Uma das principais é o batimento em excesso. Onde o chantilly acaba passando do ponto de batimento, o que deixa ele mais firme, acelerando o processo de ressecamento. Isso traz um aspecto poroso, opaco e até mesmo ocasionando um estresse do chantilly. O que influencia diretamente na questão de rachaduras.
O Chantininho racha porque não foi bem hidratado e/ou porque o bolo foi armazenado em geladeira e não foi coberto com uma tampa ou caixa própria para o transporte de bolo. Se o bolo ficar descoberto dentro da geladeira faz com que a umidade absorvida pela geladeira entre em contato com o bolo provocando as rachaduras.
Quando o chantilly passa do ponto e fica talhado, o que é muito comum, você pode salvar a receita misturando mais um pouco de creme de leite líquido, ou seja, o creme de leite fresco que não foi batido, leite comum ou até leite condensado. A quantidade depende do volume do chantilly, mas o ideal é que seja pouco.
POR QUE MEU CHANTILLY RACHA QUANDO COLOCO O BOLO NA GELADEIRA
O que fazer para o chantilly não talhar?
O Chantilly precisa estar bem gelado antes de ser batido, o que minimiza as chances de ele derreter. O ideal é que esse produto fique armazenado por, pelo menos, 12 horas na geladeira para ir à batedeira em uma temperatura entre 4º e 8º C, conforme indicação da embalagem.
Provavelmente, o chantilly está no ponto errado. Para isso não acontecer novamente, você precisa seguir à risca com a receita e o modo de preparo dela.
✔Temperatura dos ingredientes Se alguns ingredientes forem muito frios, o bolo pode rachar e evitar a formação de bolhas de ar e um crescimento adequado. Espere até os ingredientes refrigerados estarem à temperatura ambiente antes de misturar.
quando o forno está muito quente, ou apresenta grande diferença de temperatura durante a cocção, o bolo cresce rapidamente no centro, formando aquela "barriga", o que faz desestruturar e rachar a superfície.
Pode cobrir o bolo com chantilly de um dia para o outro?
Quanto tempo antes da festa posso decorar o bolo? Assim como qualquer recheio e cobertura de bolo, o chantilly deve ser aplicado, no máximo, um dia antes da festa para se manter fresco no sabor e na textura.
Deita uma colher de café rasa de gelatina em pó numa taça com uma colher pequena de água fria e deixa dissolver. Aquece a mistura no micro-ondas cerca de 10' e deixa arrefecer um pouco sem deixar solidificar.
Pois bem, isso acontece porque ao bater muito o creme, a quantidade de ar no produto aumenta, criando essas bolhinhas, mas para acabar com esse drama, Dica da Jana #008.
Uma das principais é o batimento em excesso. Onde o chantilly acaba passando do ponto de batimento, o que deixa ele mais firme, acelerando o processo de ressecamento. Isso traz um aspecto poroso, opaco e até mesmo ocasionando um estresse do chantilly. O que influencia diretamente na questão de rachaduras.
O que acontece se bater o chantilly por muito tempo?
O creme vai ganhar consistência e se transformar em chantilly à medida que você for batendo. O mais importante é saber que não se deve bater muito o chantilly, porque senão o creme acaba se transformando em manteiga, alterando sua textura, cor e sabor.
Quanto tempo o chantilly tem que ficar na geladeira antes de usar?
É aconselhável que ele esteja armazenado na geladeira há, pelo menos, 12 horas antes. Depois que a embalagem for aberta, o produto não batido deve retornar à geladeira e permanecer no local por até 3 dias, seguindo as condições de armazenamento.
Se seu bolo está rachando em cima, você precisa analisar todas as possibilidades. Pode ser a temperatura do seu forno, pode ser por ter desenvolvido o glúten na receita.
Truque para desenformar bolos, pães e biscoitos sem quebrar a massa. O segredo para desenformar bolos perfeitamente é usar papel manteiga. Isso mesmo! Bata forrar o fundo da forma com papel manteiga antes de despejar a massa do bolo.
Em síntese, o glúten irá reter todo o ar que a fermentação libera, resultando em uma massa com falhas, bolhas e buracos. Consequentemente, prejudica a estrutura do bolo dentro e fora do forno.
Já se o bolo sair com formato irregular, meio torto, ou afundado no meio, isso pode ser sinal de forma torta ou forno desnivelado – quando o calor não é regular. Para assar bons bolos é fundamental que o forno tenha passado por uma vistoria, assim como a gente faz com os carros.
porque o calor do forno. ainda não foi suficiente pra chegar lá dentro. o que que acontece. aqui a parte lateral ganhou força. tá estruturado e aqui no meio tá cru ainda.
Depois que seu chantilly talhar você não irá perder os ingredientes, mas não irá ter mais o seu chantilly. O que você fará é bater mais para que você tenha sua própria manteiga. Ensinei como fazer no vídeo. Lembrando que esse chantilly é aquele feito com creme de leite fresco.
Nada mais é do que estabilizar o nosso creme para que possamos trabalhar com muitas cores, texturas e possibilidades. Com os estabilizantes o nosso creme Chantilly se torna mais resistente, conservando a estética da nossa decoracão por muito mais tempo.
Caso você tenha comprado a mistura de chantilly para bater em casa, é só seguir o tempo indicado na embalagem para atingir a consistência ideal do produto. Caso você faça a versão caseira, o ideal é bater a mistura por pelo menos 5 minutos, ou até que atinja a consistência que você precisa.