O CRLV digital pode não estar atualizando devido a atrasos no processamento do pagamento do licenciamento, problemas técnicos nos sistemas das plataformas digitais ou inconsistências nos dados cadastrais do veículo.
“Para que aconteça a atualização do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) para 2024, há a necessidade de pagamento integral do IPVA, da Guia de Regularização de Taxas (GRT) e das multas de trânsito vencidas. Débitos de anos anteriores também impedem a emissão do documento”, reforça o órgão.
Por que meu veículo não aparece na carteira digital?
As falhas na tentativa de baixar o documento digital estão associadas aos registros nos Detrans. É provável que os veículos estejam com algum débito ou documentação em aberto.
Atendendo a determinação do Contran (Resolução n 788, de 18 de junho de 2020), a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) passou a ser digital, não havendo mais a impressão do papel moeda (documento verde).
A emissão do licenciamento será realizada em até 7 dias, após o pagamento da taxa de licenciamento e de eventuais débitos pendentes (IPVA, DPVAT e multas). Verifique aqui se o seu licenciamento já está disponível para impressão pelo portal do Detran-SP e download no aplicativo CDT.
Isso inclui, principalmente, o atraso do IPVA — Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Além disso, multas de trânsito não pagas também podem ser um impedimento, assim como a falta do pagamento das taxas de seguro obrigatório, o DPVAT.
É a emissão anual do novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo. Desde 08 de maio de 2020, a emissão do licenciamento anual (CRLV-e) é digital.
Quanto tempo demora para atualizar o licenciamento digital?
O prazo normal de atualização é de dois a dez dias úteis após a data do pagamento. Durante esse período, você pode acompanhar a situação do seu licenciamento no site do Detran do seu estado ou por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
O que fazer quando o CRLV não atualiza no aplicativo?
Se não houver, a recomendação do Denatran é para que o cidadão remova o CRLV-e anterior do aplicativo CDT e peça para baixar novamente. “Outra opção é sair do aplicativo e realizar o login novamente. Fazendo isso, o documento será atualizado”, afirma o órgão.
O Detran-RJ prorrogou os prazos para o licenciamento anual de veículos em 2024. Para carros com finais de placa 1 e 2, o prazo, que terminaria em 31 de julho, vai até 30 de setembro. Para os com finais de placa 3, 4 e 5, o licenciamento pode ser feito até 31 de outubro.
Quanto tempo posso andar com o licenciamento vencido 2024?
Por quanto tempo posso rodar com o licenciamento atrasado? Não existe tolerância para o licenciamento atrasado. Se o documento do carro estiver vencido e você for parado em uma blitz, como mencionado, terá que arcar com a infração gravíssima e multa de R$ 293,43.
Pelo Detran, você precisa acessar o site do Detran, ir até a aba "Veículos", escolher "Licenciamento anual (CRLV-e)", fazer login, e seguir as instruções para baixar o documento. Já pelo Senatran, é só acessar o Portal de Serviços Denatran, fazer login, clicar em "Baixar CRLV", e seguir todos os passos indicados.
Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados.
Conforme o órgão, o principal motivo para não atualizar o documento são débitos pendentes do veículo. “O documento é liberado com o pagamento total do IPVA, do licenciamento e de quaisquer débitos de multa.
O condutor deve verificar as pendências de débitos do veículo junto ao Detran, órgão que gera o CRLV-e”, orienta a Senatran. Isso quer dizer que não basta apenas pagar a taxa de licenciamento, todos os outros débitos do veículo devem estar quitados para que o CRLV 2024 apareça na Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Conforme o órgão, o principal motivo para não conseguir gerar o documento são débitos pendentes do veículo. “O proprietário do veículo deve fazer a consulta e quitá-los para ter acesso ao CRLV-e. Nesse sentido, para mais orientações, o cidadão deve entrar em contato com o Detran local”, explica.
Ele ocorre quando o prazo estipulado para a transferência do veículo foi esgotado, e o documento ainda está cadastrado o antigo proprietário. Enquanto não for regularizada essa situação não será possível licenciar o veículo.
O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) 2023 só será liberado após o proprietário quitar todos os débitos referentes ao veículo como licenciamento, multas, IPVA e Seguro Obrigatório.
Passo 1: ao abrir e logar no seu app, localize a opção “Veículo”; passo 2: na seção “CRLV digital”, selecione o botão “Ampliar”; passo 3: pronto! Aí você só precisa baixar para impressão.