As principais causas de cicatrização lenta são doenças que provocam a má circulação sanguínea (seja arterial ou venosa) e infecções na lesão. Pessoas idosas, fumantes e com maus hábitos físicos e alimentares são mais propensas a sofrer com esse tipo de problema.
Deficiências de proteínas, vitaminas e minerais prejudicam a produção de colágeno e a regeneração dos tecidos. Condições como diabetes e imunossupressão retardam a cicatrização. Alguns medicamentos, como corticosteroides, podem afetar a resposta imunológica e a síntese de colágeno.
Um dos principais tratamentos para feridas na pele é a fototerapia. Trata-se de um recurso adjuvante no reparo epitelial utilizado para a reabilitação de modo acelerado para pacientes com úlceras venosas, arteriais, neuropáticas, traumáticas etc.
Existem vários fatores que influenciam no reparo total do tecido. Fatores locais, ou seja, ligados à ferida podem interferir no processo cicatricial, como: a dimensão e profundidade da lesão, grau de contaminação, presença de secreções, hematoma e corpo estranho e necrose tecidual e infecção local.
O SEGREDO PARA CICATRIZAR UMA FERIDA MAIS RÁPIDO (APRENDA AGORA)
O que causa cicatrização lenta?
Quais as possíveis causas de cicatrização lenta? As principais causas de cicatrização lenta são doenças que provocam a má circulação sanguínea (seja arterial ou venosa) e infecções na lesão. Pessoas idosas, fumantes e com maus hábitos físicos e alimentares são mais propensas a sofrer com esse tipo de problema.
Terapia por pressão negativa. Popularmente conhecida como terapia a vácuo, a terapia por pressão negativa é um dos tratamentos de melhor custo-benefício para aceleração da cicatrização de feridas. A técnica consiste em aplicar dispositivos que visam criar uma sucção no leito da ferida para ajudar na cicatrização.
Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrização.
Uma ferida preocupante é aquela que não tenha cicatrizado depois de 7 a 10 dias desde o surgimento. E também acende o alerta qualquer ferida que cicatrizou e depois voltou a abrir.
As pomadas cicatrizantes, como a pomada de sulfato de neomicina + bacitracina, o gel de silicone ou a pomada de sulfadiazina de prata são uma ótima forma de acelerar o processo de cicatrização, pois possuem substâncias com ação anti-inflamatória ou antimicrobiana, ajudando as células da pele a recuperar mais ...
É melhor cobrir o machucado ou deixar ele respirar?
E já adiantamos que deixar o ferimento “respirar” não acelera em nada a cicatrização. Pelo contrário. Isso pode atrasar o tempo de cura, além de a área ficar mais dolorida e exposta a infecções.
Qual o médico que trata feridas que não cicatrizam?
Se o caso for clínico, não cirúrgico, o profissional mais qualificado é o dermatologista. Procure conversar com seu médico e ele indicará o profissional que lhe será mais útil.
Se uma pessoa é saudável, uma ferida aguda deve cicatrizar em três semanas. Em tais casos, a remodelação normalmente ocorre no próximo ano. No entanto, se uma ferida fica estagnada em um dos quatro estágios de cicatrização, ela pode se tornar difícil de cicatrizar ou crônica.
Dito isso, os principais fatores que podem atrapalhar ou até impedir a cicatrização de uma ferida são: Infecção. Isquemia (aporte sanguíneo inadequado por entupimento da circulação) Diabetes descompensado.
O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação. O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e também é o principal componente da matriz extracelular dos tecidos.
O tecido considerado saudável é vermelho vivo, brilhante. A presença de tecido preto ou amarelado são indicativos de piora da lesão. Caso além dos sintomas locais a pessoa apresente mal estar, inapetência e febre, deve-se procurar o serviço de saúde para avaliação detalhada do quadro o mais rápido possível.
Uma ferida que demora a cicatrizar torna-se uma porta de entrada para infecções, que podem manter-se localizadas ou difundir-se para todo o organismo, gerando uma infecção generalizada que pode levar à morte.
Mancha ou ferida que não cicatriza e continua a piorar, apresentando coceira, são sinais de alerta para o câncer de pele. Mancha ou ferida que não cicatriza e continua a piorar, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento são sinais de alerta para o câncer de pele.
A cicatrização de feridas é prejudicada em pacientes com doenças não controladas como as crônicas (diabetes mellitus, hipertensão arterial), doenças autoimunes, anemia falciforme, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, doença renal, doença pulmonar, entre outras.
O que ajuda a acelerar o processo de cicatrização?
Aplicar compressas frias ajudará a reduzir a inflamação e a curar a ferida mais rapidamente. Além disso, as compressas frias irão fornecer alívio da dor. Aplique a compressa algumas vezes ao dia até que a ferida esteja curada. Se você tiver uma lesão nas articulações, aplicar calor pode ajudar.
Vitamina A: possui ação antioxidante, estimula a produção de colágeno e auxilia na regeneração da pele. Fontes alimentares: fígado, gema de ovo, óleos vegetais, cenoura, espinafre, manga e mamão. Vitamina C: possui efeito antioxidante, estimula novos tecidos da pele e a produção de colágeno.
Mantenha a pele danificada macia e suave após a ferida fechar, com a ajuda de hidratantes. Aplicar Hansaplast med Reductor de Cicatrizes numa cicatriz também vai ajudar. Usado regularmente e de acordo com as instruções, irá reduzir a visibilidade de cicatrizes salientes e vermelhas dentro de oito semanas.
Se o ferimento fica aberto, a tendência é que ferida seque e forme uma crosta. Isso faz com que a cicatrização ocorra de forma mais lenta. É importante que o curativo promova um ambiente saudável para que o processo de cicatrização seja mais rápido.
A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.