não usar os ingredientes em temperatura ambiente, não preaquecer o forno ou assar o bolo em uma temperatura baixa demais”, finaliza a cozinheira.
TEMPERATURA DO FORNO: É ela o principal motivo dos bolos desabarem. Isso por que se muito alta faz com que o bolo cresça muito rápido. Sem ter assado internamente. Por falta de tempo ele não ganha estrutura suficiente para crescer e colapsa, formando um buraco no meio.
Quando o palito sair sequinho, você pode ligar o dourador ou o grill por mais cinco minutos, só para deixar o topo do bolo douradinho, além de ainda mais bonito e delicioso. Depois, é só retirar o bolo do forno elétrico com cuidado para não se queimar.
Pois bem, isso acontece porque ao bater muito o creme, a quantidade de ar no produto aumenta, criando essas bolhinhas, mas para acabar com esse drama, Dica da Jana #008.
“Bater demais” é exatamente o que parece: o processo pelo qual uma massa é misturada em excesso, normalmente produzindo produtos assados densos, duros ou murchos. Massas misturadas demais podem ter uma aparência desagradável, e ficam piores ainda depois de assadas.
Como manter o bolo fofinho de um dia para o outro?
Se possível, guarde o bolo em uma despensa ou armário fresco e seco. Se você estiver armazenando o bolo por mais de alguns dias, considere congelá-lo. Antes de congelar, embrulhe o bolo em papel alumínio ou plástico filme e coloque em um saco plástico hermético.
Se o seu intuito é umedecer a massa de um bolo que será recheado, você deve colocar calda do bolo sempre frio. É importante que a calda esteja completamente fria e seu bolo também, para não danificar a massa. Isso vale tanto para caldas à base de água, leite e qualquer outra calda.
Isso acontece porque algumas farinhas possuem adição de fermento, por exemplo, o que estimula o crescimento precoce da massa. Em alguns casos, a massa cresce antes mesmo de ir ao forno, pois o processo foi acelerado, e isso sim favorece as bolhas.....
Se você pegou uma receita para fazer em que a quantidade de ingredientes secos como o fubá e outras farinhas são muito maiores do que a quantidade de ingredientes líquidos, juntando ovo, óleo, leite e água, é muito provável que o seu bolo ficará seco.
Já se o bolo sair com formato irregular, meio torto, ou afundado no meio, isso pode ser sinal de forma torta ou forno desnivelado – quando o calor não é regular. Para assar bons bolos é fundamental que o forno tenha passado por uma vistoria, assim como a gente faz com os carros.
Essa é uma dúvida bem frequente das minhas alunas. Eu gosto de descansar o bolo no mínimo 24 horas. O bolo fica mais gostoso porque os recheios se unem na massa, a massa se torna mais úmida, o bolo fica mais estruturado e seguro.
Um bolo perfeitamente cozido deve ter uma cor dourada na parte superior. Se o bolo estiver pálido ou com manchas brancas, provavelmente precisa de mais tempo no forno. Além disso, o bolo deve estar solto nas laterais da forma. Se ainda estiver aderido, pode ser necessário deixar o bolo no forno por mais alguns minutos.