O Mar Morto recebe esse nome devido à grande quantidade de sal que possui em sua composição. Essa quantidade é tão grande que praticamente impossibilita a existência de vida. Estudos estimam que existem cerca de 300 gramas de sal para cada litro d'água desse lago.
O Mar Morto não está “morto” porque, de acordo com descobertas da década de 1990, existe sim vida nele. Mas a vida, nesse caso, resume-se a uma bactéria que consegue sobreviver nesse ambiente, a Haloarcula marismortui, além de outro tipo de bactéria e uma espécie de alga marinha.
O mar Morto tem esse nome devido à quase ausência de vida em suas águas que decorre da grande concentração de sal naquele repositório, cerca de dez vezes superior à dos outros oceanos. Entretanto existem alguns tipos de arqueobactérias e algas que sobrevivem naquelas águas.
Recebeu esse nome em função da afirmação de que, nesse local, não é possível haver vida. No entanto, sabe-se que há sim ao menos uma forma de vida habitando essas águas, a bactéria Haloarcula marismortui. O índice de salinidade do mar morto é um dos maiores do planeta.
Sua água tornará pura a água salgada do mar Morto. Por onde a água deste rio passar, haverá muitos seres vivos. O mar Morto ficará cheio de peixes, porque sua água se tornará pura. Surgirá vida por onde esta água fluir.
TEM VIDA NO MAR MORTO? Uma viagem incrível no lugar mais profundo do planeta!
Foi achado vida no Mar Morto.?
Pesquisadores da Universidade de São Peterburgo, na Rússia, e da Universidade Ben-Gurion do Neguev, em Israel, descobriram pela primeira vez a ocorrência de ciclofosfatos na natureza, mais precisamente em rochas na região do Mar Morto.
No Mar Morto não há nem plantas, nem peixes, nem micro-organismos. A parte boa é que é um lugar perfeito para flutuar. Inclusive as pessoas que não sabem nadar podem flutuar no Mar Morto sem nenhuma dificuldade e inclusive se manter sentadas para ler o jornal!
Alerta de spoiler: ele não terá sucesso. Com uma concentração de sal extremamente alta (10 vezes maior do que a do oceano), o Mar Morto é tão flutuante que é quase impossível afundar. Na verdade, tentar mergulhar no Mar Morto faria com que seu corpo flutuasse instantaneamente para a superfície como uma rolha!
Poder entrar no Mar Morto é privilégio do turista que explora Israel. Única e inesquecível, a experiência de poder flutuar sem esforço pelas águas extramente salgadas (até 10 vezes mais do que as dos oceanos) é a principal responsável pela fama do lugar.
Na realidade, o Mar Morto é um grande lago com uma área de aproximadamente 1050 km2; esse é abastecido pelo rio Jordão. A grande quantidade de sal faz com que a densidade da água seja muito alta. Essa característica atrai turistas do mundo inteiro, em face do fato de as pessoas flutuarem com muita facilidade.
Sim, você pode se banhar no Mar Morto. Mas você deve fazê-lo nos lugares condicionados para isso, já que nem toda a margem deste grande corpo de água é composta precisamente de areia da praia: uma boa parte de seu perímetro é uma costa de pedra, rocha ou mesmo sal fossilizado.
Mas em relação ao nome Mar Morto, por que foi batizado assim? A resposta está na alta concentração de sal em suas águas. Estima-se que seja 300 gramas de sais para cada litro de água, sendo que a quantidade considerada normal e que se faz presente nos oceanos é de 35 gramas para cada litro de água.
O Rio Grande do Norte é o grande produtor de sal do Brasil. O Estado é repleto de salineiras. Inclusive, na região de Galinhos dizem que existe um lugar com a maior concentração de sal do país, a região próxima a Duna do Capim é considerada o "mar morto brasileiro".
Nele Jesus andou sobre as águas, acalmou a tempestade e realizou a multiplicação dos peixes. Um local calmo mas devido às duas montanhas que a rodeiam pode gerar fortes tempestades como o relato bíblico. Dica: Tiberíades é o melhor lugar para navegar neste mar. Emocionante e indescritível.
O Mar Morto é hostil. A água, morninha, é tão salgada que, se entra no olho, bem, serão ao menos dez minutos de agonia. E a areia submersa esconde uma crosta de sal que pode ter protuberâncias cortantes. Por isso, banho de mar, só de chinelos.
Depois, saiba que visitar o Mar Morto é bem diferente de curtir o mar “comum” da praia. Você não fica a manhã toda boiando ali vendo o tempo passar, pelo contrário: o intervalo máximo recomendado de permanência na água é de 20 minutos.
O mar que Ezequiel viu é chamado de Mar Morto porque não pode sustentar vida animal ou aquática, pois tem alta concentração de sal na água. Do que aprendeu em Ezequiel 47:8, o que as águas que saem de debaixo do templo farão às águas do Mar Morto?
No Mar Morto, não há presença de peixes ou outras formas de vida aquática. O Mar Morto é conhecido por suas características únicas, como sua alta salinidade e concentração de minerais, que o tornam um ambiente extremamente hostil para a maioria dos organismos.
No Mar Morto seu corpo não seria capaz de afundar, devido ao alto índice de cloreto de magnésio, cloreto de sódio e cloreto de cálcio. O sal existente no Mar Morto não se dissolve na água, conseqüentemente, não há nenhum organismo vivo.
Para a profecia, um dia a água vinda do leste iria cobrir toda a região, trazendo a vida ao mar e ao deserto circundante, "Então disse-me: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis.
Isso ocorre porque ele é um mar fechado, ou seja, cercado de terra por todos os lados, de forma que sua única fonte de abastecimento é o Rio Jordão. Como a região é muito quente, a água evapora-se muito rápido, mas os minerais não, o que contribui para a elevada quantidade de sal.
Com aproximadamente 1.050 quilômetros quadrados, está localizado no vale do Rio Jordão, ao longo da fronteira das placas tectônicas africana e arábica. O Mar Morto é alimentado pelo Rio Jordão, fonte essencial de água doce que banha Israel e Jordânia.