Paracetamol pertence à Categoria B de Risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, uma vez que os estudos em animais demonstraram ou não risco fetal, porém não há estudos controlados em mulheres grávidas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O paracetamol é um analgésico e antitérmico comum que pode ser encontrado em diversos medicamentos comprados com ou sem receita. O paracetamol reduz a febre e proporciona alívio temporário de dores leves a moderadas, tais como: dores de cabeça.
O paracetamol diferencia-se dos AINEs clássicos (anti-inflamatórios não-esteroides), pois, apesar dos seus efeitos analgésicos e antipiréticos, este fármaco não apresenta ações anti-inflamatórias nem anticoagulantes significativas.
O ibuprofeno é analgésico potente usado no tratamento de artrites e o naproxeno é 20 vezes mais potente que o AAS e causa menos efeitos adversos gastrointestinais.
PARACETAMOL - PARA QUE SERVE, COMO TOMAR, COMO FUNCIONA, EFEITOS COLATERAIS - FARMACOLOGIA
Quais são os AIES?
Os AIES podem ser naturais ou sintéticos e atuam sobre diversos sistemas orgânicos, possuindo potente efeito anti-inflamatório e imunossupressor. Os fármacos mais conhecidos são cortisona, hidrocortisona, beclometasona, betametasona, dexametasona, metilprednisolona, prednisolona e triancinolona (DAMIANI et al., 2001).
Categoria B: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista. É aconselhável cuidado na administração de paracetamol em pacientes com função hepática comprometida incluindo aqueles com doença hepática alcoólica não cirrótica.
Torsilax® apresenta uma composição relaxante muscular, anti-inflamatória e analgésica (ação contra a dor), indicada no tratamento do reumatismo, o qual, em geral, está associado a queixas como dor e sinais inflamatórios, como inchaço, calor local e eventual limitação de mobilidade.
Você não deve usar este medicamento se tiver alergia ao paracetamol ou a qualquer componente de sua fórmula. Paracetamol 750mg é contraindicado para menores de 12 anos. Uso com álcool: consumidores de doses abusivas de álcool devem consultar seu médico para saber se podem tomar paracetamol ou qualquer outro analgésico.
O paracetamol é o ingrediente ativo nos produtos TYLENOL® e em diversos medicamentos vendidos com ou sem receita médica. O paracetamol reduz a febre e proporciona alívio temporário de dores leves a moderadas, tais como: dores de cabeça.
A razão está na produção de um metabólito chamado NAPBQI, que quando produzido em excesso pode causar danos no fígado. Portanto, em doses terapêuticas, o paracetamol age no organismo como analgésico, elevando o limiar da dor e, como antipirético, agindo no centro hipotalâmico, que regula a temperatura.
Estes fármacos, que apresentam esta capacidade de interferir no processo inflamatório, podem ser subdivididos em dois grandes grupos, os anti- inflamatórios não esteroides (AINES) e os anti-inflamatórios esteroides (AIES), também denominados de corticosteróides, que possuem caráter hormonal.
Os Anti-inflamatórios Não Esteroides (AINES) constituem uma das classes de fármacos mais difundidas em todo mundo, utilizados no tratamento da dor aguda e crônica decorrente de processo inflamatório.
Os anti-inflamatórios esteroidais (AIEs) são drogas que mimetizam os efeitos do hormônio cortisol. Este hor- mônio é essencial à vida, sendo respon- sável por vários processos, desde o esta- do de embrião.
Embora ainda seja classificado como um anti-inflamatório não-esteroidal (AINE), este fár- maco difere da maioria dos AINEs por apresentar um baixo poder anti-inflamatório e baixa incidência dos efeitos colaterais relacionados à inibição da enzima COX (OUELLET, PERCIVAL, 2001).
Os anti-inflamatórios inibidores das ciclo-oxigenases (COX) representam a classe de fármacos mais comumente utilizada. A COX corresponde a uma classe de enzimas conservadas evolutivamente e tem duas isoformas principais: a COX-1 e a COX-2. Seus subprodutos têm papel fundamental na inflamação e na percepção da dor.
Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) encontram-se entre os medicamentos mais prescritos em todo o mundo. São utilizados principalmente no tratamento da inflamação, dor e edema, como também nas osteoartrites, artrite reumatoide e distúrbios músculo-esqueléticos.
O tramadol, muito conhecido pelo marca de referência, Tramal®, é um analgésico da classe dos opióides. É um análogo sintético da codeína. Possui efeito eficaz semelhante à morfina no tratamento de dores leves a moderadas, mas é menos eficaz em dores graves e/ou crônicas.
O ibuprofeno é um medicamento integrante da classe dos anti-inflamatórios não esteroides que possui propriedades analgésicas e antipiréticas com grande aplicação na clínica.
Embora sua atividade anti-inflamatória seja acentuada, mesmo com doses baixas, seu efeito no metabolismo eletrolítico (das substâncias eletrolíticas como os sais do organismo) é leve. A dexametasona é usada principalmente em afecções alérgicas e inflamatórias e outras doenças que respondem aos glicocorticoides.