Porque meu peixe só fica na superfície do aquário?
Oxigenação da água A falta de oxigênio o deixa cansado, mantendo-o no fundo do aquário. O pet pode respirar diretamente o ar atmosférico quando vai à superfície da água, mas essa não é uma condição ideal. Caso ele esteja apresentando esse comportamento, provavelmente a oxigenação da água está ineficaz.
Dentre as principais causas para esse comportamento estão: pouco oxigênio dissolvido na água, temperaturas muito elevadas ou até mesmo excesso de substâncias tóxicas no aquário.
Bactérias, fungos e parasitas podem causar diversos sintomas, incluindo letargia e repouso no fundo do aquário. Constipação, obstrução intestinal e outras doenças digestivas também podem fazer com que o peixe fique parado no fundo. Observe como anda a alimentação do seu peixe.
Alimentar em excesso é outra causa muito comum de que os peixes fiquem sempre na superfície. Em um entorno tão reduzido e com um excesso de alimentação, o alimento que se deposita na parte inferior do aquário decompõe-se facilmente e corrompe a qualidade da água e, por tanto, altera os parâmetros da água na qual vivem.
Nesses casos, os peixes sobem à superfície para obter oxigênio diretamente do ar. Isso é especialmente comum em águas estagnadas, poluídas ou durante certos momentos do dia em que a concentração de oxigênio na água diminui.
Seu peixe só FICA PARADO NA SUPERFÍCIE do aquário? CUIDADO pode ser isso...
Como saber se o peixe está com falta de oxigênio?
Na ausência de medidor de O.D., a falta de oxigênio na água do viveiro pode ser detectada pela presença de peixes nadando com a boca aberta na superfície da água (bloqueando ou bebendo) ou amontoados próximos à entrada de água do viveiro.
Também existe a opção de bombas de ar que funcionam à bateria e podem fornecer boa oxigenação ao seu aquário por uma determinada quantidade de horas. Durante uma longa queda de energia é importante lembrar que seus peixes podem sobreviver alguns dias sem comida.
Ficar parado pode ser um comportamento natural de repouso. Temperatura da água: se a temperatura da água estiver muito baixa ou muito alta, o peixe beta pode ficar menos ativo e preferir ficar parado.
O teste de Amônia indica a presença de amônia na água. Essa substância é formada a partir do processo de decomposição da matéria orgânica. Se o teste de aquário indicar alta concentração de amônia, deve-se fazer uma troca parcial da água do aquário.
A oxigenação de água para peixes pode ser conseguida através de diferentes sistemas de aeração. O método mais eficiente, dentre os disponíveis no mercado, é o que se vale de mangueiras porosas, conforme explicaremos em detalhes, abaixo. Porosas, flexíveis e de fácil instalação.
Como saber se os peixes estão brigando no aquário?
Mas, se algum peixe ficar machucado, você terá que intervir. É fácil perceber uma briga. Se vir um peixe mordiscando a cauda do outro, fique atento. Mas eles podem se enfrentar numa hora em que você não esteja olhando.
Um dos motivos que levam o peixe Betta a ficar parado é simplesmente o descanso, mas outros fatores podem estar relacionados a esse comportamento. Algumas doenças parasitárias, fúngicas e bacterianas, intoxicações, má qualidade da água e a idade estão relacionados com o fato do peixe ficar parado.
Quando o peixe Betta fica parado no mesmo lugar, que é algo incomum, já representa um dos principais sinais clínicos de doença. Isso porque, quando o peixinho está feliz, é muito ativo e costuma fazer bolhas para demonstrar o estado de espírito alegre, principalmente o Betta macho.
Existem várias razões pelas quais os peixes podem se recolher no fundo do aquário. Pode ser um sinal de estresse, falta de oxigênio, temperatura inadequada da água ou até mesmo uma infecção. É importante estar atento a esses sinais para poder agir rapidamente e garantir o bem-estar dos nossos amigos aquáticos.
Se os peixes não respiram fora d'água, por que eles sobem para a superfície quando estão sem ar? Um dos principais sinais de que falta oxigênio no aquário é a subida dos peixinhos para a superfície.
O parâmetro ideal é zero, sendo que até 0,1 ppm (parte por milhão, o mesmo que miligramas por litro) é tolerável, acima disso começa a intoxicar os peixes. Os fatores que podem provocar aumento de amônia são a filtragem inadequada, excesso de ração e superpopulação.
Um aquário saudável não tem nenhum tipo de odor desagradável. Odores fortes são indicativos de decomposição de matéria orgânica ou de problemas nos níveis de amônia. Portanto, a ausência de odores é um sinal positivo da saúde do aquário.
“Percebi que isolamento social e alteração de apetite são comuns nesses casos”, conta Pittman. Outro sinal de que algo não vai bem é quando o peixe fica muito tempo praticamente parado na metade inferior do aquário, indicando desânimo e desinteresse em explorar diferentes áreas.
Normalmente é causada quando a bexiga natatória é comprimida devido a uma batida ou luta; quando o estômago sofre uma distensão, seja pela ingestão de alimento em excesso ou de forma muito rápida; ou ainda quando o peixe engole ar de forma incorreta.
Estresse causado pela mudança brusca de aquário ou pela entrada de um novo animal também está relacionado a problemas de nado irregular. Outro tipo comum de nado irregular são os movimentos em forma de “parafuso”, quando o peixe fica girando em torno de si mesmo.
Se você é iniciante neste hobby, a primeira coisa que deve saber é que nossos aquários não podem ficar sem energia por mais de 2 horas, pois a chance de ter algum problema com seus animais será grande pela falta de oxigênio.
Na criação de peixes, a oxigenação da água é realizada por sistemas artificiais, como aeradores com pás, aeradores com injetores, aeradores de ar difuso ou aeradores tipo chafariz.