A água é ineficaz para extinguir incêndios envolvendo líquidos inflamáveis, como óleo, gasolina e solventes. Em vez de apagar o fogo, a água pode espalhar os líquidos inflamáveis, tornando a situação ainda mais perigosa.
A água em contato com o fogo direto em uma cozinha causa acidentes devastadores que vão de teto e paredes queimadas até queimaduras de segundo e terceiro grau no nosso corpo.
O que não se deve fazer em nenhuma hipótese é jogar água.
Também porque a densidade e o ponto de ebulição da água e do óleo influem na hora de extinguir o incêndio. O óleo é menos denso que a água, portanto, ele flutua sobre a água.
A extremidade positiva da molécula de H20 é atraída pela chama quente. Essa faz atração com que as moléculas de água se aproximam da chama, onde são aquecidas a ponto de se tornarem vapor. Este vapor, por sua vez, contribui para a intensidade do fogo, liberando mais energia na forma de calor e luz.
A água é ineficaz para extinguir incêndios envolvendo líquidos inflamáveis, como óleo, gasolina e solventes. Em vez de apagar o fogo, a água pode espalhar os líquidos inflamáveis, tornando a situação ainda mais perigosa.
A água não “herda” as características das substâncias que a compõem. Isso porque sua estrutura molecular e seu tipo de ligação química são diferentes dos encontrados nas moléculas de H e O. Então, a água não pega fogo.
Logo de início se faz necessário um pacto para que este relacionamento possa durar mais do que uma primavera – um não deve interferir ou tentar mudar a maneira do outro agir ou pensar.
Nas palavras dele, "a água apaga o fogo porque é ótima para absorver calor e, quando evapora, na maioria dos casos, abafa a chama.". Furukawa faz a ressalva de que jamais devemos jogar água em combustíveis líquidos, como, por exemplo, óleo em uma panela em chamas.
Jogar água em seu fogão não é indicado: além de enferrujar ou oxidar (sim, se não for bem cuidado, o aço inox pode acabar oxidando), pode soltar resíduos que contaminarão a comida. E isso vale tanto para os fogões na cor branca, mais tradicionais, como para o fogão inox.
A água, ao entrar em contato com o óleo quente, evapora instantaneamente, gerando vapor de água. Esse vapor se expande rapidamente, misturando-se com o ar e o oxigênio presente no ambiente. Essa mistura, ao entrar em contato com o fogo, pode inflamar e provocar uma explosão.
Os agentes mais empregados na extinção de incêndios e que possivelmente teremos que utilizar em caso de incêndios são: água, espuma(química e mecânica), gás carbônico e pó químico seco, agentes alogenados (Halon), agentes improvisados como areia, cobertor, tampa de vasilhame, etc, que normalmente extinguem o incêndio ...
A água é um agente extintor que absorve o calor e é incombustível, ou seja, não pode arder. Portanto, quando a água é despejada, absorve o calor emitido pelo combustível e transforma-o num gás, vapor de água, impedindo assim que o combustível reaja ainda mais com oxigénio.
Mesmo sendo o hidrogênio um gás inflamável e o oxigênio um gás comburente, a água não pega fogo porque ela é uma substância completamente diferente das duas primeiras, com propriedades bastante distintas.
O carbureto é um composto que não se encontra na natureza. Resulta da junção de cal e carbono, levando a um forno de alta temperatura. Ele pega fogo porque quando em contato com a água produz um gás inflamável que ao entrar em contato com o oxigênio incendeia.
Desculpe, mas fogo e água não podem se misturar em nenhuma ocasião. Isso ocorre devido às propriedades físicas e químicas dessas substâncias. A água é um composto polar e o fogo é resultado de uma reação química de oxidação, geralmente envolvendo a combustão de um material orgânico.
Os dois começam uma parceria improvável, já que os elementos não podem se misturar. Faísca tem a missão de impedir o fechamento do estabelecimento familiar, enquanto Gota a ajuda. O filme parte dessa interação entre os dois, que após uns dias evolui para uma amizade e depois um amor reprimido por parte de Faísca.
O fogo grego, também conhecido como fogo à prova d'água, é uma mistura viscosa inflamável, que flutua e queima até mesmo em contato com água, sendo muito difícil de apagar.
Basta lembrar do derramamento de óleo que ocorreu em 2010 no Golfo do México. Já na noite de domingo (4), uma grande explosão e incêndio ocorreram próximo a uma plataforma de petróleo no Mar Cáspio. O incidente aconteceu ao sul da costa de Bacu, capital do Azerbaijão, e as chamas foram vistas em toda a região.
Porque não se pode jogar água em pessoa pegando fogo?
Corre-se o risco de explosão e a fumaça pode intoxicar os órgãos internos”, disse. “Se não tem treinamento, não pode”. Sobre a prática de enrolar o queimado em algum tecido, a médica explicou que em casos mais simples pode ser recomendado para que a ferida não fique exposta.
Porque não se pode jogar água em panela pegando fogo?
E, como todos nós já sabemos, a água ferve a partir de 100ºC. Mas, como a temperatura do óleo é de pelo menos 330ºC, a água muda de estado líquido para gasoso subitamente e evapora, espalhando vapor de óleo por toda a cozinha, aumentando o incêndio. Por este motivo não devemos usar água jamais!
Outra questão importante é que a água é mais densa que o óleo e sempre “tenta” ficar por baixo, passando pelo óleo muito quente, pulando do estado líquido para o gasoso e formando bolhas que sobem rapidamente formando a explosão. Essa explosão leva junto o óleo quente que tem grande potencial para causar danos.